ha exatos 100 anos em 4 de junho de 1919 foi apresentado no palacio do eliseu em paris o primeiro de todos os citroen seu nome era a type e ele era o primeiro automovel criado por andre gustave citroen durante a primeira guerra mundial andre citroen era dono de uma das mais modernas fabricas de armamentos da europa quando o conflito acabou ele logo percebeu que precisava de um novo produto e decidiu apostar nos automoveis foi uma decisao cuidadosamente calculada pois andre ja tinha certa experiencia com carros entre 1908 e 1914 andre citroen trabalhou para a mors uma das primeiras fabricantes de automoveis da frança ja em 1916 andre citroen começou a procurar engenheiros que pudessem lhe ajudar a concretizar esta ideia inicialmente ele pensou em fabricar carros grandes e luxuosos mas apos uma viagem aos eua inspirou se pelo modelo de henry ford e mudou de ideia a citroen iniciaria suas atividades com carros compactos leves e de boa qualidade produzidos em grande volume para obter um preço atraente ao publico em março de 1919 apenas quatro meses apos o fim da primeira guerra o resultado foi apresentado a imprensa o citroen type a compacto com motor 1 3 de 10 cv ele começou a ser fabricado em maio de 1919 e como dissemos ali no primeiro paragrafo foi mostrado publicamente em junho considera se o evento como o marco zero na historia da citroen apesar do visual convencional o citroen type a tinha algumas caracteristicas curiosas como freios apenas nas rodas traseiras operados por uma alavanca manual e um freio para a transmissao acionado por um pedal vendido ate 1921 o type a nao e o citroen mais lembrado mas obviamente teve sua importancia ele foi a primeira pista de que aquela recem criada fabricante ocuparia por decadas a vanguarda da industria para comemorar o centenario da citroen começamos neste post a falar sobre alguns dos modelos que melhor representam a ousadia da fabricante ainda que nos ultimos anos tal ousadia tenha sido deixada meio de lado citroen traction avant aos olhos de um completo leigo o citroen traction avant pode nao parecer grande coisa com seu desenho de calhambeque mas isto chega a ser ofensivo a quem conhece o traction avant foi um dos carros mais inovadores de seu tempo lançado em 1934 ele trouxe diversos pioneirismos para a industria automotiva talvez o mais conhecido deles esteja no nome do carro traction avant quer dizer traçao a frente em frances embora o pioneirismo da traçao dianteira seja da dkw que dois anos antes lançou o dkw front foi o citroen traction avant o primeiro modelo produzido em larga escala a contar com o arranjo e tambem o primeiro a aliar a traçao dianteira a outras inovaçoes o principal sem duvida foi a construçao monobloco em uma epoca em que virtualmente todos os carros usavam carroceria sobre chassi ao eliminar o chassi a citroen conseguiu duas coisas importantes reduzir o peso do traction avant em cerca de 70 kg e tornar sua silhueta bem mais baixa do que se costumava ver em veiculos da epoca reduzindo seu centro de gravidade o que o tornou mais estavel que seus rivais a construçao monobloco do traction avant era surpreendentemente sofisticada para a decada de 1930 com diversos elementos que ainda vemos nos carros de passeio modernos repare nas imagens abaixo nas longarinas do assoalho e no subchassi que acomodava o conjunto mecanico e o padrao basico que temos hoje ainda que com decadas de evoluçao em termos de projeto e materiais e para acabar com qualquer duvida quanto a resistencia da construçao monobloco em comparaçao a carroceria sobre chassi a citroen jogou um exemplar de uma falesia de oito metros e o carro so teve a dianteira danificada indo embora por seus proprios meios https //www youtube com/watch v=0jxcdf_jibm nao por acaso o citroen traction avant foi fabricado por 22 anos entre 1934 e 1956 e mesmo em seus ultimos anos de vida quando era bastante antiquado em termos de estilo o carro destacava se pelo estilo que ja podia ser considerado retro como se nao bastasse o traction avant tambem serviu como mula de testes para outra inovaçao no final de sua vida a famosa suspensao hidropneumatica da citroen usado a partir de 1954 na versao mais luxuosa a 15cv com motor de seis cilindros o sistema hidropneumatico ficava na traseira que podia ser elevada ou rebaixada por meio de uma alavanca no painel era uma previa do que seria visto e faria uma bela diferença no ds sucessor do traction avant que chegou ao mercado no ano seguinte citroen 2cv nao foi apenas no segmento de luxo que a citroen inovou na primeira metade do seculo passado do outro lado do espectro o 2cv mostrou se um dos carros mais inventivos de todos os tempos lançado em 1948 ele tinha a missao de recolocar a frança sobre rodas apos a segunda guerra mundial a historia interessante do 2cv começa antes mesmo de o carro ser lançado desenvolvido a partir de 1934 o carro foi considerado pronto em 1939 ano em que a frança declarou guerra contra a alemanha apos a invasao da polonia naquele cenario de iminente desastre o salao de paris de 1939 evento onde o citroen 2cv seria lançado foi cancelado os prototipos foram escondidos em um local seguro para que nao fossem usados para aplicaçoes militares algo que aconteceu com o vw fusca e que os franceses queriam evitar so tres anos depois do conflito foi que a citroen conseguiu coloca lo no mercado e apesar das criticas da imprensa acerca de seu design extremamente utilitario o carro fez um tremendo sucesso centenas de pessoas queriam encomenda lo ainda no salao se em 1949 menos de 900 unidades foram produzidas em 1950 o numero saltou para mais de 6 000 em 1951 mais de 10 000 carros foram produzidos com o 2cv a citroen construiu sua reputaçao de incapotavel seu sistema de suspensao revolucionario que usava braços arrastados invertidos na dianteira braços empurrados braços arrastados convencionais na traseira e amortecedores horizontais fazia com que as quatro rodas permanecessem em contato com o solo o tempo todo nao importando a movimentaçao da carroceria o 2cv era um carro barato e economico que transformou a vida das familias oferecendo um meio de transporte pessoal capaz de encarar qualquer tipo de terreno quase como um off roader por um preço acessivel com o passar dos anos o 2cv passou de patinho feio a simbolo chic e tornou se um simbolo da cultura francesa nao apenas no pos guerra mas de forma geral visto que ele foi fabricado por quase 50 anos ate 1990 citroen ds sucessor do citroen traction avant o ds hoje e considerado um classico mas em 1955 parecia vindo do futuro comparado a seu antecessor ou mesmo a qualquer outro carro vendido na epoca ele tinha formas limpas e harmonicas com perfil aerodinamico e entre eixos longo com as rodas traseiras parcialmente ocultas os modelos norte americanos do periodo pareciam carros alegoricos comparados a ele o ds foi o carro que estreou o sistema hidropneumatico da citroen nas quatro rodas com esferas preenchidas por oleo e gas permitiam ajustar a altura e a firmeza da suspensao atraves de uma alavanca no painel adequando se a diferentes condiçoes de velocidade e rodagem nao havia molas ou amortecedores as esferas hidropneumaticas eram o elemento elastico o sistema era muito mais complexo e de manutençao muito mais complicada do que qualquer arranjo convencional mas tambem era muito mais eficiente e servia tambem para operar a direçao hidraulica e os freios falando neles o citroen 2cv foi o primeiro carro produzido em serie a contar com freios a disco era possivel ate mesmo rodar com tres rodas o que acabou fazendo a diferença entre a vida e a morte para o entao presidente frances charles de gaulle em 22 de agosto de 1962 o general sofreu um atentado enquanto era levado junto com a esposa para o aeroporto de orly em paris doze membros de uma organizaçao paramilitar dispararam 140 tiros contra o citroen ds que levava de gaulle os tiros furaram alguns pneus mas graças a suspensao hidropneumatica o carro permaneceu operavel e o motorista do presidente conseguiu fugir voce pode ler mais sobre esta historia aqui citroen sm com seu sistema de traçao hidropneumatica e seu peso relativamente baixo o citroen ds nao era apenas um excelente carro de luxo bom ate mesmo para o presidente da frança ele tambem dava um excelente carro de rali mesmo que so tivesse motores de quatro cilindros para aproveitar melhor os talentos do ds a citroen começou a planejar ja em 1961 o lançamento de uma versao mais nervosa algo que veio a se concretizar em 1970 na forma do sm e na boa so pelo visual ele ja merecia estar nesta lista alem de belissimo com capo longo; farois direcionais triplos protegidos por uma enorme lente de vidro que tambem abrigava a placa ; traseira curta com corte abrupto do tipo kamm; e suas rodas traseiras ocultas; ele nao se parecia com absolutamente nada que circulava pelas ruas naquele tempo nao era retro nem contemporaneo e muito menos futurista era unico simples assim ele tambem usava a suspensao hidropneumatica do ds mas o motor era bem mais potente do que em qualquer variaçao daquele o v6 da maserati cujo uso foi possibilitado por uma aliança entre as duas empresas com tres litros tres carburadores weber e 170 cv o citroen sm tinha o desempenho que se esperava de um gran turismo tao arrojado mas ele foi um fracasso mercadologicamente falando um cupe de luxo criado por uma fabricante de populares que custava caro e era demasiadamente complexo por causa disto ele tambem nos parece a melhor representaçao da citroen ousada daquela epoca uma companhia que sacrificava a rentabilidade em nome da originalidade da inovaçao e da propria identidade e ele ainda conseguiu permanecer no mercado por seis anos de 1970 a 1976 citroen cx tamanha e a fama do citroen ds que seu sucessor o cx nao recebe a mesma atençao o que e totalmente injusto lançado em 1970 ele e um dos carros mais incriveis que a citroen pegando o conceito original do ds e adicionando doses cavalares de conforto e requinte para começar seu perfil esguio garantia um coeficiente aerodinamico baixissimo para a epoca apenas 0 36 esta alias foi a inspiraçao da citroen para batizar o carro cx e o simbolo usado para fazer referencia ao coeficiente aerodinamico naturalmente o cx continuava usando a suspensao hidropneumatica da citroen aperfeiçoada para ficar mais confiavel e eficiente e seguia apostando nos motores de quatro cilindros pois o v6 emprestado para o sm era beberrao demais com um entre eixos de 2 845 mm motor transversal pela primeira vez na linhagem o cx tinha espaço interno inacreditavel e trazia uma cabine quase avant garde com um cluster de instrumentos que usava tambores giratorios em vez de ponteiros e colocava todos os comandos ao alcance do motorista sem que ele precisasse tirar as maos do volante sem falar no acabamento extremamente luxuoso que incluia um verdadeiro sofa no lugar do banco traseiro o citroen cx foi vendido entre 1974 e 1991 permanecendo 17 anos no mercado e muitos o consideram o ultimo citroen puro fabricado pouco depois de seu lançamento a peugeot comprou uma citroen combalida pela crise dando origem a psa peugeot citroen em 1976 a partir dali as duas marcas passaram a compartilhar recursos tecnicos e financeiros
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.