por leonardo contesini project cars #450 discovery turbo e youtube criaram uma certa distorçao na percepçao da realidade por parte de alguns entusiastas — especialmente os menos experientes eles dao a impressao de que um projeto e rapido de se fazer acho que tem a ver com o overhaulin e aquele cliche do sera que vamos terminar o carro a tempo equipe de 25 pessoas altamente qualificadas com orçamento de patrocinadores milionarios na vida real ao sul do equador na sempre cambaleante economia brasileira as coisas sao um pouco diferentes — e quem ja fez um projeto pode confirmar o que digo por favor na caixa de comentarios pra me dar uma força e por isso que este project car ficou tanto tempo parado muita coisa aconteceu por estas bandas entre 2017 e 2020 o carro mudou de dono o mecanico teve seus projetos pessoais urgentes pra resolver veio uma pandemia etc mas em janeiro de 2021 o negocio andou o projeto nao o carro que nunca deixou de andar no capitulo anterior do chevettinho contei como ele chegou ate nos mostrei como ele era original apesar de bem usado e do facelift e adiantei algumas novidades para o futuro bem estamos no futuro daquele capitulo a primeira coisa que fizemos — e que e a primeira coisa a se fazer ao comprar um carro velho antigo usado — foi revisar absolutamente tudo e montar uma lista de compras e reparos havia muita coisa original os amortecedores os discos de freio os flexiveis todas as buchas da suspensao todos os rolamentos rodas pneu do estepe e tudo o que nao se troca normalmente em 85 000 km foi legal descobrir tanta coisa original foi ate ver o tamanho da lista de compras o antigo proprietario do carro nao achou muito legal mas essa tristeza tambem durou pouco a medida em que cada componente era montado a empolgaçao com o carro aumentava [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 285087 285088 285071 285055 ] nessa revisao geral trocamos amortecedores pneus buchas coxins rolamentos correias freios e fluidos evidentemente o carro ja rodava — e rodava bem o unico inconveniente era o escape que teve um catalisador adaptado na epoca do controlar em sp a vistoria de emissoes e ficou baixo demais alem de diminuir o desempenho do carro em seguida começamos a reversao do facelift os farois originais voltaram ao lugar de onde jamais deveriam ter saido e os para choques largos foram trocados pelos cromados originais mas na hora de tirar os borrachoes das portas e laterais um problema eram todos rebitados carroceria furada como a parede de uma loja de quadros o esquadrao classe a aqui de casa sabe fazer muitas coisas mas funilaria nao esta entre elas como um reparo exigiria uma repintura e o carro em si merece uma repintura completa deixamos os borrachoes no lugar por ora ficou um pouco esquisito mas acostuma o que importa e que ele anda [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 285047 285056 ] depois veio a hora de limpar o carro por dentro e descobrir seus segredos jogamos fora os tapetes que estavam nele nao eram originais ok desmontamos os bancos e começamos a aspirar o carpete ao final da aspiraçao uma surpresa o carpete estava impecavel nos bancos traseiros uma moeda de 1979 estava perdida entre o assento e a carroceria tambem muito bem conservada a carroceria nao a moeda porque o primeiro proprietario do carro nao tinha filhos nem levava passageiros no banco de tras em certo ponto e possivel ate mesmo ver o restante do plastico de proteçao do banco quando novo no final de 2018 o segundo ano do carro por aqui o chevette ganhou seu primeiro upgrade um escape 4x1 ele foi o ponto de partida da remoçao daquela porcaria adaptada que matava o carro e raspava em qualquer ondulaçao da pista ele foi tambem o ponto de partida dos upgrades que o carro tem hoje — mais adiante vou falar sobre eles o coletor foi instalado mas sem o restante do escape isso so aconteceu em 2019 antes porem o antigo proprietario do carro meu sogro decidiu dar o carro de presente a renata minha esposa — por isso o carro nao e meu sacaram tambem e por isso que ela montou o escape com o irmao o guilherme enquanto eu fazia qualquer outra coisa compramos os tubos as curvas e começaram a fazer o escape nada especial aqui um cano de duas polegadas um abafador menos restritivo uma saida cromada e so [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 285079 285078 285063 285066 ] o carro ficou quase um ano assim na virada de 2019 para 2020 começamos a instalaçao do outro lado do motor a admissao com o carburador 2e usado nos chevette mais novos e aqui surgiram coisas que so quem ja meteu a mao na graxa sabe parece simples se o chevette usou e plug n play nao muito muda igniçao e motor de partida e os desmanches nao costumam separar as peças por ano apenas por modelo entao foi preciso caçar um motor de partida dos chevette mais novos que fica mais deitado e abre espaço para o coletor novo logo que reunimos todas as peças veio a pandemia e outras questoes pessoais nao relacionadas aos carros o tempo ficou escasso e o chevette entrou em quarentena junto com o resto do mundo so voltamos a mecanica em janeiro de 2021 quando o camarada leandro victor veio passar uns dias por aqui e deu uma força para completar o motor e o chicote eletrico que estava a verdadeira gambiarra [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 285065 285058 285050 285049 ] pintamos as capas de polias e polias fizemos o coletor de ar frio e o guilherme terminou de acertar o carburador o projeto foi simples feito com peças de prateleira nao necessariamente da prateleira da gm sobre o 2e ha uma tampa de tbi do escort ap com um tubo direcionado para a frente do carro em um recorte circular no painel dianteiro para captar ar frio na hora de montar contudo o filtro de ar originalmente previsto nao permitia o fechamento do capo procuramos algumas opçoes mas acabamos com um recurso antigo uma tela metalica presa com uma abraçadeira metalica [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 285090 285091 ] e este e o estado atual do carro ele esta confiavel ficou mais agil com a carburaçao e o escape novos e vem sendo usado com frequencia nos fins de semana pelas estradas rurais esquecidas pelos motoristas domingueiros ainda ha muito pela frente precisamos trocar os sincronizadores do cambio reparar as molas do banco do passageiro que acabaram torcidas e claro remover os benditos borrachoes mas isso sao apenas detalhes o que interessa e que o carro ja pode ser usado ja e usado e diverte todos que o dirigem espero voltar em breve com mais novidades ate a proxima
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