me parece incrivel que o chevrolet cruze lançado com muita fanfarra e esperança mundialmente em 2008 e aqui como ano/modelo 2012 ja tenha uma historia cheia de reviravoltas e que esteja prestes a acabar nao existira outro cruze depois deste que esta a venda mundialmente ja parou de ser fabricado nos eua onde automovel chevrolet esta prestes a ser coisa do passado la so existem o spark e o malibu provavelmente apenas para atender frotistas e motoristas de uber ja os suv sao sete modelos cobrindo todas as faixas do pequeno trax tracker aqui ate o gigantesco suburban so isso ja e uma mudança gigante que ja vinha acontecendo a decadas mas que ha cinco ou seis anos praticamente matou o automovel normal [caption id= attachment_285157 align= aligncenter width= 800 ] malibu 2006 design decadente execuçao sem vontade[/caption] parece incrivel mas e verdade a categoria de carros mais popular mundialmente aquela com cruze corolla civic golf e tantos outros e uma especie em extinçao somente isso ja e dificil de processar mas e pelo menos uma tendencia mundial mais maluco e o que aconteceu com a gm durante este tempo e a historia do cruze e emblematica de toda esta mudança de um produto que pretendia dominar o mundo e trazer de volta a antiga grandeza da empresa para uma segunda geraçao que reverte as suas piores tradiçoes o primeiro cruze queria mostrar ao mundo que a gm estava de volta; o segundo timidamente de novo ser apenas uma boa opçao num mercado que rapidamente diminuia a gm que lançou o primeiro cruze era cheia de ambiçoes de um grande futuro; a que lançou o segundo em breve diminuiria radicalmente seu tamanho e escopo mundial se retraindo em si tudo isso em coisa de dez anos praticamente nada no grande esquema das coisas como isso aconteceu rick wagoner george richard rick wagoner jr presidente da general motors passava por um dilema ao redor do ano 2000 wagoner foi alçado ao posto maximo da empresa depois de anos fazendo um trabalho dificil mas necessario como cfo e vice presidente debaixo de roger smith reduziu o tamanho absurdamente grande da empresa e sua burocracia paralisante durante os anos 80 e 90 quando em 1998 se torna o presidente da empresa ela era mais leve menos burocratica e mais adaptada a sua epoca wagoner era um lider amado tambem uma pessoa educada e tranquila e integro e honesto como poucos mas mesmo assim faltava algo a gm e este algo eram carros bem aceitos pelo publico focada por anos na parte administrativa e financeira esqueceu se do que fabricava apesar de uma engenharia de primeira linha por falta de liderança com conhecimento na area estava perdida produzindo coisas que literalmente viravam piada como o pontiac aztek nao entendam mal nao eram carros ruins o que faltava era gente que sabia o que vendia com um instinto bem calibrado com o da populaçao que os comprava numa prova clara de que metodo cientifico de pesquisa e analise nao e suficiente para o sucesso a gm acreditava apenas em dados e sua normas internas de engenharia mas por mais que tentasse nao atingia sucesso fora das picapes grandes e no mercado de frota o design era relegado a segundo plano amarrado por milhares de exigencias de engenharia um exemplo um carro da gm devia resistir a impactos terriveis em meio fios gigantes o que determinava perfil alto de pneu as caixas de roda deviam prover espaço para correntes aquelas usadas antigamente para andar na neve tudo teoricamente bom mas faziam pneus que pareciam minusculos nas caixas de roda e jogados para o meio do carro carroceria sobrando para todo lado feito um gordinho de perna fina some isso a falta de dedicaçao ao design e se tinha carros feios e desinteressantes [caption id= attachment_285160 align= aligncenter width= 999 ] aztek uma piada em seu tempo [/caption] o aztek era ao menos uma tentativa de ser moderno e original um suv baseado numa minivan mostra que realmente a gm descobriu uma tendencia antes de todo mundo suas pesquisas funcionaram mas era muito cedo para algo assim e mesmo que o tempo fosse certo o desenho externo e a maneira como foi projetado chega a dar do nao sabiam o que estavam fazendo a gm era uma empresa supereficiente com gente inteligente e recursos infinitos e produtos tecnicamente corretos para o mercado mas nao vendiam porque ninguem ali tinha a minima ideia sobre o que fazia um carro legal que todo mundo quer comprar todos os ingredientes e o restaurante com a cozinha superequipada estavam prontos; faltava um chef bob lutz robert a bob lutz o famoso entusiasta e executivo suiço americano um dos pais do opel gt do bmw serie 3 do ford sierra e do dodge viper entre outros se aposentou na chrysler em 1998 conhecido na industria como um homem de produto com vasta experiencia lutz entao com 66 anos nao conseguiu ficar muito tempo parado assumiu a liderança de um fabricante de baterias chamado exige [caption id= attachment_285159 align= aligncenter width= 706 ] bob lutz wagoner e fritz henderson[/caption] no ano de 2001 bob lutz recebia um premio do harvard club em um jantar de gala convidado a apresentar o premio estava ninguem menos que rick wagoner este faz um discurso divertido como e praxe cheio de piadas sobre a famosa carreira de lutz ao receber o premio lutz rebate continuando no espirito de brincadeira rick me desculpe mas nenhum executivo que esteve envolvido com o aztek me parece ter moral para falar de ninguem a audiencia e claro veio abaixo em gargalhadas rick wagoner fechou a cara sentado ao lado de lutz no jantar pergunta serio bob o que voce acredita que seja nosso problema com produtos gostaria de sua opiniao honesta bob responde quanto tempo voce tem ignorando a etiqueta de eventos do tipo e os colegas de mesa os dois engatam numa conversa de horas rick depois se encontra de novo com bob na exige e a conversa flui de novo por horas ate que nosso heroi aos 70 anos e convidado a trabalhar novamente na gm primeira empresa que trabalhou em mais um periodo que durou ao final 9 anos [caption id= attachment_285156 align= aligncenter width= 999 ] cobalt americano antecessor do cruze[/caption] lutz muda completamente a maneira de se criar automoveis na gm enfrentando uma grande resistencia interna de uma hora para outra os entusiastas começavam a sair de seus esconderijos na empresa e tomar a frente de varios projetos que fariam a empresa voltar a lucratividade e mais traz a maneira moderna de se fazer automoveis para a empresa hoje seu tempo na gm e famoso por muitas coisas como a volta do camaro os carros esporte pontiac solstice/saturn sky os hummers que foram grande sucesso por algum tempo e muitos outros mas e a qualidade percebida dos carros da gm em geral que e sua mais importante contribuiçao ate hoje colocar mais importancia no design e qualidade percebida ate hoje e o que manteve a gm viva o primeiro cruze esta subida de qualidade se mostra de forma clara no aparecimento do chevrolet cruze bastava olhar para ele e ver quao diferente era de seus antecessores diferente do que veio antes o carro começava a partir de rodas grandes com pneus de perfil baixo colocadas para fora da carroceria suas bordas alcançadas por para lamas alargados o fim do pneu era quase o começo da carroceria nada de espaço gigante entre pneu e caixa de roda antes chevrolets tinham rodas pequenas la dentro do carro parecendo um ou dois tamanhos pequenos demais; nao mais essa aparencia mais robusta de cara mostrava um carro mais bem cuidado e alinhado com sua epoca mas existiam mais coisas interessantes aqui primeiro o interior subia para um patamar de qualidade e design para competir com os produtos da europa e japao e depois a mecanica finalmente tambem trazia modernidade a marca a gm era uma empresa tradicionalista em motores um mesmo motor era desenvolvido pacientemente por decadas no papel sempre competitivo com a concorrencia meio como ocorre ate hoje com o onix joy um quatro em linha ohc num oceano de tres cilindros modernos mas sabemos que so dados no papel nao sao tudo lutz fez do cruze um carro moderno em tudo [caption id= attachment_285150 align= aligncenter width= 999 ] chevrolet cruze 5 door hatchback[/caption] o motor era finalmente tao moderno quanto qualquer outro um quatro cilindros em linha com duplo comando de valvulas e quatro valvulas por cilindro e 1 8 litro de cilindrada aqui no brasil com 144 cv a 6 300 rpm quando abastecido a alcool o cambio podia ser manual ou automatico de seis marchas nao era um salto em relaçao a concorrencia longe disso mas trouxe a gm ao mesmo nivel das principais concorrentes vw toyota e honda numa epoca em que mundialmente estava atras e o fez com um carro finalmente bonito contemporaneo que as pessoas imediatamente desejavam a maioria dos cruze de primeira geraçao foram vendidos com bancos de couro cambio automatico e carroceria seda apesar de uma estabilidade moderna todo grip do mundo em carros assim equipados o cambio hiperativo e o motor girador nao combinavam muito bem e o banco duro e escorregadio impedia o entusiasta de gostar realmente dele mas se voce escolhesse um carro com cambio manual e bancos de tecido uma surpresa aconchegante e obviamente caro o banco do cruze permitia uma posiçao de dirigir de corrida baixo e com o volante perto o motor era alegre suave e girador um companheiro dedicado apenas uma direçao excessivamente leve e remota impedia a perfeiçao embora tivesse algumas falhas era um carro obviamente na direçao correta obviamente algo criado por gente agora com atençao no que interessa para fazer um carro agradavel ao volante foi um sucesso em todos os lugares que foi vendido o segundo cruze mas como sabemos o colapso financeiro americano de 2008/2009 traz com ele a falencia da gm nem bem começava a se recuperar e foi impedida pela crise o governo americano publicamente espezinha sua industria como se ela fosse culpada ford decide por isso se virar sozinha mas chrysler e gm acabam mudando de novo com uma liderança nova apontada pelo governo wagoneer e demitido da gm lutz permanece alguns anos mas tambem vai embora a crise de 2008/2009 e uma verdadeira tragedia para a gm que reduz sobremaneira seu tamanho mas o pior e o que vemos se seguir parece que as ambiçoes se reduzem tambem noticias da gm desde entao parecem ser sempre de reduçao de tamanho o cruze muito por isso demora a ser substituido quando e lançado em 2017 e um anticlimax atende algumas reclamaçoes do anterior mais torque do motor agora 1 4 litros turbo o que faz ele mais adaptado ao mais popular cambio automatico no papel claramente superior ao seu antecessor de todas as maneiras possiveis e felizmente a engenharia reprogramada por lutz hoje e incapaz de fazer algo tao ruim como antigamente o carro esta tecnologicamente no nivel de qualquer outro mas obviamente tambem faltava algo ali ainda falta na verdade o desenho externo agora e bem menos original na verdade totalmente derivativo gente comparando o frequentemente a civic antigo e i30 novo mas o que mudou mesmo e o espirito do carro como dono de cruze hatch de duas geraçoes diferentes posso dizer que se sente claramente a diferença como se fossem produzidos por duas empresas totalmente diferentes o que sabemos e verdade a empresa que criou o primeiro na verdade acabou em 2009 e foi criada outra a nova gm literalmente sao duas empresas apesar de raramente produtos mostrarem isso tao claramente o atual tem bancos mais simples com suporte lateral menos pronunciado e regulagens fazendo sumir uma das melhores coisas do primeiro cruze sua posiçao de dirigir e bancos o motor e mais torcudo mas nao e mais girador e alegre como a gente gosta; na verdade nem podia ser apreciado de verdade assim se fosse porque so vem com cambio automatico um monte de brinquedos eletronicos tambem apareceu nele mas o interior nao parece melhor ou mais solido; apenas mais decorado e festivo um carro claramente que reverte ao modo antigo da gm melhor no papel na realidade menos satisfatorio e irrelevante o mundo mudou muito nesses dez anos ninguem mais quer carros todo mundo anda de suv a faixa onde competia desaparecendo quase que por completo e sinceramente uma pena porque o cruze original quando manual e especialmente sem couro nos bancos era uma promessa de um futuro melhor nao era um carro perfeito claro mas era memoravel aconchegado no banco que me segurava perfeitamente da nuca as coxas perto do volante e imobilizado por laterais que me seguravam perfeitamente entrar nele era sempre um prazer o motor e o cambio eram simplesmente uma delicia a embreagem e precisa e leve a alavanca esta alta numa posiçao perfeita e tem uma pega gostosa o curso da alavanca era perfeito e um cambio que levava um pouco adiante a excelencia de um sistema de cabo com contrapesos que me maravilharam pela primeira vez no vw polo pq24; torna a alavanca um instrumento de precisao e prazer impar leve precisa gostosa mas com inercia a troca e tao boa que como num ferrari antigo voce se pega trocando as marchas parado no sinal sem necessidade alguma e apesar do que se diz por ai o carro andava muito bem o motor puxando com boa força em todas as rotaçoes e especialmente suave ate os 3 500 rpm depois dessa rotaçao aparece um pouco de aspereza junto com um ronco mais forte mas tal coisa nao e uma desvantagem; o ronco e gostoso e entusiasmante a aspereza e pouca e nao incomoda nada e esse despertar do motor da uma personalidade ao carro que e muito legal o bicho grita com vontade animando a gente a andar mais rapido some isso a todo grip do mundo mesmo no molhado e se tem um carro familiar excelente para quem gosta de dirigir envolvimento mas com segurança ativa impecavel sim a direçao era leve demais remota demais e o carro podia perder uns 200kg para ficar mais alegre ainda sim mas era sim uma experiencia memoravel ao volante prometia para mim em 2012 um futuro melhor um dois litros e uma direçao mais bem calibrada era o que faltava para grandeza mas o mundo pedia cambio automatico motor pequeno e turbo e menos interaçao do motorista foi o que recebemos em troca esperava ainda algo do antigo no segundo cruze mas infelizmente nao e outra coisa totalmente diferente o banco plano com menos regulagens o motor potente mais sem personalidade alguma o sentimento permanente de eletrodomestico um carro sem personalidade ou alegria alguma de existir sera que e isso mesmo que o povo quer nunca saberemos a mania do suv faz uma nuvem aqui mas meu chute e que o fracasso de vendas da segunda geraçao do cruze nao e culpa so da diminuiçao de sua categoria o que e uma pena a promessa nao realizada de um futuro melhor e algo mais triste que o simples fim o cruze ainda e vendido aqui mas imagina se que nao por muito tempo; nos eua e passado que descanse em paz
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