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Car Culture

Carros que mudaram o mundo #39: o BMW M5 E28

“Não havia nada mais rápido”, disse o jornalista inglês Henry Catchpole, décadas depois de ter dirigido um BMW M5 E28 pela primeira vez, em texto publicado na Evo Magazine em 2005. “E o mais perturbador era que ele não parecia rápido. Parecia um 520i sutilmente modificado.” Esse era o problema — e também a genialidade — do primeiro BMW M5. Lançado em 1985, ele era o sedã mais rápido do mundo. Ia de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e alcançava 245 km/h. Tinha sob o capô uma variação do seis-em-linha de 286 cv que equipava o lendário BMW M1, o supercarro de motor central da marca. Custava 80.000 marcos alemães — o preço de uma casa pequena na Alemanha da época. E parecia... comum. Anônimo. Para os garotos dos anos 1980, aquilo era frustrante. O M535i, lançado um ano antes, tinha kit aerodinâmico, spoilers, saias laterais — visual de carro rápido. O M5, ao contrário, tinha apenas um pequeno emblema “M” na grade e rodas especiais. Era o lobo em pele de cordeiro d