nesta semana falamos sobre as diferenças entre o escort xr3 brasileiro e sua contraparte europeia um carro que e considerado bastante superior ao brasileiro por conta do motor mais potente mas que na verdade nao estava tao distante assim do nosso xr3 e sempre interessante ver as versoes estrangeiras de carros emblematicos que tivemos no brasil conhecer as diferenças comparar o que eles tem de semelhante e se for o caso lamentar sua ausencia em nosso mercado o chevrolet monza e um bom exemplo disto na europa eles tambem tiveram a versao sr mas ela tomou um rumo totalmente diferente do monza s/r brasileiro em mecanica visual e nomenclatura mudando de nome algumas vezes e sendo oferecida em diferentes tipos de carroceria vamos conhecer sua historia neste post versao brasileira nosso monza esportivo era um hot hatch apenas quando foi lançado em maio de 1982 o chevrolet estava disponivel exclusivamente como hatchback de duas portas e era vendido com uma versao carburada de 1 6 litro e 73 cv acoplado a uma caixa manual de quatro marchas um conjunto que na epoca foi visto como demasiadamente simples foi so no ano seguinte com a carroceria de tres volumes com quatro portas motor 1 8 de 86 cv e cambio de cinco marchas que o monza despertou seu verdadeiro potencial no mercado brasileiro tanto que entre 1984 e 1986 ele foi o carro mais vendido do pais sendo o unico seda medio a conseguir este feito embalada pelo sucesso do modelo a chevrolet decidiu lançar o esportivo s/r em 1985 ja como modelo 1986 valendo se de uma sigla que ja era usada havia tempos pela opel na alemanha o monza s/r pegava a carroceria hatch de duas portas e dava a ela um motor mais potente de 1 8 litro com carburador de corpo duplo 106 cv a 5 600 rpm e 15 6 kgfm de torque 4 000 rpm movido a etanol acoplado a uma caixa de cinco marchas o motor era capaz de levar o monza s/r de zero a 100 km/h em 12 1 segundos com maxima de 172 km/h [caption id= attachment_227529 align= aligncenter width= 800 ] foto monzeiros com[/caption] o monza s/r conservava o arranjo de suspensao do modelo mais comum com um sistema macpherson na dianteira e eixo de torçao na traseira porem com molas e amortecedores mais firmes ele tambem tinha rodas exclusivas de 14 polegadas calçadas com pneus 195/60 outros toques esteticos incluiam frisos mais grossos pintura preta na parte inferior da carroceria frisos vermelhos spoilers na dianteira e na traseira e farois auxiliares ja o interior tinha bancos recaro e um volante de menor diametro apesar do visual agradavel e do acerto mais firme da suspensao o desempenho do primeiro monza s/r deixava um pouco a desejar por isso para o ano modelo de 1988 a chevrolet deu a ele um motor de dois litros passando a 110 cv e 17 5 kgfm de torque com cambio de relaçoes mais proximas o novo monza s/r era capaz de ir de zero a 100 km/h em 11 5 segundos enquanto a velocidade maxima passava a 180 km/h apesar dos numeros satisfatorios o monza s/r nao conseguiu o mesmo sucesso de outros esportivos da decada de 1980 como os vw gol gt/gti/gts o passat ts/gts pointer ou o ford escort xr3 no brasil o monza que realmente fez sucesso foi o seda de duas ou quatro portas que foi vendido ate 1996 e tinha uma pegada mais luxuosa enquanto isto na europa o opel ascona c equivalente ao nosso monza foi lançado em 1981 na alemanha como seda de duas ou quatro portas hatch de duas ou quatro portas e perua a versao esportiva inicialmente se chamava sr sem a barra separando as letras como na versao brasileira e estava disponivel como seda e hatchback de quatro portas o motor de 1 6 litro era muito semelhante ao familia ii vendido no brasil porem com injeçao eletronica de combustivel 90 cv e 12 9 kgfm de torque em 1983 o ascona sr passou a usar um motor de 1 8 litro com 115 cv e 15 4 kgfm de torque adquirindo a alcunha ascona sr/e o e era de einspritzung injeçao eletronica em alemao no reino unido o opel ascona se chamava vauxhall cavalier a versao esportiva seguia exatamente a mesma logica a versao carburada se chamava vauxhall sr passando a sri com a chegada da injeçao eletronica de sr para gt nao demorou muito para que a opel promovesse uma reestilizaçao no ascona c em outubro de 1984 a versao esportiva passou a se chamar ascona gt na europa continental no reino unido o sobrenome sri permanecia no vauxhall cavalier [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 227517 227518 ] com uma grade diferente de qualquer versao vendida no brasil e decoraçao mais discreta o ascona gt continuava sendo oferecido como hatchback de quatro portas os europeus nao tiveram a carroceria hatch de duas portas em nenhum nivel de acabamento enquanto o seda estava disponivel com duas ou quatro portas a novidade ruim em termos de desempenho era a adoçao de um catalisador que reduziu a potencia do motor para 100 cv e o torque para 14 3 kgfm foi em setembro de 1986 que a opel deu ao ascona c uma nova reestilizaçao que deixou o carro parecidissimo com o desenho adotado no chevrolet monza dois anos depois em 1988 e foi ali que surgiu o ascona gt mais potente de todos inicialmente o motor 2 0 era um familia ii de 115 cv e 17 8 kgfm mas no fim de 1987 a opel lançou o ascona gt/sport enfim um ascona realmente potente ele era o unico equipado com o motor 2 0 com injeçao bosch motronic 4 1 denominado 20seh com 130 cv a 5 600 rpm e 18 4 kgfm de torque a 4 600 rpm acoplado a uma transmissao manual de cinco marchas o motor do ascona gt/sport era capaz de levar o carro de zero a 100 km/h em 9 5 segundos com velocidade maxima de 195 km/h o visual fazia a linha esporte fino com decoraçao esportiva mais discreta ate mesmo que a do monza s/r ele so foi vendido entre 1987 e 1988 sempre como seda ou hatchback de quatro portas e e uma das versoes mais raras do ascona c que diferentemente do nosso monza jamais chegou a decada de 1990 da mesma forma que no brasil porem o opel ascona c nao ficou conhecido por suas versoes esportivas e sim pelos modelos mais luxuosos e melhor equipados e ja 1989 o ascona foi substituido pelo opel vectra a igual ao carro que começou a ser vendido no brasil em 1993
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