nao havia nada mais rapido disse o jornalista ingles henry catchpole decadas depois de ter dirigido um bmw m5 e28 pela primeira vez em texto publicado na evo magazine em 2005 e o mais perturbador era que ele nao parecia rapido parecia um 520i sutilmente modificado esse era o problema — e tambem a genialidade — do primeiro bmw m5 lançado em 1985 ele era o seda mais rapido do mundo ia de zero a 100 km/h em 6 5 segundos e alcançava 245 km/h tinha sob o capo uma variaçao do seis em linha de 286 cv que equipava o lendario bmw m1 o supercarro de motor central da marca custava 80 000 marcos alemaes — o preço de uma casa pequena na alemanha da epoca e parecia comum anonimo para os garotos dos anos 1980 aquilo era frustrante o m535i lançado um ano antes tinha kit aerodinamico spoilers saias laterais — visual de carro rapido o m5 ao contrario tinha apenas um pequeno emblema m na grade e rodas especiais era o lobo em pele de cordeiro definitivo o sleeper perfeito e justamente por isso mudou para sempre a forma como entendemos o que um seda pode fazer para entender o m5 e preciso voltar alguns anos em 1979 no salao de frankfurt a bmw motorsport apresentou algo inusitado o m535i a ideia era simples e sedutora pegar o motor de 218 cv do 635csi o cupe grande da bmw o cambio dogleg de relaçoes curtas da getrag o diferencial com deslizamento limitado freios maiores e a suspensao mais firme com amortecedores bilstein e enfiar tudo isso em um seda de quatro portas nesse caso o serie 5 e12 entao ja com sete anos de estrada o resultado era impressionante o m535i acelerava de 0 a 100 km/h em 7 2 segundos e alcançava 230 km/h nao eram numeros de supercarro mas eram absurdos para um seda executivo de 1979 e havia o visual spoiler dianteiro agressivo saias laterais spoiler lip na traseira e rodas de liga leve maiores e mais largas por dentro ele tinha bancos esportivos da recaro e o volante do bmw m1 entre 1980 e 1981 a bmw produziu 1 410 unidades do m535i e12 nao era uma grande produçao mas era suficiente para mostrar que havia mercado para sedas rapidos e sofisticados executivos e entusiastas queriam um carro que oferecesse desempenho de esportivo sem abrir mao do espaço e do conforto de um seda em 1981 a bmw lançou o serie 5 de segunda geraçao o e28 supervisionado por claus luthe chefe de design da marca e desenvolvido sob a coordenaçao de manfred rennen o e28 mantinha o estilo do e12 mas trazia avanços significativos painel voltado para o motorista equipamentos mais modernos estrutura mais rigida a torçao no lançamento o e28 era oferecido com motores de quatro e seis cilindros relativamente modestos o topo de linha era o 528i com 184 cv — respeitavel mas nada extraordinario a bmw motorsport contudo tinha outros planos para aquele novo seda parece um m5 mas e o m535i ja em 1980 antes mesmo do e12 sair de produçao a divisao m estudava uma versao ainda mais radical do conceito m535i nao seria apenas um serie 5 com o motor do 635 seria um serie 5 com o motor m88 do bmw m1 — um seis em linha dohc com corpos de borboleta individuais e injeçao mecanica kugelfischer que produzia 277 cv a 6 500 rpm a bmw preparou o territorio para esse novo serie 5 com uma atualizaçao do m535i lançada em outubro de 1984 ela mantinha o motor m30 da geraçao anterior com os mesmos 218 cv e a mesma receita de suspensao e equipamentos mas agora com as novas rodas ventiladas da bmw calçadas nos excentricos pneus michelin trx metricos 220/55 vr 390 o carro foi um sucesso instantaneo e venderia ao longo de seu ciclo mais de 10 000 unidades — oito vezes mais que o m535i e12 a receita do sucesso era a relaçao custo/desempenho era mais barato que o alpina b10 e andava mais que o audi 200 turbo o que o publico nao sabia contudo e que a bmw ja estava produzindo o serie 5 com o motor m88 quando o m535i chegou as lojas em outubro de 1984 tres meses antes de revelar o carro a produçao do bmw m5 começou discretamente em munique nao houve coletiva de imprensa nao houve teaser o carro simplesmente começou a ser construido a mao na fabrica da bmw motorsport na preussenstrasse a revelaçao ao mundo aconteceu em fevereiro de 1985 no salao de amsterda e foi nas palavras da propria bmw sem grande fanfarra ou apresentaçao especial o m5 estava ali entre outros modelos bmw como se fosse apenas mais uma versao do serie 5 — algo inconcebivel hoje em dia mesmo para um carro de um segmento novo e ainda desconhecido visualmente ele era ainda mais discreto que o m535i nao havia kit aerodinamico de fabrica o kit m technic se tornou opcional a partir de setembro de 1985 nao havia spoilers chamativos os para choques eram pintados na cor da carroceria mas tinham o mesmo desenho dos modelos comuns as unicas pistas externas eram as rodas — rodas forjadas metricas de 390 mm com pneus trx os mesmos usados no m535i — e um minusculo emblema m5 na grade por dentro a diferença era um pouco mais evidente bancos esportivos recaro com o emblema m afixado nos encostos volante esportivo de tres raios conta giros com linha vermelha a partir de 6 500 rpm mas ainda assim era um interior de bmw serie 5 — sobrio funcional e elegante a grande diferença estava sob o capo o motor do m5 era identificado como m88/3 — a terceira evoluçao do motor m88 desenvolvido originalmente para o bmw m1 em relaçao ao m88 original as mudanças eram pequenas mas significativas substituiçao do sistema de injeçao mecanica kugelfischer pela eletronica bosch motronic e adoçao de calços para regulagem das valvulas simplificando a manutençao o torque subia levemente de 33 6 kgfm para 34 7 kgfm agora entregue a 4 500 rpm mas a essencia permanecia 3 453 cm³ seis cilindros em linha duplo comando de valvulas no cabeçote dohc quatro valvulas por cilindro e 286 cv a 6 500 rpm o som era inconfundivel — um ronco grave e metalico que se transformava em uivo conforme os giros aumentavam era o ronco de um motor de corrida o cambio era manual de cinco marchas da getrag com relaçoes curtas e engates precisos o diferencial traseiro tinha 25% de bloqueio a suspensao usava amortecedores bilstein nas quatro rodas com molas do e28 comum na dianteira e molas exclusivas na traseira a partir de fevereiro de 1986 barras estabilizadoras de 21 mm na frente e 14 mm atras os freios eram os mesmos do m635csi discos ventilados de 300 mm na dianteira com pinças de quatro pistoes discos solidos de 284 mm atras o abs era opcional em 1985 e tornou se padrao em 1986 o peso ficava em torno de 1 450 kg o que resultava em relaçao peso/potencia de 5 0 kg/cv — melhor que muitos esportivos puros da epoca nao por acaso os numeros do m5 e28 impressionaram na epoca e continuam impressionando ate hoje zero a a 100 km/h em 6 5 segundos e velocidade maxima de 245 km/h em uma epoca em que a maioria dos sedas executivos tinha dificuldade para ultrapassar 200 km/h o m5 estava em territorio de supercarro para colocar isso em perspectiva a ferrari 328 gts lançada naquele mesmo ano tinha 270 cv e acelerava de zero a 100 km/h em 6 5 segundos — exatamente o mesmo tempo do m5 a diferença e que a ferrari era um esportivo de motor central com dois lugares enquanto o m5 era um seda de quatro portas que levava cinco pessoas confortavelmente e tinha um porta malas generoso o porsche 911 carrera 3 2 de 1985 tinha 231 cv e ia de zero a 100 km/h em cerca de 6 1 segundos o mercedes benz 500 sec o cupe grande da mercedes tinha 245 cv e fazia o zero a cem em 7 5 segundos o audi quattro o revolucionario cupe de traçao integral tinha 200 cv e precisava de 7 1 segundos para chegar aos 100 km/h o m5 era mais rapido que todos eles e era um seda de quatro portas praticamente igual ao 520i fosse lançado hoje com capacidade de superar os melhores esportivos do momento um carro como o m5 seria aclamado por midia e publico mas curiosamente a imprensa da epoca nao enxergou o m5 como o marco historico que ele se revelaria ser a revista car dedicou apenas duas paginas ao m5 a autocar deu quatro paginas — mas no mesmo numero um daihatsu domino recebeu sete todos gostavam do carro todos o admiravam mas ninguem parecia entender que estavam diante de um divisor de aguas o problema segundo a propria imprensa da epoca era o preço 80 000 marcos alemaes cerca de 90 000 euros atualmente pareciam muito dinheiro por um carro que visualmente nao era muito diferente de um 520i o m535i que custava 56 000 marcos alemaes cerca de 63 700 euros hoje e tinha visual agressivo com seu kit aerodinamico parecia uma escolha mais logica — e provavelmente era mais empolgante para um garoto folheando revistas de carro mas os adultos com dinheiro entendiam eles sabiam o que estava sob aquela carroceria sobria — especialmente sob o capo e aos poucos o m5 começou a conquistar seu lugar no imaginario automotivo a produçao do m5 e28 foi extremamente limitada cada carro era montado a mao por tecnicos da bmw motorsport inicialmente a montagem acontecia na fabrica da preussenstrasse em munique apos as ferias de verao de 1986 a produçao foi transferida para garching onde permaneceu ate o final da produçao em novembro de 1988 no total foram produzidas 2 191 unidades para o mercado mundial mais 50 unidades montadas a partir de kits ckd na fabrica da bmw em rosslyn na africa do sul totalizando 2 241 exemplares para colocar isso em perspectiva a bmw produziu 722 000 unidades do serie 5 e28 entre 1981 e 1988 o m5 representava 0 3% dessa produçao dos 2 241 m5 produzidos 1 370 foram destinados a europa incluindo reino unido os eua e canada receberam 1 244 unidades entre 1986 e 1988 equipadas com o motor s38b35 de 256 cv e corte de giro em 6 500 rpm adaptado as normas de emissoes da california o mercado japones recebeu alguns exemplares e a africa do sul teve seus 50 carros montados localmente o bmw m5 e28 nao foi o primeiro seda rapido nem o primeiro com motor de esportivo — os britanicos fizeram o lotus cortina antes disso e os americanos ja tinham a chevy nomad com o motor v8 do corvette desde 1955 mas ele foi o primeiro a combinar desempenho de supercarro sofisticaçao de seda premium e sobriedade visual em um unico pacote antes dele sedas rapidos eram adaptaçoes grosseiras motores grandes em carrocerias pesadas suspensoes duras demais freios inadequados ou entao eram versoes esportivas que gritavam sua natureza atraves de aerofolios e pinturas chamativas — como o proprio m535i e seu antecessor o 3 0 csl o m5 foi diferente ele provou que era possivel ter um seda genuinamente rapido — mais rapido que 99% dos esportivos puros — sem sacrificar conforto espaço ou civilidade e sem precisar anunciar ao mundo o que estava dirigindo foi essa filosofia que definiu toda a dinastia m5 que se seguiu o e34 1988 1995 manteve a sobriedade visual e elevou a potencia para 340 cv o e39 1998 2003 introduziu um v8 de 400 cv e e considerado por muitos o melhor m5 de todos os tempos o e60 2005 2010 ousou colocar um v10 de 507 cv inspirado na formula 1 em um seda de quatro portas o f10 2011 2016 foi o primeiro com turbocompressor e o f90 2017 2023 o primeiro com traçao integral mas tudo começou com aquele e28 discreto com motor de m1 e aparencia anodina ele criou nao apenas uma linhagem mas um conceito o superseda hoje todos os rivais da bmw tem suas proprias versoes do m5 — ate mesmo a cadillac quem diria carroll shelby dizia velocidade custa dinheiro quanto mais rapido voce quer ir mais vai ter que pagar o m5 e28 provou que ele estava certo — mas tambem mostrou que velocidade nao precisa vir acompanhada de ostentaçao voce podia ter os 245 km/h do m5 e ainda estacionar na porta do escritorio sem que ninguem percebesse que estava dirigindo um dos carros mais rapidos do planeta podia levar a familia no fim de semana e na segunda feira humilhar porsches e ferraris na autobahn podia ter o bolo e come lo tambem quarenta anos depois o m5 continua sendo produzido a versao atual o g90 tem um v8 hibrido de 727 cv traçao integral e acelera de zero a 100 km/h em 3 5 segundos e tecnologicamente mais avançado incomensuravelmente mais rapido e infinitamente mais complexo que o e28 mas a essencia permanece a mesma e um seda de quatro portas que nao parece ter 727 cv nao e mais um sleeper mas ainda e tudo o que o m5 e28 foi — so que em escala maior e tudo começou em 1985 quando a bmw motorsport decidiu fazer algo que parecia impossivel criar o seda mais rapido do mundo e faze lo parecer comum foi justamente este o motivo pelo qual o m5 mudou para sempre o que entendemos como seda e o que ele pode ser veja aqui os capitulos anteriores
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.


