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Honda Civic Type R bate recorde em Nurburgring
Quão rápido pode ser um carro de tração dianteira? A Honda, por décadas um dos maiores proponentes da ideia, parece ter descoberto no corrente Honda Civic Type R. Semana passada apareceu a notícia de que um deles deu uma volta no Nurburgring Nordschleife em 7 minutos e 44,881 segundos. A Honda afirma que é um novo recorde para carros de tração dianteira no circuito.
Os leitores de memória fotográfica vão lembrar que este tempo iguala a geração anterior do Type R em 2019, mas não: o recorde anterior foi medido numa distância de pouco mais de 200 metros menor. O atual é decididamente mais rápido. E realmente impressionante para um carro de tração dianteira.
Na mesma semana, a Hagerty americana publicou no Youtube um teste em pista muito interessante; inclusive para nós, índios tupiniquins, que devemos receber tanto o Type R quanto o GR Corolla em breve aqui no Brasil. O teste na pista de Streets of Willow mostrou que o Type R é ainda mais rápido, por meio segundo na curta pista (2,9 km), que a versão mais focada do GR Corolla, o Morizo, sem os bancos traseiros e com pneus Michelin Cup 2.
O teste da seguradora/criadora de conteúdo é revelador também a respeito da diferença de comportamento entre os dois carros. Comprovando a máxima de que o mais rápido nem sempre é o carro mais divertido, o Type R apresentou uma “frustrante” tendência a perder tração ao sair de curvas de baixa, e o comportamento é basicamente de “vários níveis de subesterço”. Mas certamente é eficiente, e imensamente rápido.
O carro, afinal de contas, é mais rápido que o GR Corolla Morizo, mesmo este sendo mais leve, e com tração total. Já o Type R que bateu o recorde em Nurburgring promete ser ainda mais rápido, talvez o equivalente Honda à versão Morizo da Toyota. Disse a Honda sobre o recorde: “O tempo da volta foi obtido usando um Type R que é uma versão mais leve do modelo. Este modelo estará disponível para encomenda apenas nos mercados europeus LHD e será referido como Type R S.”
Disse também que foram usados “pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 Connect, que estarão disponíveis para encomenda diretamente através da Michelin”. Ou seja, não exatamente como sai da concessionária. E que a diferença de volta no famoso circuito alemão pode não ser tão grande assim como ela deixa a entender.
Quão mais leve e o que muda na versão S? Não foi revelado. Algumas publicações disseram que o “S” adota espelhos laterais ajustáveis manualmente, e deleta sumariamente o ar-condicionado. Vamos ter que esperar para saber com certeza. Muito provavelmente será o mesmo carro debaixo do capô, com o 2.0 turbo de 319 cv e 42,8 mkgf, e transeixo manual de seis velocidades. O carro normal pesa 1446 kg.
De qualquer forma, um carro de tração dianteira realmente matador. Nos EUA, o Honda Civic Type R 2023 começa em US$ 44.390 (R$ 224.169), e por US$ 5.350 (R$ 27.017) adicionais, vem com asa traseira de fibra de carbono e rodas forjadas de 19 polegadas. Mal podemos esperar para vê-lo por aqui. (MAO)
Evasive S2000R é um restomod do Honda S2000
Adora a ideia de um Honda de dois litros turbo e câmbio manual, como o dos atuais Civic Type R? Mas acha que tração dianteira presta apenas para transporte, e não é ideal num carro de uso esportivo? Acha também que o Civic é muito grande e muito pesado e muito quatro portas para você? Não tema, meu caro amigo com um gosto bem específico: uma empresa americana chamada Evasive Motorsports tem a solução ideal para você. Na forma de um Restomod, claro.
Parece estranho um Restomod de um carro que parou de ser fabricado no até recente ano de 2009, mas quando este carro é um clássico instantâneo como o Honda S2000, isso é até normal. Afinal de contas, um roadster com câmbio manual e um motor de dois litros aspirado de 240 cv que gira feito uma moto japonesa de 1 litro não aparece todo dia. Não mesmo.
Mas este aqui tem uma mudança filosófica importante: usa um motor K20 turbo da geração anterior do Civic Type R. O S2000, você deve lembrar, era a expressão máxima da Honda pré-turbo, uma empresa que fazia apenas motores aspirados que respiravam e giravam muito. A empresa diz que este restomod é o S2000 Type R que a Honda nunca fez. A troca inclui um coletor de admissão especial da Evasive, um downpipe especial, uma admissão de fibra de carbono Mugen e um sistema de gerenciamento de motor MoTec M140.
Em sua forma mais básica, o S2000R produz os mesmos 306 cv do Civic Type R que lhe doou o motor. Mas certamente os clientes deste tipo de coisa não vão ficar nisso; e com turbo, sabemos, o céu é o limite. Ou, talvez, o virabrequim, as bielas e os pistões são o limite. Ou a transmissão: aqui permanece a original do S2000, uma caixa manual de seis velocidades. Um diferencial autoblocante moderno é usado. Feios Brembo e suspensão modificada com coilovers fazem parte do pacote.
Para dar ao S2000 uma sensação de modernidade na cabine, o painel de instrumentos clássico foi substituído por uma tela digital MoTec. Novos assentos Recaro, acabamento Alcantara e placas de porta de fibra de carbono são outras modificações internas. O exterior também tem várias modificações, para que o mundo lá fora perceba que este não é um S2000 comum. Mas algum S2000 é comum? Pelo menos, tudo de muito bom gosto.
Enfim: o carro acaba se der mostrado, mas o preço não foi definido ainda. Certamente, você pode imaginar, não será barato. Será diferente do carro original, e mais veloz em linha reta, não há dúvida; se é melhor, ainda não é tão claro. Depende de quão acertado ficará, e do gosto pessoal de cada um. O S2000 fica melhor com turbo? (MAO)
Mercedes-Benz comemora meio milhão de G-class com carro retrô
O carro retrô mais famoso do mundo é possivelmente o Mercedes-Benz Geländewagen, hoje conhecido como G-class. O carro na verdade é um projeto conjunto com o mais tradicional fabricante de automóveis da Áustria, a empresa hoje chamada Magna Steyr GmbH & Co. Nasceu como um jipe, de uso basicamente militar e utilitário, em 1979; hoje é um carro de luxo famoso entre gente famosa.
A Mercedes-Benz celebra a produção do 500.000º Classe G com um modelo único e especial que homenageia está história. Este G retrô lembra de um modelo em especial: o 280 GE de 1986. Para isso, um verde de época é aplicado (Verde Agave), grade preta, indicadores âmbar, e um cheiro irresistível de 1980.
No interior, o tema delicioso continua com o icônico tecido xadrez nos bancos, igual ao do carro original. A alça do lado do passageiro tem um emblema “No. 500.000” em verde agave.
De um jipinho diesel sem turbo e 71 cv ao monstro V8 biturbo AMG atual, o G-wagen já foi de tudo um pouco. De papamóvel a carro de bombeiro; de carruagem de luxo a cruzador de desertos. Sempre foi um carro caro, um Mercedes do mato, e, por isso, a marca de meio milhão produzidos é importante. O próximo passo nesta história incrível de sobrevivência? Está quase pronto para ser lançada uma versão totalmente elétrica. Um carro praticamente imortal. (MAO)
Chevrolet Silverado para o Brasil revelada parcialmente
A Chevrolet Silverado aparentemente apareceu durante o Big Brother Brasil 2023; foi anunciado que será o prêmio do reality show. Com isso, alguns detalhes da nova oferta da GM no Brasil foram revelados.
A versão High Country, a mais cara e equipada, será o prêmio do programa. É um carro que vai disputar o mercado repentinamente disputadíssimo com a Ford F-150 Platinum e com a Ram 1500 Limited.
Outra versão que possivelmente virá é a Z71, um pacote para o off-road pesado oferecido nos EUA em algumas versões da picape; provavelmente virá aqui abaixo da High Country, num acabamento LTZ, talvez um pacote misto exclusivo para o Brasil, para determinar preço competitivo.
O motor será só um porém: o motor “de Camaro”, o V8 OHV de 6,2 litros aspirado da tradicional família LS de bloco pequeno da Chevrolet. Aqui virá com 426 cv e 63,6 mkgf de torque, com um câmbio automático de 10 marchas. Não existirá versão diesel. É uma picape enorme, claro: tem 3750 mm de entre-eixos e pesa 2250 kg em curb.
O Chevrolet Silverado deve começar a ser vendida no Brasil como ano/modelo 2024 no segundo semestre. A variante High Country tem potencial para ser vendida na faixa da F150 Platinum: acima dos R$ 500.000. Ouch! (MAO)