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Técnica História

Cinco e seis válvulas por cilindro: o que deu errado?

Steve Dinan, o preparador americano famoso no trabalho com BMW’s, fez uma certa vez um resumo bastante interessante sobre os motores de combustão interna: "Existem basicamente três maneiras de gerar mais potência em um motor. Tornar o motor maior, girar mais ou aumentar a pressão do cilindro". É isso. O motor à combustão tem funcionamento análogo ao de uma bomba de ar; quanto mais ar passa por ele, maior a potência. Então o fluxo de ar (mistura aqui), a parte de tamanho, quantidade e formato das válvulas e dutos é fácil de entender: quanto maior área de passagem e menos curvas e restrições, maior o fluxo de ar, maior a potência. Isso permite mais rpm, e maior velocidade de bombeamento também resulta em mais ar bombeado, mais potência. É o “girar mais”. Aumento de cilindrada é ainda mais fácil de explicar: aumenta-se o tamanho dos pistões e seu curso, e se tem uma bomba que desloca mais volume de ar a cada volta do virabrequim. Pressão é menos intuitivo. Mas é fáci