nos nunca duvidamos da porsche ela e uma das poucas fabricantes com as quais sabemos que podemos contar sempre mesmo seus carros menos entusiastas como o cayenne e o macan podem se revelar belos brinquedos e so saber o que esperar deles e nao esperar tocada de esportivo puro vinda de um suv entao quando se trata de seus esportivos puro sangue nao nos preocupamos tanto com a duvida sera que vai ser bom mas sim com a questao como ele vai ser bom ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] exemplo disto e a dupla 718 cayman e boxster o boxster nasceu primeiro mas para os entusiastas o cayman rouba a cena ambos lançados em 2016 o nome 718 evocava o carro de corrida com motor flat four de 1 5 litro que venceu a targa florio em 1959 e 1960 e a adoçao do quatro cilindros turbo tinha o objetivo declarado de reduzir emissoes de poluentes sem prejudicar o desempenho o famoso downsizing o objetivo velado porem certamente tem a ver com a hierarquia da porsche na qual o 911 e o soberano absoluto que nao pode ter seu reinado ameaçado por membros menores e mais baratos da familia o que nao e um absurdo de se pensar visto que o o layout de motor central traseiro do 718 e naturalmente superior e toda aquela historia que a gente ja conhece isto valia ate mesmo para a versao mais nervosa do 718 cayman gts e boxster spyder ate agora usavam uma versao de 2 5 litros e 366 cv do flat four turbinado um motor excelente mas que nao tinha o mesmo ronco e nem o mesmo carisma e a dinamica do flat six claro eles eram o melhor que havia na linha e em termos de performance chegavam perigosamente perto do porsche 911 mas faltava algo que agora nao falta mais a porsche sabe o que faz sempre e isto inclui ouvir os entusiastas e deve ter sido por isto que para a linha 2020/2021 os alemaes decidiram trazer o motor de seis cilindros de volta em uma versao de quatro litros sem qualquer tipo de induçao forçada trata se de uma versao com mais curso e diametro e sem turbos do motor do porsche 911 992 calibrada para entregar 400 cv a 7 600 rpm e 42 8 kgfm de torque emtre 5 000 e 6 800 rpm e o unico cambio disponivel e um manual de seis marchas e o mesmo conjunto usado pelo cayman gt4 que foi apresentado no ano passado exceto que com um motor mais girador e potente de 420 cv; e suspensao derivada do 911 gt3 o gt4 e mais um monstro de pista ainda que possa ser emplacado ja o gts tem uma personalidade mais versatil com acerto menos agressivo e mais apropriado para o dia a dia alem de usar suspensao mais comum e de nao trazer os mesmos aparatos aerodinamicos mas afinal como ele anda ainda nao podemos responder esta pergunta como queremos ou seja depois de uma bela sessao de testes em alguma estradinha sinuosa e na pista mas ja podemos ver o que a imprensa internacional anda falando do cayman gts voce sabe so para dar um gostinho de cara nota se a vocaçao mais all rounder do cayman gts seu estilo e bem mais discreto que o do gt4 como dissemos ha algumas semanas o 718 gts 4 0 diferencia se das demais versoes pelo spoiler dianteiro do tipo lip com acabamento preto; pelo desenho do para choque dianteiro e pelo novo difusor traseiro alem do desenho exclusivo das rodas de 20 polegadas ja o interior e equipado com os bancos sport plus da porsche com revestimento central de alcantara preto este tambem presente no volante no console central na coifa do cambio e nas forraçoes das portas o pacote voltado ao desempenho em pista vem com o sistema pasm suspensao 20 mm mais baixa vetorizaçao de torque e diferencial com autoblocante mecanico alem disso o 718 gts 4 0 vem com discos de freio de 350 mm na dianteira e 330 mm na traseira opcionalmente de carbono ceramica na pratica isto se traduz em algumas diferenças sutis entre o cayman gt4 e o gts 4 0 o experiente jornalista britanico steve sutcliffe que teve sua avaliaçao publicada tanto pelo auto express quanto pela evo magazine focou sua analise nestas diferenças e foi bem claro em suas percepçoes se voce pressionar de verdade o gts na hora de atacar uma curva e entao pisar fundo do meio para o final voce vai conseguir perceber uma diferença entre as respostas dele e do gt4 em especial na dianteira tambem ha um pouco menos de aderencia no meio da curva simplesmente porque os pneus do gts nao sao tao largos e nem tao especializados em termos de sulcos e composto como os do gt4 o gts vem com pirelli p zero normais enquanto o gt4 calça um jogo pilot sport cup 2 mas voce precisa mesmo levar o carro ao limite para perceber as diferenças e se voce optar pelos discos de carbono ceramica que o nosso carro tinha mesmo os freios do gts parecem incomparaveis e tao fortes quanto os do gt4 alem disso tanto o motor quanto o cambio parecem identicos aos do gt4 o mesmo ronco delicioso a mesma ligeira falta de torque abaixo das 3 000 rpm mas que desenvolvem em uma conclusao poderosa alem das 5 500 rpm a mesma sensaçao de formigamento na espinha nas 800 rpm finais e a mesma transmissao impecavel ainda que com o curso da alavanca um pouquinho mais longo e quase o mesmo carro ponto final e considerando que o gt4 atualmente e o nosso carro do ano bem isto diz muito sobre o quao bom e o gts esta na cara stephen dobie do site top gear preferiu focar na diferença entre o gts 4 0 e o gts anterior que usava o 2 5 turbo o que tambem nos traz um ponto de vista interessante em termos de chassi e comportamento o carro praticamente nao mudou mas o fato de ser um carro all motor muda completamente a experiencia sensorial e isto faz uma diferença enorme para muita gente ele ficou mais rapido marginalmente [o 4 0] substitui o gts de 2 5 litros mas sem os dois turbos e por isto ele nao da um salto em desempenho no papel agora ele vai de zero a 100 km/h em 4 5 segundos apenas 0 1 segundo mais rapido que antes e sua velocidade maxima agora e de 292 km/h um aumento de apenas 3 km/h nao poderiamos nos importar menos contudo porque ele ronca mais bonito muito mais bonito mas tambem ha muito mais do que apenas o ronco no nosso amor por este arranjo tem muito a ver com a forma como a entrega de potencia muito mais natural sem os turbos complementa um dos carros de melhor dinamica que se pode comprar hoje em dia a alpine pode ter chamado a nossa atençao com o maravilhoso a110 mas ter um motor de verdade de volta ao cayman o torna lider do segmento outra vez https //www youtube com/watch v=l9fceu9nvuq os 718 de quatro cilindros podem ate ter seu apelo com a montanha de torque disponivel logo de cara em velocidades de rodovia mas no gts 4 0 voce negocia constantemente com o carro ate que a traseira se solte e o processo torna tudo muito melhor quando isto acontece o torque e espalhado de forma muito mais linear entao se voce gosta de desempenho facil e rapido o 718 turbinado ainda e a melhor escolha para voce [o gts 4 0] e a escolha certa quando voce quer acelerar ate o limite de giros naquele lugar onde voce sera punido se engatar a marcha errada e deliciosamente recompensado se engatar a marcha certa achamos que deu para entender o recado o motor naturalmente aspirado muda a forma de abordar o gts no sentido de que e preciso explorar com muito mais precisao a faixa de rotaçoes e o bonus e uma experiencia auditiva espetacular curt dupriez do site australiano car advice foi mais alem e deu uma analise mais profunda da sensaçao o motor [do cayman gts 4 0] faz o que bons motores esportivos naturalmente aspirados fazem suas respostas fisicas e auditivas sao lineares e intimas de cada movimento do pe direito impossivelmente lineares e em completa cooperaçao com as vontades do piloto a potencia maxima chega sem o menor soluço as 7 000 rpm e sendo a maravilha que e o flat six ainda te da 800 rpm para brincar antes do corte de injeçao o lado positivo e que o sweet spot do ronco fica entre as 5 000 e 7 800 rpm entao por mais que a curva de potencia seja maravilhosamente cooperativa e ampla e preciso mesmo espancar o gts para receber de volta o seu melhor voce nao e obrigado a lidar com uma tsunami de torque rasgando os pneus nas saidas de curva e o cupe pode sim ser pego de surpresa caso voce troque as marchas antes da hora e e esta a beleza da combinaçao entre aspiraçao natural e cambio manual ela nao mascara um motorista ruim com uma abundancia de potencia e o ritmo do carro fica todo por contadas habilidades do piloto do começo ao fim o chassi e sempre obediente tem compostura e de algum jeito consegue ser esperto o bastante para responder aos movimentos da direçao e as transferencias de peso ao soltar o acelerador ou frear ainda que mantenha um equilibrio quase benigno o cayman e o boxster por natureza tem mais chassi do que motor e velocidade entao adicionar um motor tao maravilhoso quanto o 4 0 realmente amarra o pacote do cayman de forma perfeita dificil foi encontrar criticas o pessoal do autoblog ate tentou dizendo que o sistema start/stop tem funcionamento muito abrupto e que os bancos de fibra de carbono opcionais sao muito duros enquanto os de serie nao oferecem apoio o suficiente deveriam oferecer algo intermediario comentou scott oldham e so no mais ele fez coro com os outros reporteres que andaram no 718 cayman gts 4 0 e isto provavelmente encerra o caso a porsche acertou em ouvir os fas e trazer de volta o flat six como se existisse a possibilidade de errar fazendo isto fica reforçada a impressao de que a receita estava quase impecavel com o 2 5 turbo mas faltava aquele carater old school do motor naturalmente aspirado este alias de acordo com a porsche tem condiçoes de ser mantido em linha ate pelo menos 2026 ja prevendo mudanças nas normas para emissao de poluentes a porsche nao quer e nem deve abrir mao de sua capacidade de agradar aos tradicionalistas ao mesmo tempo em que mantem padroes modernos de tecnologia e desempenho e assim que se conquista e se mantem admiradores
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