ja foi dito que tanto deus quanto o capeta estao nos detalhes; mas ambas citaçoes ficom melhores com o aposto mas tambem e onde esta a salvaçao um motorista profissional seja ele o cara que te leva para o trabalho todo dia junto com mais 39 pobres almas sofredoras resignadas num mercedes benz of 1724 seja o cara que leva apenas his lordship sozinho na traseira de um mercedes maybach seja o piloto de um mercedes amg petronas w13 na temporada de formula 1 de 2022 nao se preocupa com os detalhes sobre os quais falaremos aqui hoje para ele o carro e uma mera ferramenta e os resultados e que interessam; sim varios detalhes sao importantes para a conduçao do seu trabalho chegar ao resultado esperado mas e o resultado final mensuravel que interessa nao os detalhes que falamos aqui sao detalhes que transformam e transcendem os carros; coisas que so gente para os quais eles sao mais do que numeros resultados funçao gente para quem o automovel transcendendo a inerte chata e francamente irrelevante funçao basica de soluçao de transporte e mais gente para quem o automovel e uma expressao de nossa alma e as botas aladas que nos impulsionam muito adiante desta vida diaria comezinha detalhes para nos importam muito e nao por alguma vaidade espuria de gente que ve eles como um investimento e simbolo de riqueza; porque mudam o que o carro e ou significa um exemplo claro em 2013 comprei um cruze de primeira geraçao zero km a imagem que vem a nossa cabeça e a de um taxi sem graça um seda automatico letargico um convite ao sonambulismo volante mas alguns detalhes fizeram toda a diferença ao especifica lo primeiro nao era sedan e sim o hatch a cor era vermelho bombeiro solido o cambio manual alem de fazer o carro mais barato o transformava totalmente o motor mostrava uma vida e um apetite para altas rotaçoes completamente ausente do carro com o infinitamente mais popular automatico ate os bancos mais baratos revestidos de tecido mudavam tudo no couro o banco era duro e inflexivel; com tecido era de um conforto supremo firme mas macio e que apoiava as costas desde o apoio de cabeça ate o joelho e com bom suporte lateral a qualidade visual e de tato deste tecido era pessima parecendo la de ratazana chinesa mas nao se pode ganhar todas ne o fato e que cor carroceria cambio manual e banco de tecido transformaram completamente o carro e assim acontece nao so com este carro mas com a maioria deles; pense se o seu carro em sua garagem pode ser definido apenas se dizendo a marca e o modelo; ate um arrepio percorre a espinha quando falamos isso no frigir dos ovos e tudo detalhe e so que bem detalhes importam mesmo nao e frescura nao e e tentando provar isso que preparamos esta pequena lista ferraris em si so sao carros especiais todos eles nunca foi feito um ferrari menos que sensacional embora ao dizer isso um arrepio gelado percorra minha espinha devido ao iminente lançamento de um urgh suv com a marca mas alguns ferraris sao ainda mais especiais que os outros e nao por encomendas especiais estrambolicas; por seus maravilhosos detalhes especiais a eles ferrari dino 246 gtb/gts chairs and flares sim os dino 206 e 246 sejam eles gran turismo berlinetta gtb ou gran turismo spider gts nao sao ferraris; dino originalmente e uma submarca os ferrari junior; dino e o apelido carinhoso do precocemente falecido filho unico de enzo ferrari e laura garello ferrari mas nem a ferrari se preocupou muito de separar as marcas na epoca fora os logotipos; os carros eram vendidos nas lojas de ferrari eram chamados de ferrari dino ate pelos funcionarios da fabrica e produzidos em maranello ao lado dos carros de v12 dianteiro que usavam o simbolo do cavalo preto empinando no fundo amarelo na geraçao seguinte ja tinham virado ferraris de logotipo pois sempre foram ferraris de fato [caption id= attachment_312104 align= aligncenter width= 999 ] chairs[/caption] os 246 gtb/gts eram carros sensacionais preço acessivel concorrentes dos porsche 911 um magnifico v6 projetado e construido na fiat por lampredi mas com toda alma da ferrari em seu funcionamento e especificaçao; aurelio lampredi podia agora ocupar um alto cargo na fiat mas aprendeu seu oficio e ficou famoso fazendo v12 em maranello o v6 era transversal central e traseiro o desenho da carroceria magnificamente cheio de curvas sensuais femininas o cambio manual era operado por uma fina alavanca cromada em cima da qual estava uma bola preta brilhante com a posiçao das marchas em baixo relevo branco e em sua base uma grelha metalica cromada nao deixava duvidas do caminho da alavanca as trocas de marcha sao acompanhadas de um bem lubrificado cle cleck positivo e metalico coisa de suspirar e grunhir de prazer mesmo [caption id= attachment_312106 align= aligncenter width= 999 ] flares[/caption] a versao mais desejada e rara do carro e a chairs and flares um pacote opcional que contava com rodas campagnolo de aluminio em aro 14 paralamas alargados flares e os desejaveis bancos tipo concha no estilo do ferrari 365 gtb/4 daytona exatamente quantas sairam de fabrica assim e desconhecido algo entre 91 e 30 mas de qualquer forma sao rarissimas ferrari 308 gtb vetroresina [caption id= attachment_312118 align= aligncenter width= 999 ] si la vettura de niki e di vetroresina [/caption] outro dino existiu alem do 206/246 gt o 308 gt4 era v8 3 litros e quatro lugares e contemporaneo da berlinetta seu motor era previsto para equipar o substituto do dino 246 gtb mas quando ele chegou a submarca dino ja tinha desaparecido conhecemos este substituto com uma ainda mais incrivel carroceria pininfarina como o ferrari 308 gtb/gts alem de mais bonita as 308 eram um salto adiante em potencia o pequeno e compacto v8 dohc de duas valvulas por cilindro respirava por um quarteto de weber 40 dcnf para dar 255 cv a 7500 rpm um salto consideravel o dino nao chegava a 200 cv como foi concebido como um dino e nao um ferrari e o v8 maior era mais caro algo tinha que ser feito para reduzir o custo do 308; valor razoavel inda era uma preocupaçao da ferrari por incrivel que pareça tinha que manter alguma paridade com corvettes e 911 o mais importante desses cortes de custo apareceu com uma carroceria nao de aluminio como sempre foi na ferrari mas de resina termofixa plastica reforçada com fibra de vidro com exceçao do capo de aluminio toda a carroceria era de fibra de vidro e era fabricada pela carrozzeria scaglietti entao ja uma subsidiaria da ferrari essa construçao marcou a primeira vez que uma carroceria deste tipo foi vendida em um ferrari de produçao era tambem leve; permitiu que o 308 pesasse apenas 1 100 kg mas nao foi um sucesso os exigentes clientes da marca acharam que a fibra de vidro tinha uma sensaçao de pobreza uma pintura menos profunda e reclamou veementemente apos dois anos de produçao a ferrari teve que desistir e passou a produzir o 308 com uma carroceria de aço estampado ainda mais barato que a fibra de vidro apesar do custo em ferramental a mudança acescentou 150 kg ao peso do 308 e todo mundo ficou feliz hoje porem como e corrente apenas de 1975 a 1977 a carroceria plastica vetroresina e rara e como e mais leve desejada pelos entusiastas e a mais valorizada das 308 originais antes da injeçao de fracasso a raridade em alguns anos; tudo muda f40 plexiglass window afora os rarissimos sete prototipos sobreviventes o mais raro dos f40 sao os da primeira batelada que usam janelas laterais em plaxiglass; as janelas sao de correr longitudinalmente e nao descem para entro das portas como os carros posteriores com janela lateral de vidro apenas 15% dos 1315 f40 produzidos sairam com essas janelas e portanto sao mais caros pela raridade sao mais leves tambem mas para uso horriveis; plexiglass e um pessimo substituto para vidro e mais leve mas risca perde transparencia com o tempo e um vidro que desce para dentro da porta tem obvias vantagens sobre aquela janelinha de correr estilo kombi coruja mas f40 nao foram feitas para uso diario; sao ferramentas de prazer e velocidade nelas a escolha fica no campo pessoal apenas mas eu economizaria algum e pegava uma com vidros mesmo mondial t lembram do dino 308 gt/4 evoluiu em 1980 para se tornar outro ferrari de motor central e quatro lugares o mondial quatro lugares mesmo nao 2+2; com motor central traseiro ja e um carro raro suas proporçoes embora bem escondidas pela carroceria nao sao das melhores; o entre eixos e longo e os balanços pequenos esteticamente apesar disso e um carro muito interessante para dirigir; um ferrari esquecido e um dos menos amados mas que pessoalmente adoro por sua originalidade utilidade e prazer ao volante mas a versao mais procurada e a ultima a mondial t de 1989 a 1993 simplesmente porque apesar de aparentemente identico aos seus antecessores e totalmente diferente por baixo e na verdade um prototipo para o posterior 348 tb; o motor nela e longitudinal novo e extremamente compacto e leve cabe no mesmo lugar do transversal porque o cambio e transversal mais compacto o t do nome os mondial eram meio lentos mas nao esse com 3 4 litros e 300cv o carro de 1400 kg fazia 0 100 km/h em 5 segundos e chegava a 255 km/h e a mais desejada delas e a melhor dessas originais e diferentes ferrari ferrari california 2012 manual a primeira geraçao da ferrari california moderna existiram 250gt california nos anos 1960 corrente entre 2009 e 2014 foi a primeira ferrari equipada com transmissao de dupla embreagem e a ultima com transmissao manual o carro trouxe 65 anos do elegante e sensacional cambio manual da ferrari ao seu fim como uma empresa que aperfeiçoou o mais delicioso tanto operacionalmente quanto visualmente cambio manual da face da terra simplesmente para de faze lo segundo ela por um motivo simples falta de demanda aparentemente a humanidade nao os merece o cupe conversivel saiu em 2009 somente com o cambio de dupla embreagem e em 2010 apareceu o cambio manual de seis marchas opcional o cambio foi um fracasso tao grande que em 2012 quando foi descontinuado apenas dois carros tinham sido vendidos com ele desnecessario dizer que esses dois carros hoje sao joias cobiçadissimas o ultimo ferrari manual estima se valerem de 10 a 20 vezes mais que um california automatico equivalente se me perguntarem era o carro errado para o manual era um calmo gt v8 para passeios na riviera e nao um bravo esportivo para diversao pura mas como nao perguntaram a ferrari hoje nao mais oferece este tipo de cambio provavelmente inevitavel mas triste mesmo assim
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