ainda estamos em março mas o ano de 2019 ja se mostrou um ano de perdas ja nos deixaram john haynes criador do manual haynes; o dr robert hubbard inventor do hans; keith flint o vocalista do the prodigy banda com forte apelo entre os entusiastas; e junichi tanaka fundador da preparadora japonesa jun auto mechanic hoje dia 14 de março outra figura importante no mundo dos carros e principalmente do automobilismo se foi charlie whiting que desde 1997 era o diretor de provas da formula 1 e foi responsavel por praticamente todos os aspectos envolvidos em cada uma das corridas disputadas nos ultimos 22 anos whiting sofreu uma embolia pulmonar uma obstruçao nas arterias dos pulmoes enquanto estava hospedado em um hotel em melbourne e se preparava para a primeira corrida de formula 1 do ano o grande premio da australia que esta marcado para o proximo domingo 17 a fia convocou michael masi para substitui lo temporariamente no gp da australia e um novo diretor devera ser nomeado nas proximas semanas mas sera dificil encontrar um nome a altura o nome de whiting e familiar para os fas da formula 1 charlie era muito respeitado pelos colegas de trabalho fossem eles pilotos chefes de equipe mecanicos engenheiros executivos ou fiscais de prova mas ficava longe dos holofotes era o tipico caso de eminence grise ou eminencia parda em portugues um assessor e conselheiro altamente respeitado que agia nos bastidores cuja palavra tinha alto peso na tomada decisoes pela cupula da formula 1 [caption id= attachment_221210 align= aligncenter width= 900 ] bernie ecclestone e charlie whiting[/caption] da mesma forma whiting era na pratica responsavel por praticamente todas as decisoes que influenciavam diretamente as corridas de formula 1 incluindo a elaboraçao do regulamento e a fiscalizaçao do mesmo com quase tanto poder quanto o executivo chefe da categoria cargo que foi ocupado por bernie ecclestone entre 1978 e 2017 e atualmente por chase carey antes de se tornar um dos organizadores da formula 1 whiting passou muito tempo do se sujando de graxa charlie assistiu sua primeira corrida de formula 1 em 1964 com 12 anos de idade o gp da gra bretanha disputado em brands hatch com nomes como jim clark graham hill dan gurney jack brabham john surtees e bruce mclaren a casa onde sua familia morava ficava a poucos minutos do circuito e o jovem charlie so precisou caminhar um pouco e subir a cerca atras da pista pouco tempo depois em 1968 seu irmao mais velho nick começou a disputar provas de autocross e logo arrastou charlie para ajuda lo a mexer no carro charlie saia da escola e ia direto para a oficina e acompanhou a migraçao do irmao para as corridas de turismo no começo da decada de 1970 foi quando ele decidiu que queria ganhar a vida preparando carros e imediatamente matriculou se no curso de engenharia mecanica do borough polytechnic institute em londres hoje chamado south bank university formado com louvor ele continuou preparando carros de corrida com o irmao para adquirir experiencia o primeiro flerte de charlie com a formula 1 nao demorou em 1976 ele e nick foram encarregados de preparar um surtees ts16 para que a ex esquiadora divina galica tentasse uma vaga no grande premio da gra bretanha [caption id= attachment_221209 align= aligncenter width= 3600 ] divina galica e seu surtees ts16[/caption] ainda que galica nao tenha se classificado para a prova o trabalho colocou charlie em contato com outras pessoas envolvidas na elite do automobilismo e lhe rendeu um contrato ja em 1977 a hesketh racing o chamou para integrar seu time de mecanicos por mais que a hesketh estivesse em crise apos a saida do astro james hunt leia mais a respeito aqui charlie nao deixou a oportunidade passar e a aproveitou bem quando a hesketh fechou as portas quase imediatamente ele foi contratado pela brabham uma das equipes mais inovadoras daqueles tempos [caption id= attachment_221208 align= aligncenter width= 900 ] charlie whiting e gordon murray de bigode claro ajustando o carro de nelson piquet[/caption] em 1979 ele trabalhou no brabham bt46b de niki lauda o famoso fan car com sua enorme ventoinha na traseira e no ano seguinte no bt48 de nelson piquet whiting permaneceu na brabham pela maior parte dos anos 1980 e era o mecanico chefe da equipe quando piquet conquistou os titulos de 1981 e 1983 [caption id= attachment_221206 align= aligncenter width= 2000 ] charlie whiting a direita ao lado de nelson piquet nos anos 80[/caption] naquela epoca a brabham pertencia a bernie ecclestone que vendeu a equipe no fim de 1987 para dedicar se exclusivamente a chefia da formula 1 ecclestone confiava muito em whiting e por isso sugeriu que ele tentasse uma vaga no quadro tecnico da fia o proprio whiting contou a historia ao site motorsport durante uma entrevista ecclestone acreditava que ninguem [na fia] sabia direito o que estava fazendo e por isso acreditava que whiting seria um bom nome para a organizaçao ja em 1988 whiting entrou para a fia primeiro como assistente do delegado tecnico gabriele cadringher quando este se aposentou em 1990 whiting assumiu o cargo aquela altura whiting ja demonstrava preocupaçao com a segurança das corridas de formula 1 dois anos antes em 1986 o piloto da brabham elio de angelis morreu em um tragico acidente durante uma sessao de treinos em paul ricard depois de perder o controle e bater em um muro o que mais incomodava whiting eram as circunstancias de angelis teve apenas uma clavicula fraturada mas seu carro pegou fogo e nao havia ninguem na beira da pista para solta lo das ferragens ou apagar o incendio o piloto acabou morrendo intoxicado pela fumaça as mortes de ayrton senna e roland ratzenberger no gp de imola em 1º de maio de 1994 tambem foram especialmente marcantes aquele foi um dos fins de semana mais tristes da historia do automobilismo mas tambem foi o momento em que whiting notou que havia diversos erros na formula 1 erros que nos anos seguintes ele tentaria corrigir em 1997 charlie foi promovido por max mosley a diretor de provas posiçao que ocupou ate o fim de sua vida na posiçao ele se tornou responsavel por elaborar e revisar o regulamento tecnico da formula 1 alem de formular as normas de segurança avaliar sua eficacia e se necessario modifica las ele tambem se encarregava de fiscalizar o cumprimento de todas as diretrizes fosse por parte dos engenheiros que desenvolviam os carros e empenhavam se em procurar brechas para explorar fosse por parte dos organizadores das corridas era seu dever garantir que todos estivessem agindo de acordo com as regras era justamente neste ponto que whiting se destacava aos olhos dos companheiros de pista ele fazia questao de visitar os boxes conversar com mecanicos engenheiros e pilotos e ouvir suas criticas e sugestoes whiting acreditava que era preciso conhecer a visao de todos e aproveitar o que fosse possivel mas ele sempre comparava sua posiçao de diretor com a de um juiz de futebol e preciso dar atençao a todos mas nao se pode agradar a todos um exemplo recente foi a adoçao do halo na formula 1 a proteçao para o piloto no cockpit foi apresentada por whiting em 2015 e tornou se obrigatoria na temporada de 2018 inicialmente o halo enfrentou resistencia por parte de alguns pilotos que diziam que o equipamento obstruia a visao; e de parte do publico por estragar o visual dos carros contudo no gp da belgica de 2018 o piloto charles leclerc teve sua sauber atingida pelo mclaren de fernando alonso que perdeu o controle do carro e decolou apos uma pericia nas imagens do acidente e no halo do carro de leclerc a organizaçao da f1 chegou a conclusao de que sem o halo o piloto poderia ter se ferido gravemente leclerc saiu ileso https //www youtube com/watch v=tzxpeldrgw8 outras medidas introduzidas por whiting para tornar a formula 1 mais segura ao longo dos anos foram a celula de segurança as zonas de deformaçao programada laterais e frontais e ate mesmo o encosto de cabeça agora apesar de ser lembrado por suas contribuiçoes a segurança na f1 whiting tambem era conhecido por ser um cara acessivel bem humorado e de cabeça fresca o que se nao conquistou a simpatia de todos os pilotos certamente lhe rendeu respeito e tambem a admiraçao do publico que o conhecia um bom exemplo foi a criaçao por um fa do perfil fake charlie whiting no twitter como contam os colegas do grande premio o charlie whiting verdadeiro era fa do perfil e chegou a se tornar amigo do criador o canadense mark mcadler mcadler encontrou whiting no grande premio do canada em 2012 e os dois acabaram se tornando amigos trocando emails regularmente e tambem confraternizando pessoalmente nas ediçoes seguintes da corrida com a morte de whiting o perfil fake sera desativado os dois ate ja haviam feito piadas com isto antes a ultima publicaçao do perfil foi uma foto de mcadler e whiting juntos em montreal quando eles se encontraram pela primeira vez https //twitter com/charlie_whiting/status/1106009594025918466 um trecho da carta de despedida que mcadler publicou no twitter resume bem o sentimento nos paddocks da formula 1 neste 14 de março charlie nao era um homem convencional ele era especial esta e provavelmente a principal razao pela qual criei minha conta fake charlie whiting no twitter charlie era enigmatico quase misterioso os fas mais hardcore sabiam quem ele era mas nunca se ouvia nada sobre ele ele era a pessoa perfeita para representar mas quando o conheci fiquei feliz em ver que ele e um cara bem humorado de sorriso facil e que claramente ama o esporte que liderou tanto quanto qualquer outro fa
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