nos anos 60 um carro que vencesse corridas era recurso valioso na industria automotiva americana era o win on sunday sell on monday — o publico adorava a ideia de ter na garagem um automovel da mesma marca de um campeao das pistas nao havia exceçoes por isso mesmo quando o chevrolet engineering research vehicle i foi apresentado em 1960 ser uma plataforma de testes para o time de engenharia da general motors como seu nome sugeria era so um de seus objetivos na epoca o corvette ja era um esportivo experiente depois de uma estreia morna em 1953 quando os 155 cv do seis em linha de 3 9 litros blue flame nao faziam justiça ao belo visual o vette ganhou um motor v8 e finalmente tornou se um roadster desejavel por seu desempenho todos sabemos porem que o carro que deu ao corvette a personalidade que mantem ate hoje — um esportivo europeu feito a moda americana — foi o c2 de 1963 conhecido como sting ray pai do corvette e como ficou conhecido zora arkus duntov o engenheiro da chevrolet que insistiu para que o corvette ganhasse um motor v8 arkus duntov foi trabalhar para a general motors depois de ter visto a estreia do corvette no salao motorama em detroit em 1953 em 1957 dois anos depois da estreia do corvette v8 o engenheiro começou a visualizar uma versao de motor central traseiro do esportivo em 1957 arkus duntov chamou outros dois engenheiros harold krieger e walt zeya e anunciou o inicio do projeto do chevrolet engineering research vehicle ou simplesmente cerv o tal veiculo para pesquisas de engenharia porem era quase um pretexto para que a equipe desenvolvesse um novo carro de corrida eventualmente porem algumas suas soluçoes tecnicas foram empregadas na segunda geraçao do corvette lançada em 1963 para arkus duntov o novo carro seria perfeito para participar da indy 500 e competir em subidas de montanha sendo assim era um monoposto de chassi tubular construido de forma muito semelhante aos italianos que usavam o metodo superleggera a estrutura usava tubos feitos de uma liga de cromo molibdenio e aço e pesava apenas 56 kg a carroceria de fibra de vidro era ainda mais leve com apenas 36 kg o motor atras do cockpit era um v8 projetado especialmente para o carro alimentado por um sistema de injeçao mecanica tinha 283 pol³ 4 6 litros e a maioria dos componentes era de aluminio bloco volante e carcaça da bomba de combustivel o motor entregava 352 cv a 6 200 rpm e a potencia era levada ate as rodas traseiras por uma caixa manual de quatro marchas a embreagem tambem era de aluminio bem como os tambores dos freios nas quatro rodas foi o sistema de suspensao porem sua maior contribuiçao ao projeto do corvette c2 o sting ray empregando um sistema independente com braços de controle sobrepostos e amortecedores ajustaveis do tipo coilover a suspensao do cerv foi a base para o arranjo utilizado pelo corvette ate os dias de hoje quanto ao objetivo de arkus duntov o verdadeiro este foi cumprido em parte o cerv nao chegou a competir na indycar mas isto nao significa que ele ficou longe das pistas começou por pikes peak em setembro de 1960 depois de percorrer dezenas de vezes um trecho de 1 4 km o carro mostrou se inadequado para este tipo de competiçao depois de uma breve passagem pelo circuito americano de riverside raceway na california onde foi pilotado por stirling moss o cerv foi levado para o oval de daytona beach na florida sua missao era simples ultrapassar as 180 mph 290 km/h em uma volta no circuito desafio proposto pelo proprio bill france jr presidente da nascar na epoca com o proprio zora arkus duntov ao volante o cerv chegou as 162 mph ou 260km/h o engenheiro levou o desafio para o lado pessoal e rapidamente chegou a conclusao de que a resposta era uma so mais potencia para isto foi instalado um turbocompressor trw que operando a 1 1 bar elevava a potencia do motor a mais de 500 cv o motor era tao forte que a dianteira levantava sob aceleraçao para resolver o problema o designer larry shinoda promoveu modificaçoes no nariz do carro a fim de aumentar o downforce ao longo dos anos o cerv continuou a ser desenvolvido recebendo um total de sete motores diferentes o ultimo deles foi instalado em 1964 um v8 de 377 pol³ 6 2 litros todo de aluminio equipado com um sistema de injeçao mecanica hilborn naquele ano o cerv foi testado em milford proving grounds complexo de testes da general motors no michigan e chegou aos 331 km/h aquela altura o desenvolvimento de seu sucessor o cerv ii ja estava bem avançado o que decretava alem sua aposentadoria sua destruiçao arkus duntov interveio pois nao queria que o carro fosse destruido em vez disso providenciou sua restauraçao completa conservando sua configuraçao final com o v8 de 377 pol³ [youtube id= ziza6ybev7u width= 620 height= 350 ] o cerv ficou em poder da general motors ate 1972 quando foi doado para um museu na california a partir dali trocou de maos algumas vezes antes de chegar ate seu dono atual que agora esta leiloando o carro atraves da rm auctions o leilao fara parte de um evento em monterey na california e acontecera entre os dias 13 e 15 de agosto estima se que o valor de arremate fique entre us$ 1 3 milhao e us$ 2 milhoes cerca de r$ 4 35 6 7 milhoes depois do cerv a chevrolet ainda desenvolveu o ja citado cerv ii em 1964 e o cerv iii em 1990 este ultimo um incrivel exercicio de design para um corvette de motor central traseiro falaremos sobre eles em breve
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