em 1998 no auge da renovaçao do mercado brasileiro iniciada apos a abertura das importaçoes em 1990 e acelerada a partir de 1994 pelo novo plano economico do entao presidente itamar franco a chevrolet se aventurou em um segmento que praticamente nenhuma grande fabricante havia explorado ate entao os cupes compactos o segmento ate entao era formado apenas pelos importados toyota paseo e mazda mx 3 enquanto isso na europa a opel produzia desde 1994 um cupe derivado do corsa b 4200 o mesmo que revolucionou o segmento dos populares no brasil naquele 1994 com um cambio relativamente favoravel e um produto competitivo a gm do brasil apostou no mesmo sucesso atingido nos anos anteriores pelo calibra e em 1998 trouxe o tigra para o brasil o carro foi importado por pouco menos de dois anos começando no inicio de 1998 e estendendo se ate meados de 1999 naquele mesmo 1998 o real entrava em sua primeira crise no total foram trazidos pouco mais de 2 500 exemplares do tigra todos com o motor 1 6 16v de 106 cv compartilhado com os corsa gls da epoca mas nao com o gsi vendido no brasil ate o ano anterior 1997 a diferença era de 9 cv a menos resultado da taxa de compressao mais baixa que no motor do esportivo mesmo assim o desempenho era satisfatorio com a aceleraçao de zero a 100 km/h cumprida em 10 segundos e velocidade maxima alem dos 200 km/h uma marca admiravel para um modelo dessa potencia possibilitada pelo coeficiente aerodinamico 0 31 alem disso o tigra compensava a menor potencia com dois elementos muito desejaveis em um esportivo visual ousado e comportamento dinamico o visual tinha uma dianteira baixa quase em forma de cunha sem grade entre os farois materializando o fluxo aerodinamico do carro as laterais eram lisas como ditavam as tendencias de futuro imaginadas naquela epoca na traseira outro toque de modernidade e ousadia um vigia envolvente como componente estrutural da tampa do porta malas que deixava o interior iluminado e concretizava a pegada esportiva proposta pelo carro o comportamento dinamico por sua vez tinha pedigree o conjunto de suspensao foi desenvolvido com consultoria da lotus que na epoca pertencia a gm e nao foi apenas isso o que o tornou diferente do gsi em termos de handling o capo baixo exigiu o recuo do motor trazendo o para mais proximo do centro do carro enquanto a tampa traseira com o vidro grande envolvente e pesado equilibrou a distribuiçao de massa o resultado foi um carro bem mais afiado que o corsa por que voce quer um chevrolet tigra bem alem de ele ter um 1 6 16v esperto um comportamento dinamico de primeira e um visual interessante tambem ha a questao de ele ser um modelo relativamente raro no brasil afinal foram trazidas apenas 2 618 unidades — muitas destas ja sepultadas nos ferros velhos e desmanches brasil afora outra razao e que ele esta entrando na casa dos 25 anos o que significa que ele ainda esta no inicio da rampa de valorizaçao que todo esportivo sobe a medida em que começa a atrair colecionadores e entusiastas interessados em um carro para curtir no fim de semana ainda e possivel encontrar bons exemplares a preços atraentes mas como sao escassos essa janela nao devera ficar aberta por muito tempo por ultimo se voce procura uma base para um projeto de preparaçao o tigra tambem e uma boa pedida justamente pelo handling e pela intercambio de peças com outros modelos da gm como voce vera mais adiante colaboraram com este guia rogerio fidelis proprietario fernando moreno proprietario marcos rainier de sa proprietario paulo hennenberg proprietario e o clube tigra sp qual versao comprar o tigra chegou ao brasil em 1998 como versao unica porem com dois pacotes de equipamentos diferentes todos eles tem bancos de tecido e todos vieram da europa da planta de zaragoza onde eram fabricados pela opel com rodas de aço estampado usadas na versao de entrada europeia na gm do brasil eles recebiam os emblemas chevrolet e as rodas de liga leve de 14 polegadas as mesmas do kadett gls a principal diferença dos dois pacotes esta na presença do abs e do airbag do passageiro os modelos sem abs tinham airbag apenas para o motorista os modelos com abs tinham airbag duplo todos os modelos oferecidos no brasil foram 1998 ou 1999 os primeiros foram 1997/1998 e os demais 1998/1998 1998/1999 e 1999/1999 as unicas diferenças dos modelos 1998 para os 1999 sao as maçanetas que sao pintadas na cor da carroceria nos modelos mais novos dito isso fica claro que os modelos com maior potencial de valorizaçao sao os modelos 1999/1999 porque foram produzidos e importados somente em janeiro e fevereiro daquele ano — em março a importaçao cessou depois deles os mais raros sao os 1997/1998 os modelos com abs e airbag duplo sao mais raros que os com airbag do motorista portanto os 1999/1999 com airbag duplo e abs tendem a ser os mais valorizados se voce quer um tigra como investimento estes sao os recomendados os demais se equivalem entao e apenas uma questao de querer ou nao um tigra com abs preços medios no inicio de 2020 conversei com vendedores e colecionadores para montar uma lista de 17 carros com potencial de valorizaçao nos proximos anos o tigra estava entre eles porque como disse antes ainda esta no inicio da rampa de valorizaçao os exemplares mais conservados ainda nao estao muito acima da faixa dos r$ 30 000 e os exemplares menos cuidados ainda estao na casa dos r$ 12 000 a r$ 15 000 os preços medios por um exemplar em bom estado mas que precisa de revisao e eventualmente algum reparo variam entre r$ 20 000 e r$ 25 000 em que ficar de olho carroceria/exterior aqui ha quatro pontos criticos sendo o mais evidente deles o vidro traseiro embora ele nao seja o item mais dificil de se conseguir alem do vidro os farois e lanternas sao algo que exige atençao assim como as portas os para choques e as saias laterais o conjunto optico original e feito pela valeo muitos modelos ja foram personalizados e modificados perdendo sua originalidade tem que ter cuidado nesse sentido um item que eu prestei muita atençao na hora de comprar foram os farois dianteiros pois alguns modelos que eu vi ja nao eram originais explica paulo hennenberg proprietario de um tigra 1998 o vidro apesar de parecer um pesadelo e relativamente dificil de se quebrar quantas vezes voce ja quebrou um para brisa traseiro e razoavelmente facil de se encontrar caso seja necessario ha muitos tigra em desmanches entao e possivel encontrar peças nestes carros explica marcos rainier de sa proprietario de um tigra 1998 uma boa pedida pode ser comprar um vidro reserva e deixa lo guardado os itens mais raros contudo sao os componentes do bodykit — para choques e saias laterais por serem peças feitas para proteger a estrutura de impactos os modelos em desmanches geralmente tiveram estas peças danificadas e nao houve produçao de marcas paralelas como o conjunto optico encontrar um para choques em bom estado e quase impossivel e os que achei tinham preços absurdos alem disso o bigodinho do para choques e o mais insano mesmo a preços absurdos ele e disputado a tapas pelos proprietarios quando aparece um conta rogerio fidelis proprietario de um tigra 1998 as saias laterais sao frageis e muitos carros as tem quebradas as travas da parte de baixo sao exclusivas do tigra e alem disso a parte na saia começam a quebrar ficando sem nenhum ponto de fixaçao e caindo parte da culpa das oficinas que apoiam as sapatas do elevador de modo errado e forçam a fixaçao das saias as saias laterais azem parte da carroceria porem sao feitas de plastico e uma parte das travas e especifica do tigra a outra parte compartilha com astra e monza vejas se elas estao bem fixas ao carro e se possivel se todas as presilhas estao integras o unico parafuso que deve estar presente fica na ponta fixando a com o para barros dianteiro explica fernando moreno proprietario de um tigra 1998/99 outro ponto de atençao e a calha de agua da tampa traseira ela tem uma saida de agua de cada lado e e muito comum com o tempo entupir se isso acontecer toda a agua começa a entrar por baixo dos forros do porta malas entao sempre que for lavar o carro e bom pegar um arame e passar por ele pra remover sujeira dali ele vai sair na roda traseira explica rogerio a regiao contudo nao chega a ter problemas de corrosao acabamento interno o primeiro ponto de atençao no interior do carro e o painel do ar condicionado apesar de parecer igual o painel do corsa existem alguns detalhes no mecanismo central que sao especificos do tigra verifique se o acionamento do ar condicionado funciona corretamente tambem veja se o acionamento do desembaçador esta funcionando ainda no painel veja tambem se o display no topo do tabelier exibe os pontos corretamente caso esteja com algum pixel queimado ou completamente desativado voce tera que procurar o de outro tigra ou o de algum corsa melhor equipado no banco traseiro as travas dos encostos e assentos ambos bipartidos costumam enferrujar verifique ambas e aproveite para ver se o acesso a bomba de combustivel esta em bom estado e veda corretamente na tampa traseira devido ao peso do vidro ocorrem dois problemas comuns a guarniçao acaba rasgando e causando ruidos e os amortecedores de acionamento perdem a eficiencia a guarniçao embora exclusiva pode ser substituida por duas do corsa wagon ja o amortecedor e mais dificil de se encontrar as adaptaçoes nao ficam bem feitas e o recondicionamento das peças tem uma durabilidade muito menor que a original motor/transmissao e o mesmo do corsa gls 1 6 16v porem o sistema de arrefecimento e diferente alguns componentes podem ser adaptados contudo e ha peças iguais com numeros diferentes entao e preciso comparar visualmente eu moro no interior de mg e todas as juntas filtros buchas eu achei aqui mesmo e nao sao caras e quase tudo compartilhado com os corsa 16v explica rogerio suspensao originalmente usa amortecedores com mais carga mas para reposiçao e possivel usar os amortecedores de corsa celta ou prisma que tem cargas diferentes as molas dianteiras tem o mesmo comprimento das usadas no corsa mas as traseiras sao proprias e a do corsa deixa a traseira demasiadamente elevada dicas de preparaçao por fernando moreno um upgrade comum para tigra/corsa gsi que modifica o coletor de admissao basicamente diminuindo a entrada ate a tbi e tambem o comprimento dos runners do coletor como resultado o motor perde um pouco de torque em baixa porem ganha muita potencia em altas rotaçoes contudo e uma peça bem dificil de ser encontrada hoje em dia e requer um retrabalho na rosca da tbi quanto aos freios um primeiro nivel de upgrade seriam os discos frisados e pastilhas tipo ebc com isso o freio ja suportaria tranquilamente um track day em interlagos se o motor estiver original ou com poucos upgrades para um comportamento mais arrojado um bom upgrade e a adoçao de pinças e discos de astra/vectra de 280mm ou entao um mais parrudo com pinças e discos de vectra cd de 288mm porem este ultimo requer a re furaçao e centralizador para o disco nas rodas traseiras a instalaçao de discos de freio e a melhor opçao a soluçao mais comum e usar o kit do kadett gsi com um pequenoretrabalho nos eixos um suporte para a pinça e o cabo de freio de mao do kadett onde encontrar peças as peças mecanicas majoritariamente compartilhadas com o corsa podem ser encontradas em boas lojas de peças ou no mercado livre tambem e possivel recorrer ao site peças on line caso voce tenha o numero da peça part number ou pn para encontrar o numero da peça uma opçao recomendada pelos proprietarios e o catalogo eletronico de peças da chevrolet ou cep chevrolet como seu nome sugere ele e um catalogo eletronico que pode ser baixado e armazenado localmente os foruns e grupos dedicados aos modelos da gm normalmente disponibilizam um link para download por ultimo para as peças mais dificeis a dica e procurar nos desmanches e anuncios de sucata no mercado livre facebook marketplace e olx depoimentos rogerio fidelis o tigra e o carro urbano perfeito nao e dificil manter ele em perfeito estado mecanico e bem economico e muito agil na cidade o motor vai bem em giro baixo mas brilha mesmo nos giros altos parece ate outro carro quando quiser fugir da cidade qualquer estrada sinuosa vira um atrativo para velocidades proibitivas e ele contorna com maestria talvez seja a maior qualidade dele o entre eixos curto o peso baixo e a dinamica fazem dele um devorador de curvas muito acessivel pra quem estiver procurando um projetinho diferenciado que chama atençao pelo visual e nao entrega a idade que tem para os mais desatentos marcos rainier de sa o tigra entrou na minha vida de maneira inesperada apos a procura de um carro para uso diario e para viagens comprado em sociedade por mim e pela gabriela o tigra acabou sendo o unico carro que atendeu tudo que a gente buscava um modelo completo com manutençao simples baixo consumo de combustivel boa dirigibilidade e entusiasta e gm claro um cupe 2+2 de duas colunas importado que cabe apenas adultos de estatura media nos bancos da frente e apenas crianças nos traseiros nao parece algo muito sensato para um daily ou carro de estrada porem para um casal com um cachorro o carro esta atendendo de maneira formidavel me deixando com um sorriso no rosto toda vez que estou atras do volante o handling do tigra que tem um centro de gravidade mais baixo e mais para tras em relaçao ao corsa b gm4200 e sem duvidas o item de destaque do modelo que aliado ao peso na casa dos 1030kg e ao motor honesto e alegre um parceiro de viagem sempre presente entregando tudo que pode tornam a experiencia ao volante algo agradavel em qualquer situaçao seja no transito diario em uma estrada sinuosa de serra ou em uma viagem longa ja fizemos sao paulo argentina sao paulo com ele quase 4000km as peças de acabamento externo sao dificeis de encontrar o ar condicionado nao gela tao bem como outros carros nacionais a potencia entregue nao e de um esportivo atual com toda certeza porem nada disso e capaz de diminuir o brilho que o pequeno notavel cupe hispano germanico nos entrega afinal para um casal entusiasta so uma coisa realmente importa a experiencia ao volante fernando moreno tenho o tigra desde abril/2009 a compra dele aconteceu parte por uma oportunidade onde a loja aceitaria meu antigo carro tambem nada comum suzuki swift 1 0 3 cil e parte pela minha paixao pelo carrinho que desde criança lembrava de ve lo em outdoors e sempre achei um design bem bonito na epoca da compra eu havia acabado de entrar num clube de carros que promovia trackdays entao minha vontade entrar com o bichinho na pista começou antes dele entrar na garagem entrei com ele na pista a primeira vez num pro solo e pude sentir que o carrinho e bem esperto e divertido antes de ir pra interlagos precisei infelizmente fazer freios e suspensao coloquei pneus slick da copa clio faceis de encontrar na epoca e consegui virar 2 19 apesar do motor todo original o comportamento dele na pista e bem neutro mesmo com a suspensao ja modificada as caracteristicas originais apresentadas no lançamento do carro nao mudaram para mim muito bom de curva depois de alguns anos andando com ele original fiz o upgrade na admissao com o powerbox e melhorou bem o comportamento do motor mas algum tempo depois acostumei com a potencia e começava a pensar em mais upgrades por fim acabei fazendo o swap para o motor 2 0 16v do calibra que pode ser visto no flatout midnight e desde entao nao voltei com ele para a pista ainda mas imagino que tenha ficado bem divertido ja que na rua ainda me surpreendo com ele https //www youtube com/watch v=rmwxq aby6y no geral eu gosto muito do carro mas se me perguntarem se eu faria de novo a resposta seria negativa por mais que eu goste do carro como ele e hoje e nao querer me desfazer dele justamente por conhecer todos os problemas do carro saias laterais e o problema que mais me incomoda alem do problema de escassez de peças de acabamento para quem quer comprar o tigra recomendo apenas se voce gostar muito dele e tiver disposto a a correr atras das peças certas para nao fazer ou nao deixar fazerem gambiarra tenha em mente que e um carro diferente mas nao e de outra galaxia entao ele nao abre a porta como lamborghini nao tem tela multimidia de 10 nao tem muitas comodidades que voce encontra em carros mais modernos ou seja nao tente tornar ele um carro que ele nao e curta o como ele foi concebido na sua epoca com upgrades relevantes de performance ou segurança
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.