montar o motor fazer calços escapes isso tudo foi facil dificil foi descobrir que o 307 que eu pus nela estava com o bloco rachado e que eu deveria substituir por outro para efetuar a instalaçao a unica coisa de real importancia a fazer e produzir um corte na parte traseira do carter que pode ser claramente visto nas fotos abaixo este e o unico empecilho da instalaçao do motor no carro fazendo este corte tudo cabe sem nada pegar em lugar nenhum um detalhe importante e que a grande referencia para localizar o motor v8 no carro e ter o cambio original do opala na posiçao original do quatro cilindros [gallery columns= 5 link= file ids= 71175 71176 71177 71178 71179 ] um comentario importante aqui e que na epoca que montei o motor tudo o que se conseguia de small block era mesmo motor de carro small block automotivo e todos sempre da primeira leva ate o ano de 1986 quando os motores usavam o mesmo volante motor dos opalas e eram sempre com comando de valvulas normal nao roletado hoje o que se consegue e motor maritimo marinizados por outras empresas como mercury indmar corsair volvo penta e outras na mesma linha sao diferentes pois sao todos da fase que se inicia em 1987 e vem com volantes motores maiores de 14 que nao cabem na caixa de marchas do opala nesse caso e preciso usar o cambio de caminhonetes c10 ou entao trocar o volante de 14 por um proprio para os motores mais novos com 12 e 3/4 de diametro outra parte em que eu sofri um pouco foi com o arranque os nacionais dos opalas nao eram assim essas maravilhas este problema so foi resolvido um tempo depois com o uso de ministarter importado nesse caso tem que verificar direito na hora da compra o tamanho do volante motor para nao ter erro a foto abaixo ilustra bem a diferença abaixo um detalhe que fez muita diferença sistema de igniçao gm hei isso ai sai praticamente em todo carro gm nos eua da decada de 70 em diante ridiculo de tao simples um sistema de igniçao eletronica com o modulo na base do distribuidor bobina de alta potencia direto na tampa e que so tem dois fios para ligar o pos igniçao com 12 volts no terminal marcado bat e a saida do contagiros no terminal tach mais facil simples e eficaz impossivel instalei isso em 90 e pouquinho acho que 1992 e usei direto ate hoje o unico problema foi ainda nos anos 90 um modulo queimou comprei outro super pequeno simples e barato troquei e esta ate hoje outro detalhe visivel na foto e a necessidade de deslocar a fechadura do capo para o lado esquerdo do carro para livrar o distribuidor bem como a trava no capo um conhecido meu tinha um 350 chevy tirado de um camaro que foi destruido num acidente na av brasil no rio de janeiro e parecia ser perfeito desmontei de novo o 350 do meu impala e refiz os dois juntos nesta de refazer catei o melhor material disponivel pistoes forjados trw cabeça plana comando iskenderian mecanico perfil z25 tuchos mecanicos achei num swap meet um par de coletores de escape tubulares edelbrock antigos coisa do fim dos anos 60 la pros idos de 68 ou 69 tambem peguei para a caravan junto com um coletor edelbrock torker 2 super baixo e um holley 700 dp ficou muito mas muito bom mesmo eu estava muito feliz com o swap e usava o carro regularmente todos os galhos e pequenos bugs normais em todas as adaptaçoes estavam satisfatoriamente resolvidos e tudo era legal um dia do nada a porca borboleta que prendia o filtro de ar soltou se e o filtro ficou batendo no prisioneiro do carburador que acabou se soltando e caindo dentro do motor claro prisioneiro solto dentro do motor cabeçote baixo pistao forjado alguem ia abrir o bico o cilindro abriu o bico tirei desmontei comprei um pistao avulso identico aos dela na sum— via correio mesmo — uma camisa de opala quatro cilindros e estavamos no jogo de novo aproveitei e troquei a bomba de oleo original por outra de maior volume e tudo belo de novo isso em 1996 deve ter ficado bom porque o motor funciona do mesmo jeito ate hoje e em todos estes anos digo sem nenhuma sombra de duvidas que ele foi muito bem usado abusado girado absurdamente alto e por ai foi a prova de ogro e esta era a aparencia do motor depois que eu coloquei varios mimos trazidos nestas viagens a bateria delco freedon entrega bem que esta foto foi tirada la nos anos 90 e assim passaram 10 anos em 2000 eu mudei novamente para brasilia/df pouco antes da mudança eu catei um dana 44 de maverick um blocante de f 1000 uma carcaça de eixo braseixos normal num diferencial quebrado de opala uma luva deslizante de camaro 68 e um carda completo de maverick v8 a luva do camaro permite usar cruzetas grandes como a dos mavericks e dodges no cambio original clec clec do opala coisa que ajuda muito uma vez que o cambio e muito bom e o ponto fraco e exatamente o carda com as cruzetas pequenas a carcaça velha de braseixos doou os montantes que usei para adaptar o eixo do maveco nela e o blocante de f 1000 foi instalado nele desse jeito se uma roda patinasse a outra ia junto com a repentina mudança tudo foi empacotado e veio para ca aqui depois de um tempo me arrumando e me instalando de forma adequada pude retomar as obras nela nao troquei o cambio nem a embreagem do opala 6 que estavam nela no senti necessidade ja que em todos os anos que passei com ela nunca tive uma quebra de cambio catastrofica sob aceleraçao e qualquer outro cambio que fosse usar nela ia fazer ela ficar ainda mais pesada engraçado como as coisas mudam carros se reproduzem sozinhos na minha garagem e a mudança pra brasilia digamos que tenha sido mais trabalhosa que a de sorocaba/sp infelizmente nao tirei fotos mas ainda teve outra meia cegonha que veio depois com o resto dos carros que ainda ficaram no rio uns tempos e entao começou a fase candanga do caraveoito mas isso e papo para a proxima etapa de nossa novela por alexandre garcia project cars #262
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