william durant fundou a general motors mas o criador espiritual do gigante americano que sobrevive ate hoje e sem duvida nenhuma alfred p sloan nao so a gm sloan criou uma industria diferente da que recebeu uma das suas inumeras inovaçoes foi a obsolescencia planejada a todo ano aparece um novo ano modelo com mudanças que podem ser grandes ou pequenas mas sempre fazendo o carro anterior ficar velho e menos atrativo gerando vontade de troca lo pelo mais novo hoje parece obvio mas tal coisa era grande novidade quando a gm começou a fazer lembrem se que henry ford fez modelos t por quase 20 anos mudando muito pouco e o que mudou foi justamente por causa de sloan e sua gm com o tempo este tipo de coisa se tornou uma arte americana nos anos 1950 todo ano o estilo do carro mudava significativamente e a cada tres anos uma nova geraçao aparecia estilo diferente e o que movia a industria adiante [caption id= attachment_261374 align= aligncenter width= 999 ] alfred p sloan[/caption] mas tambem nos anos 1950 apareceu nos eua um pequeno carrinho alemao em forma de besouro que manteve as ideias de henry ford vivas e trouxe uma filosofia diferente para quem tratava automoveis mais como uma maquina util e maravilhosa e menos como um simbolo de status para mostrar ao vizinho o fusca nunca mudava por fora; apenas sua mecanica ia melhorando aos poucos onde se julgava necessario nao e a toa que os fuscas e kombis eram as montarias preferidas de jovens e hippies nos anos 1960 eram iconoclastas carros sem classe e de fora do status quo do ano modelo e das novidades que ficavam velhas em minutos aparentemente o fato de que era fruto da imaginaçao da alemanha nazista totalmente esquecido pelas cabeças cheias de paz e amor dos jovens da epoca com o crescimento das legislaçoes e com isso o investimento necessario para criar carros novos o carro com nova aparencia todo ano acaba por morrer mas a novidade ainda e importante e ninguem consegue viver sem ela; inovaçao ainda e o motor basico desta industria principalmente em estilo nada diz novo com mais eloquencia do que uma carroceria bonitona e inedita mudar o estilo e manter a base mecanica inalterada e o mais antigo e popular esquema para espremer mais um trocado de desenhos ja meio velhinhos de opalas cheios de apliques plasticos retos em sua carroceria cheia de curvas ate carrocerias totalmente novas em mecanicas pouco alteradas como a vw e a toyota fizeram por decadas uma carinha nova e diferente sempre acendeu o fogo das vendas no carvao ja meio queimado das fabricas de automovel se me perdoarem a pifia tentativa de metafora engraçada e o motivo aqui e simples todo mundo adora dizer que gosta do interior das pessoas de seu espirito e nao sua efemera aparencia externa mas sempre escolhem o parceiro mais bonito que podem conseguir quase sem exceçao sim somos rasos assim infelizmente mas existe tambem estranhamente o inverso quando alguem consegue sucesso grande e duradouro em qualquer produto muda lo sempre e um problema principalmente pela parte duradoura da equaçao os clientes tradicionais podem rejeitar mudanças e por consequencia voce pode perder aquela fonte gostosa e quentinha de grana que jorrava constantemente no seu quintal anos a fio mas sem mudar nada as pessoas nao trocam de carro e a fonte seca de qualquer forma o que fazer [caption id= attachment_261377 align= aligncenter width= 999 ] caricatura e outra coisa apenas inspirada no original [/caption] neste caso vemos acontecer o inverso do normal carros que mudam totalmente mecanicamente e as vezes ate na carroceria mas ninguem percebe olhando por fora carros onde tudo mudou para mudar nada nao falamos aqui de reinterpretaçoes baseadas no passado como o atual 911 o mini da bmw e o new beetle nao esses sao apenas caricaturas de um desenho ha muito desaparecido e sao outro assunto falamos aqui de carros onde o esforço e claro para nao mudar nada mesmo se fazendo carros totalmente novos sem uma peça sequer em comum com o anterior o inverso da reestilizaçao um novo velho separei alguns exemplos mais emblematicos disso para voces hoje existem muitos outros claro e voce pode comentar se lembrar deles land rover defender 1983 2016 em 1948 nao existia uma marca chamada land rover existia a rover que ao lançar a sua versao do jeep americano resolveu chama lo de uma forma bem direta e pouco original de land rover algo como rover da terra ou rover do mato em 1970 ao criar uma versao perua civilizada do land rover chamou a de range rover [caption id= attachment_261368 align= aligncenter width= 999 ] o land rover original[/caption] somente no lançamento do land rover discovery em 1989 aparece land rover como uma marca separada duas coisas acontecem depois disso a perua de luxo passa a ter oficialmente o ridiculo nome de land rover range rover e o land rover o jipe ganha um nome defender antes era apenas como sabemos simplesmente o land rover mas divago; o que queria dizer e que mesmo antes de ganhar o nome defender em 1989 ja em 1983 sem ninguem realmente perceber o velho land rover que vinha evoluindo lentamente em tres serie distintas desde 1948 mudou completamente [caption id= attachment_261371 align= aligncenter width= 999 ] uma perua land rover serie 3[/caption] em 1983 recebia carroceria nova chassi novo nova suspensao com molas helicoidais e alta articulaçao a traçao nas quatro rodas era nova tambem agora permanente o interior mudou tambem em tudo ficando mais luxuoso ta bom va um pouco menos espartano os motores inicialmente permaneceram os mesmos mas com o tempo foram trocados por unidades mais modernas inumeras vezes ate a morte do carro em 2016 mas o fato e que ninguem prestou muita atençao ou percebeu diferença muita gente acredita que o carro de 1948 era o mesmo de 2016 feito um fusca mexicano se fuscas mexicanos tivessem traçao nas 4 e fossem feitos em solihull nao e para menos apesar de no detalhe serem totalmente diferentes um land rover serie iii e um defender parecem o mesmo carro mesma carroceria quadrada de aluminio rebitado aparentemente por crianças que nunca antes rebitaram mesmo estilo basico mesmos motores diesel lentos e barulhentos mesmo interior simples diferentes mais iguais mas foi um sucesso tao grande quanto o seu lendario antecessor [caption id= attachment_261367 align= aligncenter width= 999 ] defender totalmente diferente mas tambem igual [/caption] o novissimo substituto lançado agora e uma tentativa de fazer esta categoria de jipes tao centrada em desenhos nascidos na segunda guerra mundial finalmente aportarem em 2020 mas a julgar pela reaçao inicial nao parece que vai ser desta vez que tal coisa vai acontecer a jeep com seus wrangler e a mercedes benz com seu g class mostram que em jipes mudar tudo mas manter o estilo igual e o caminho mais popular sao exemplos claros de sucesso desta estrategia de mudar tudo manter estilo que falamos aqui a land rover devia saber disso pois ela mesmo fez isso com grande sucesso em 1983 porque agora tenta algo tao diferente e radical [caption id= attachment_261375 align= aligncenter width= 999 ] novo defender dara certo [/caption] e olhando a historia da jaguar hoje irma da land rover pode se entender o porque da aposta no novo a historia do proximo carro talvez explique o novo defender o que nos leva ao jaguar xj8 x350 2003 2009 por quanto tempo se consegue vender o mesmo desenho de carroceria a historia deste jaguar se tornada como exemplo perfeito de uma tentativa coloca o numero 35 anos como resposta [caption id= attachment_261361 align= aligncenter width= 768 ] um xj6 serie iii 1980 [/caption] isto porque o desenho que este carro quis emular nasceu originalmente em 1968 no jaguar xj6 original ultima criaçao de sir william lyons na jaguar o xj6 original era tao perfeito e original em seu desenho que viveu em tres series diferentes ate 1992 o carro sobreviveu na versao xj12 ate alem do aparecimento de seu substituto em 1986 este substituto o xj6 de 1987 conhecido por seu codigo interno xj40 foi um projeto longo e cheio de contratempos dentro de uma british leyland cheia de problemas politicos e economicos o carro nao podia ter saido perfeito para se ter uma ideia do clima interno que reinava durante seu desenvolvimento basta saber que o cofre do motor de proposito foi projetado estreito demais para qualquer motor em v isto porque os engenheiros da jaguar temiam que a bl instalasse um v8 rover no carro ao inves do jaguar seis em linha por causa disso o carro antigo foi mantido em produçao na versao v12 este motor nao cabia no xj40 [caption id= attachment_261360 align= aligncenter width= 999 ] xj40 de 1987 farol retangular[/caption] seu desenho externo tambem nao foi dos melhores uma tentativa de modernizaçao do xj6 bem ao estilo dos anos 1980 farois e lanternas retangulares fizeram um jaguar bem esquisito e sem a suavidade de linhas de um xj6 original em 1994 a jaguar agora parte da ford faz um extenso reprojeto do xj40 e lança um novo xj6 codinome interno x300 agora com quatro farois cujo formato era acompanhado pelo capo como no xj6 original dos anos 1960 ao contrario do xj40 foi um sucesso de publico e critica todo mundo adorou o desenho da carroceria classica o novo interior suntuoso e tradicional e a partir de 1997 o novo motor v8 no renomeado xj8 [caption id= attachment_261364 align= aligncenter width= 999 ] o x300 de 1994[/caption] mas quando os anos 2000 chegam a plataforma do xj40 ja estava muito antiga para competir com os alemaes da audi bmw e mercedes benz a jaguar desenvolve um novo seda grande para substituir o x300 com codinome interno x350 absolutamente nada foi trazido do carro anterior a carroceria era agora totalmente em aluminio como o audi a8 e baseada em uma nova e exclusiva plataforma uma revoluçao mas ao ser lançado em 2003 um completo anticlimax o x350 era visualmente identico ao x300 que era baseado num carro dos anos 1980 ninguem percebeu que algo mudou e todo o investimento num novo e avançado carro se perdeu [caption id= attachment_261363 align= aligncenter width= 999 ] x350 totalmente novo [/caption] a plataforma do x350 era tao avançada que continua em uso na jaguar mas nunca mais o xj recebeu estilo retro e talvez por isso o defender atual seja tao moderno e diferente do tradicional um trauma ainda nao superado pela empresa ferrari mondial t 1989 1993 o ferrari mondial e um carro incompreendido principalmente por sua aparencia com proporçoes esquisitas fruto da necessidade de colocar 4 adultos em um carro de motor central traseiro nao pode ser chamado de belo um ferrari que nao e maravilhosamente lindo e um com problemas para se firmar na historia da empresa mas existe muito a seu favor alem do preço menor comparado a outros modelos da marca primeiro realmente consegue carregar quatro adultos e a posiçao de dirigir embora diferente de tudo que voce ja tenha experimentado antes e estranhamente natural e gostosa mesmo para um cara grande como eu 1 92m e apesar de nao ser nenhum canhao comparado ao padrao atual de desempenho anda muito bem obrigado ainda e um dos meus carros preferidos de todos que ja dirigi o cambio sozinho merece uma estatua em praça publica em maranello o mondial apesar de desenhado por pininfarina como todo ferrari de sua epoca tem suas origens no ultimo desenho de bertone para a marca o 308 gt/4 em 1982 pininfarina redesenha este carro e a ferrari muda o nome para mondial e uma linhagem de v8 central e quatro lugares que morre com o mondial hoje nao existe ferrari deste tipo todos os 2+2 revertendo para motor dianteiro [caption id= attachment_261350 align= aligncenter width= 999 ] ferrari mondial 1982[/caption] desde o lançamento em 1982 o mondial herdava a mecanica dos gtb/gts de dois lugares primeiro tres litros com injeçao depois quatro valvulas por cilindro e depois 3 2 litros sempre com motor transversal traseiro ao centro do carro praticamente um 308/328 com entre eixos esticado e carroceria diferente mas em 1988 aparece o mondial t desta vez a ferrari testava uma nova geraçao de v8 central no 2+2 existente antes de lançar o totalmente novo 348tb a plataforma motor e suspensoes do mondial t sao totalmente diferentes inclusive com motor agora longitudinal e nao mais transversal um 348tb por baixo [caption id= attachment_261351 align= aligncenter width= 999 ] mondial t outro carro mas igual [/caption] mas por fora voces ja sabem era identico ao carro anterior poucas pessoas ate hoje percebem isso colocando este mondial como apenas uma versao de 3 4 litros do mesmo carro lançado em 1982 renault 5 1985 1996 o renault 5 e o primeiro hatch moderno da marca lançado como modelo 1972 antes portanto do vw golf mas depois do fiat 127 147 aqui mas diferentemente desses dois que selaram a configuraçao hatchback moderna com motores transversais em linha com o cambio o renault 5 levava a configuraçao de traçao dianteira tradicional francesa motor longitudinal em posiçao central dianteira e transeixo virado para a frente do carro [caption id= attachment_261346 align= aligncenter width= 957 ] o renault 5 original[/caption] o cinq foi um imenso sucesso adorado por todos e de vida extremamente longa quando chegou a hora de substitui lo em 1985 porem a renault ja tinha revertido ao motor transversal dianteiro em seus planos futuros o novo 5 nao podia ser diferente se as economias de escala envolvidas quisessem ser aproveitadas [caption id= attachment_261348 align= aligncenter width= 999 ] o cinq original motor central dianteiro [/caption] com medo de rejeiçao em um carro universalmente amado por todos a marca faz o novo supercinq de 1985 um carro totalmente novo com motor transversal e muito mais espaço interno parecer de fora apenas um face lift no carro antigo poucos perceberam que aquele carro com cara de velho era realmente novo e as vendas ficaram abaixo do esperado [caption id= attachment_261343 align= aligncenter width= 999 ] o novo 5 de 1986 motor transversal [/caption] em 1990 aparece o substituto totalmente igual ao 5 por baixo mas de cara nova e um novo nome o renault clio foi um enorme sucesso vai entender rolls royce phantom viii 2017 hoje [caption id= attachment_261340 align= aligncenter width= 999 ] phantom vii[/caption] o rolls royce phantom vii criado pela bmw em 2003 para reinventar a marca e talvez um dos melhores exemplos de entendimento do significado de uma marca traduzido em um veiculo nao importa que a mecanica e alema o carro e um rolls royce perfeito [caption id= attachment_261341 align= aligncenter width= 999 ] phantom viii[/caption] seu sucesso o fez extremamente longevo durando ate 2017 quando foi substituido pelo atual phantom viii surpreso com o fato que existe um rolls royce novo desde 2017 e voce nem sabia pois e eu tambem
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