feliz ano novo prezados flatouters como sempre a virada de ano tambem traz uma serie de carros antigos que podem ser importados para o brasil por completarem 30 anos ate 2020 nossa lista trazia os carros que finalmente poderiam ser trazidos ao brasil porque tivemos importaçoes fechadas entre 1976 e 1990 o que deixou muita coisa legal fora do nosso mercado a partir de 2020 a lista passou a trazer carros que nao foram importados oficialmente quando ainda em produçao — o lamborghini diablo foi um deles ja era possivel traze lo novo mas pouquissimas unidades rodavam por aqui como no ano passado e desde entao a lista sera diferente trazendo apenas carros que nao foram vendidos oficialmente no brasil ou que tiveram pouquissimas unidades importadas quando novos tambem ha outro ponto importante neste novo cenario de classicos dos anos 1990 o pareamento de preços com o mercado global quando voce nao pode importar um produto seu preço sera definido pela oferta local um exemplo e o audi rs2 que nunca foi vendido nos eua quando novo e so pode ser importado a partir de 2019 quando completou 25 anos mas imagine que alguem tivesse conseguido colocar um deles nos eua em 1994 — um diretor da audi por exemplo qual seria o valor do carro voce nao pode importar e ele nao e mais vendido novo para ter um desse era preciso esperar 25 anos ou pagar o preço cobrado pelo unico exemplar disponivel no mercado interno quando o mercado volta a se abrir o que acontece nos eua depois de 25 anos e no brasil depois de 30 anos o valor dos carros no pais passa a acompanhar o valor do mercado internacional porque agora voce tem a opçao de importar o carro se nao quiser aquele que o sujeito tem aqui dentro isso ajuda a reduzir o preço de carros que ficaram extremamente raros pelo baixo volume de importaçao um lamborghini diablo no brasil custava o que o dono pedisse por ele ate 2020 depois disso seu preço interno passou a ser limitado pelo custo do carro no mercado internacional mais despesas de importaçao falando nelas como vamos mencionar o valor aproximado em real cabe aqui uma explicaçao de como as despesas sao calculadas o valor considerado pela receita federal e o valor aduaneiro ou seja o valor do carro acrescido do valor do frete e do seguro sobre este valor incide o imposto de importaçao de 35% depois o valor aduaneiro acrescido do imposto de importaçao e usado como base de calculo para o ipi que no caso de todo os carros desta lista e de 25% em seguida o valor parcial e usado como base de calculo para o icms que varia de acordo com a lei estadual mas considerei 12% aqui por ser a aliquota mais alta para carros usados no fim fazemos a conversao com a cotaçao atual do dolar considerada a r$ 6 20 ferrari f50 vamos começar com o mais valioso dos carros que podemos importar em 2025 a ferrari f50 ela nao e a mais querida da linhagem de supercarros da ferrari mas e a segunda mais rara delas atras apenas para a 288 gto com apenas 351 unidades produzidas entre 1995 e 1997 a 288 gto teve 272 unidades https //flatout com br/ferrari f40 e f50 em araxa dissecamos os detalhes da dupla mais exclusiva do brasil/ somente uma delas foi trazida ao brasil na epoca um dos primeiros exemplares produzidos — um dos dois modelos pre serie — que foi usado em fotos de divulgaçao e apresentado em alguns saloes o carro foi trazido pelo empresario chines lawrence pih na epoca e trocou de maos algumas vezes antes de integrar o acervo do museu carde em campos do jordao/sp foi o carro no qual pegamos uma carona em 2017 apesar da baixissima produçao nao e raro ver uma f50 a venda — nos ultimos cinco anos ao menos uma deles foi leiloada em eventos na europa e eua sem contar as vendas privadas essa presença frequente nos leiloes indica que finalmente a ferrari f50 esta ganhando o reconhecimento que uma ferrari com suas caracteristicas deveria ter afinal em qual planeta uma ferrari com motor v12 estrutural derivado da formula 1 com carroceria de fibra de carbono e cambio manual de seis marchas e menosprezada pelos colecionadores so no planeta em que a ferrari f40 acabou de sair de linha como era o mundo em 1995 nao havia razao para um carro tao raro e especial ser deixado de lado e sua valorizaçao era apenas uma questao de tempo tanto que ela foi uma aposta de um dos proprietarios da f50 brasileira que a comprou por um preço inacreditavel hoje em dia — nao vou mencionar o valor por uma questao de privacidade do proprietario a maior evidencia desta valorizaçao e a curva de preços e o valor recorde obtido no leilao da rm sotheby s em monterey no ano passado o exemplar 47/349 com menos de 9 000 milhas foi arrematado por us$ 5 500 000 nos ultimos cinco anos o menor valor pago por uma f50 foi us$ 2 100 000 mas o preço medio das f50 gira na casa dos us$ 4 000 000 considerando o calculo mencionado mais acima estamos falando de mais de r$ 50 000 000 alfa romeo gtv quando se fala em gtv o que vem a mente e a versao esportiva do tipo 105 o classico dos anos 1960 certo talvez se voce for mais excentrico e o gtv derivado do alfetta que o mao gravou outro dia em um video exclusivo para os membros do clube flatout o que e quase certo e que pouquissima gente lembrara do gtv derivado do alfa romeo spider dos anos 1990 o tipo 916 https //flatout com br/cinco alfa romeo gtv que voce nao conhecia/ quem ja era entusiasta nos anos 1990 certamente lembra da chegada do alfa romeo spider v6 substituindo o modelo classico na epoca com uma maquiagem carregadissima para esconder a exaustao do projeto — entao com quase 30 anos aquele novo spider era parte do plano de renovaçao da alfa romeo mantendo sua tradiçao de cupes e roadsters claro ele era radicalmente diferente do alfa romeo tradicional como conhecemos — usando a plataforma fiat tipo due ele tinha motor cambio e traçao na dianteira mas ele era uma aposta da alfa romeo de que os modelos da marca embora compartilhassem a plataforma com os fiat e lancia poderiam se destacar pelo design e pelos motores exclusivos da marca a estrategia funcionou ao menos no começo ambos foram bem sucedidos e tiveram uma serie de versoes especiais com motores de ate 240 cv e cambio manual de seis marchas fora a quantidade de premios concedidos pela imprensa europeia na epoca do lançamento por alguma razao inexplicavel a fiat optou por nao oferecer o gtv no brasil o que e uma tragedia historica para os fas da marca no brasil pois o gtv e notadamente superior que o spider uma vez que tem o mesmo conjunto mecanico mas com um acerto de suspensao menos complacente devido a rigidez da carroceria fechada agora passados 30 anos finalmente somos autorizados a corrigir esse erro e trazer o gtv para o brasil os carros foram apresentados em 1994 mas as vendas começaram somente em março de 1995 — o que significa que a variedade de modelos e versoes ainda e um tanto limitada neste ano mas nao deixa de ser interessante afinal logo de cara naqueles nove meses de 1995 o gtv foi oferecido com o motor 2 0 twin spark de 150 cv — o mesmo que conhecemos aqui no 145 e no 155 — e tambem com um 2 0 v6 turbo de 202 cv que foi exclusivo do cupe nao sao carros leves — o gtv pesa entre 1 300 kg e 1 400 kg — mas com o motor quatro cilindros a aceleraçao de zero a 100 km/h e feita em 8 5 segundos e a velocidade maxima e 210 km/h o v6 turbo chega aos 100 km/h em 7 3 segundos e acelera ate os 235 km/h como nao e um carro dos mais cobiçados pelos alfistas ele tambem e relativamente acessivel um modelo 2 0 ts em bom estado custa cerca de € 10 000 enquanto o turbo mais raro mas bem mais interessante saira por cerca de € 15 000 considerando o calculo de taxas e impostos alem do cambio estamos falando de cerca de r$ 230 000 leia tambem https //flatout com br/icones dos anos 1990 alfa romeo spider e gtv/ ferrari f355 challenge em 1995 logo que a ferrari lançou a f355 ela passou a oferecer a versao de pista para seus clientes que quisessem se manter no programa challenge iniciado em 1993 com a ferrari 348 originalmente a 348 era convertida para uso em pista pela fabrica embora mantendo a homologada para uso nas ruas — o carro recebia freios de competiçao volante de saque rapido uma nova pedaleira bateria menor e reposicionada suspensao recalibrada e fundo plano para efeito solo alem de bancos e cintos de competiçao e uma gaiola de proteçao integral https //flatout com br/ferrari challenge a evolucao da linhagem de pista de maranello/ a partir de 1995 a conversao passou a ser feita pelas concessionarias e era extensa o bastante para impedir a 355 de rodar nas ruas o motor continuava com os mesmos 380 cv da versao de rua assim como o cambio manual de seis marchas mas o interior era completamente modificado com bancos cintos e gaiola de competiçao um sistema supressor de incendio e botao para cortar o fornecimento de combustivel killswitch a embreagem era de competiçao bem como o sistema de escape as rodas de liga leve de 18 polegadas exclusivas da f355 challenge abrigavam freios brembo com discos de 14 similares aos da ferrari f40 os carros ainda tinham suspensao com buchas solidas e molas mais firmes dutos de resfriamento para os freios e volante de saque rapido um detalhe interessante motor cambio e suspensao eram selados pela ferrari impedindo que os proprietarios alterassem o conjunto como era um programa especial voltado somente a clientes da ferrari nao ha muitas 355 challenge por ai — foram feitas apenas 108 delas mas curiosamente e relativamente facil encontrar uma a venda — e elas nao custam tanto quanto voce pode imaginar afinal sao carros que podem ser usados exclusivamente em autodromos e locais fechados e que foram usados em ambiente de competiçao por isso quanto um destes aparece a venda ele custa em torno de us$ 150 000 embora o valor recorde pago pelo carro tenha chegado aos us$ 235 000 usando o metodo de calculo mencionado la no começo do texto temos algo na faixa dos r$ 3 000 000 nissan skyline gt r r33 ha exatamente 30 anos em 6 de janeiro de 1995 a nissan apresentava ao mundo a terceira geraçao moderna do skyline gt r conhecida pelo codigo r33 o carro apostava na evoluçao da receita bem sucedida de seus antecessores em vez de revolucionar o mercado como fizera em 1989 e como faria em 2007 https //flatout com br/as duas revolucoes do nissan gt r/ o estilo ganhou mais curvas em consonancia do que se via naquela metade dos anos 1990 e o conjunto mecanico ganhou apenas atualizaçoes de confiabilidade e resistencia mantendo o motor seis em linha biturbo rb26dett de seu antecessor o cambio manual de cinco marchas e o sistema de traçao integral tambem foram mantidos mas agora sob um capo de aluminio em todas as versoes naquele 6 de janeiro nao foi apenas o gt r basico que foi posto a venda a nissan tambem lançou a victory spec ou v spec como seria conhecido que recebia suspensao recalibrada com altura de rodagem mais baixa e uma nova configuraçao do sistema de traçao integral exclusiva da versao e batizada attesa e ts pro com diferencial ativo de deslizamento limitado como voce deve saber o r33 nunca foi vendido oficialmente para fora do japao — embora reino unido e australia o tenham importado de forma independente por isso ele tambem nunca foi produzido com volante na esquerda o que o impedia de ser vendido nos eua no brasil e na europa continental agora com os 30 anos completos ele ja pode ser importado e licenciado no brasil pois nossa legislaçao preve exceçao para veiculos de mao direita que tenham mais de 30 anos https //flatout com br/nissan gt r r33 nasce um novo rei de nurburgring/ a boa noticia e que como foram feitos mais de 16 000 exemplares do modelo seu preço medio nao chega aos us$ 70 000 no mercado internacional algo em torno de r$ 900 000 com impostos e tudo mais — embora os modelos mais caros de series especiais ja tenham passado de 200 000 o que indica uma potencial valorizaçao futura dos r33 porsche 993 carrera rs ele foi construido somente em 1995 e 1996 com um motor aspirado de 3 8 litros e 300 cv e mais que um capitulo na historia do carrera rs ele e o modelo que ligou o carrera rs classico ao gt3 moderno alem de ser o ultimo dos rs aircooled https //flatout com br/os 50 anos do porsche 911 carrera rs e seus sucessores/ na carroceria o capo era feito de aluminio as janelas laterais usavam vidro mais fino e ate mesmo os lavadores de farol foram removidos para reduzir o peso por dentro so ficaram os bancos dianteiros um carpete mais fino os paineis de porta planos com a lingueta de tecido atuando como maçaneta e os bancos esportivos freios suspensao cambio tudo foi mantido como no carrera rs 3 8 964 tanto que o peso e praticamente o mesmo — 1 280 kg a diferença e que o carrera rs 3 8 da geraçao anterior 964 foi uma serie especial de apenas 90 unidades enquanto este 993 foi uma versao regular com 1 014 unidades ou seja voce nao precisa disputar um destes nos leiloes mais concorridos do mundo — o que nao significa que eles sejam mais acessiveis com ao menos um exemplar trocando de maos por ano nos ultimos cinco anos os 993 carrera rs custam em media us$ 370 000 proximo de r$ 5 000 000 e tem como valor recorde us$ 580 000 atingidos em um leilao da collecting cars nos eua em fevereiro de 2024 apesar do recorde recente a curva de preços se manteve bastante plana esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans] nos ultimos cinco anos
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