em geral os fas de carros e automobilismo tem um destino dos sonhos em comum nurburgring nordschleife a meca da velocidade no norte da alemanha com seus epicos mais de 20 km 73 curvas e toda a aura mitica envolvida mas existe outra meca outro lugar que e um terreno sagrado para um publico bem especifico o circuito japones de ebisu paraiso dos adeptos do drift ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] e por isso que uma das noticias mais tristes para os entusiastas foi o terremoto de magnitude 7 3 que atingiu fukushima no japao onde fica o circuito o circuito em fevereiro de 2021 causando um deslizamento de terra que levou consigo boa parte da pista no administraçao do circuito ainda nao sabe se ebisu sera totalmente recuperado embora ja existam abaixo assinados e financiamentos coletivos criados para ajudar a bancar os reparos https //www youtube com/watch v=4ld7ru9tkg4 nao e exagero chamar o circuito de ebisu de circuito apesar de este ser seu nome chega a ser injusto porque ebisu e na verdade um complexo com nove pistas sendo sete circuitos tradicionais e dois skidpads o complexo foi projetado principalmente para competiçoes de drift tanto que seu projeto e assinado por um piloto — nobushige kumakubo que ha quinze anos compete na d1 grand prix principal categoria de dorifuto no japao ele teve a sorte de nascer em uma familia rica dona de uma vasta porçao de terra na prefeitura de fukushima no japao e isto possibilitou que ele desenhasse e construisse aquilo que muitos chamam de o paraiso dos drifters a propria organizaçao de ebisu refere se ao complexo como um parque tematico para carros pois alem das competiçoes de drift sao disputadas corridas de longa duraçao realizados track days e ate time attacks em uma touge artificial os eventos de drift sao extremamente populares e nao apenas entre os locais ha quem economize o ano inteiro e compre passagens de aviao antecipadas para o ebisu drift matsuri que reune centenas de carros e milhares de participantes e espectadores tres vezes ao ano para aquilo que e basicamente um lollapalooza do drift 36 horas ininterruptas de açao na pista com carros andando de lado o tempo todo https //www youtube com/watch v=gyvimhpgbjw a cada ediçao do drift matsuri cerca de 500 carros diferentes passam por ebisu nos ultimos dez anos o festival tornou se um dos maiores eventos de dorifuto do planeta reunindo gente de pelo menos dez paises em cada ediçao e como todo festival o resultado ultrapassa as barreiras de sua intençao original e se torna uma verdadeira celebraçao a toda uma cultura — no caso a cultura do drift com adeptos e admiradores dividindo o mesmo espaço e se o cara for bacana a mesma comida trocando informaçoes e ideias sobre seus carros e curtindo um belo fim de semana o ebisu drift matsuri faz parte de um evento maior — a drift heaven week que culmina em uma das etapas do campeonato nacional de drift no japao que acontece simultaneamente ao festival os dois eventos praticamente se fundiram o que explica a peregrinaçao anual de entusiastas todos os anos ocupando todas as nove pistas do complexo https //www youtube com/watch v=x6ty4y2qgvi o circuito mais famoso e o de minami sul onde sao realizadas as provas do d1 grand prix ainda existem os circuitos de nishi oeste kita norte e higashi leste ; o circuito drift land usado em aulas de drift; e os dois skidpads the touge e kurukuru land cada um deles tem suas proprias caracteristicas e foi criado com um proposito especifico the touge por exemplo tenta imitar um trecho de estrada nas montanhas enquanto kurukuru land nada mais e que um retangulo de 200x60 metros que e usado para ensinar os novatos a fazer curvas com o freio de mao e o figure 8 higashi e o mais tradicional com uma reta de 420 metros usada tambem para provas de arrancada e uma reta dos boxes com lugar para 20 equipes https //www youtube com/watch v=8lylig4fx4i mas e em minami que fica o ponto mais famoso de ebisu uma curva a esquerda que por causa de uma ligeira variaçao de relevo faz com que os carros decolem ao passar por ela deslizando de lado muitos entusiastas peregrinam ate ebisu so para experimentar a sensaçao de voar de lado com o carro https //www youtube com/watch v=meu0d1tgjry e se voce quer saber como e a sensaçao de faze lo talvez o video abaixo — que inclui tomadas onboard e de fora do carro — possa dar uma ajudinha a sua imaginaçao https //www youtube com/watch v= dbmxmnegye mas engana se quem pensa que ebisu so serve para quem tem um projeto de drift e vai acelerar na pista o circuito tambem oferece opçoes para quem quer começar a andar de lado ha dois cursos rapidos o private drift lesson e o perfect drift lesson package o primeiro custa ¥50 000 cerca de r$ 2 600 em conversao direta e inclui o acerto do carro que deve ser fornecido pelo cliente e aulas personalizadas com um dos instrutores residentes de ebisu o dia todo ja o segundo e um curso completo que inclui nao so as aulas mas tambem um carro de drift com motor turbo como frisa o panfleto quatro pneus e um tanque cheio de combustivel e custa ¥120 000 r$ 6 290 por um dia todo ou ¥60 000 r$ 3 145 por meio periodo https //www youtube com/watch v=jxcansdfvyi quem nao quiser nem um nem outro tambem pode pegar uma carona no drift taxi por ¥30 000 r$ 1 570 voce pode alugar o taxi para te levar com mais dois amigos para um passeio com um piloto de drift profissional ao volante assim mesmo em dias normais sempre ha o que ver e o que fazer em ebisu exatamente como por exemplo em nurburgring nordschleife os que ja foram ate la tem dicas preciosas para quem quiser conhecer primeiro por mais que seja facil e barato pegar o transporte publico ate o circuito os onibus nao entram no complexo que e bem grande e tem varias ladeiras tornando a caminhada do portao ate a sede bem cansativa o negocio entao e alugar um carro novamente como acontece em nurburgring existe uma serie de empresas especializadas em alugueis ao redor de ebisu e varias ja fornecem carros prontos para o drift com o seguro incluso no preço segundo reserve um quarto de hotel o local e remoto e possui uma boa variedade de opçoes de estadia e alimentaçao depois de passar o dia todo queimando pneus na pista o melhor e chegar rapidinho ate o hotel para descansar https //youtu be/0taviunnqms e o circuito fica aberto praticamente o ano todo e possivel ate mesmo fechar uma de suas pistas por um dia inteiro para curtir com os amigos — basta saber com quem conversar e pagar o quanto for preciso o aluguel de uma das pistas custa ¥ 9 000 cerca de r$ 500 por dia da nossa parte esperamos uma breve recuperaçao ao circuito de ebisu para que o local possa voltar a honrar seu titulo de meca do drift
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.