nao e raro ver pequenas companhias surgindo no universo dos supercarros normalmente fundadas por gente ja envolvida com eles procurando dar corpo a uma ideia nova raros sao os casos de sucesso a pagani e um exemplo koenigsegg outro mas so por que um supercarro se torna um fracasso monumental nao significa que ele seja ruim ou nao mereça ser admirado — e entre os fracassos talvez o cizeta v16t seja o mais admiravel deles a historia da cizeta começou em meados da decada de 1980 quando o engenheiro automotivo claudio zampolli imaginou um supercarro com motor de dezesseis cilindros zampolli tinha uma concessionaria de ferrari e tambem uma oficina especializada em supercarros — ele nao era exatamente um iniciante no assunto faltava a ele um investidor este entrou literalmente pela porta da garagem era o compositor e produtor musical italiano giorgio moroder famoso por compor a trilha sonora de scarface 1983 moroder levou seu lamborghini countach para uma revisao na oficina de zampolli e os dois decidiram fundar uma fabricante de supercarros usando as ideias de zampolli e os recursos financeiros de moroder o nome escolhido foi cizeta moroder usando as iniciais de zampolli pronunciadas em italiano c = ci z = zeta e o sobrenome de moroder o unico produto lançado pela companhia ate hoje foi o v16t como o nome denuncia o motor e um v16 — sim duas bancadas de oito cilindros em v lado a lado o t contudo nao significa turbo — seria loucura demais na verdade significa tranversal um v16 montado na transversal pensando bem e uma loucura ainda maior mas a posiçao transversal nao e a unica coisa incomum neste motor o v16 desloca 5 995 cm³ e na verdade pode ser entendido como dois motores v8 compactos usinados em um mesmo bloco com virabrequins separados e ligados ao cambio atraves de uma caixa de sincronizaçao por isso a transmissao manual zf de cinco marchas fica entre os dois em posiçao longitudinal alem disso o motor e reclinado em 10 graus para ajudar a reduzir o centro de gravidade do carro se voce quer saber como ele ronca veja isto digno da loucura mecanica que o produz [youtube id= akzpztownc8 width= 620 height= 350 ] os dois motores e a transmissao formam o desenho de um t — outra razao para a letra no nome do carro o conjunto entregava 560 cv a 8 000 rpm e 55 1 mkgf — uma boa vantagem sobre o lamborghini countach 455 cv e a ferrari f40 478 cv os supercarros que eram referencia em 1988 ano em que o primeiro prototipo ficou pronto [gallery columns= 4 link= file ids= 15496 15489 15492 15491 ] alem do motor diferente de tudo o que veio antes ou depois o supercarro da cizeta tinha estrutura tubular de aço e carroceria de aluminio suspensao com braços sobrepostos do tipo duplo a na dianteira e na traseira e freios com discos brembo de 305 mm de diametro e pinças de quatro pistoes nas quatro rodas os supercarros da lamborghini na epoca e o v16t tem uma coisa em comum eles foram projetados pelo designer italiano marcello gandini do estudio bertone gandini desenhou o countach no inicio da decada de 70 como sucessor do miura e em 1985 começou a trabalhar no sucessor do countach — o diablo que seria lançado em 1990 so que no meio do caminho a lamborghini foi adquirida pela chrysler — mais precisamente em 1987 quando gandini mostrou seu projeto para o diablo aos executivos da companhia a nova administraçao aprovou os desenhos mas achou que certos elementos eram agressivos demais e o modelo final trouxe algumas alteraçoes significativas em relaçao a ideia original de gandini seria loucura dizer que os dois nao se parecem o projetista nao ficou nada satisfeito com aquilo que considerou uma diluiçao do seu trabalho e tratou de procurar uma fabricante de supercarros para vender o projeto original esta fabricante acabou sendo a cizeta — o que significa que de certo modo o diablo e o v16t que deu certo — ou que o v16t e o carro que o diablo poderia ter sido esteticamente o v16t parece um diablo mutante ou alienigena a identidade visual dos dois modelos e bastante semelhante mas o v16t tem entradas de ar na lateral que lembram a ferrari testarossa e quatro farois escamoteaveis alem disso ele e um absurdamente largo por causa do v16 transversal — a alternativa era fazer um carro extremamente longo o que o tornaria ainda mais estranho e tem mais os dois acabaram competindo diretamente porque o lamborghini foi lançado em 1990 e o cizeta chegou ao mercado um ano depois aquela altura giorgio moroder ja havia saido da companhia e os carros foram comercializados apenas como cizeta v16t dizem que alem da contribuiçao financeira moroder tambem desenhou o logo da cizeta agora dizer que ambos competiram nao e o mesmo que dizer que a briga foi acirrada porque nao foi o fabricante declarava que o v16t era mais rapido do que o diablo levando 4 5 segundos para ir de 0 a 100 km/h com velocidade maxima de 328 km/h e o interior era bem acabado confortavel e trazia recursos que os lamborghini nao tinham contudo custava us$ 649 mil r$ 1 4 milhao — o dobro do preço de um diablo — e lhe faltava o peso de um nome como lamborghini alem disso a cizeta nao conseguiu homologa lo para rodar nos eua o que significava um mercado a menos para o v16t e um mercado bem importante para um supercarro diga se sendo assim as encomendas ficaram bem aquem do que zampolli previa — embora tivesse capacidade para produzir um carro por semana a fabrica so fez oito carros entre 1991 e 1995 alem de um prototipo depois disso ha registros de outras tres encomendas entre 1999 e 2003 — dois cupes e um conversivel unico que custou us$ 849 mil r$ 1 9 milhao o fenice ttj spyder [gallery columns= 4 link= file ids= 15497 15499 15498 15500 ] a cizeta original faliu pouco depois do fim da produçao do v16t original desde entao zampolli se mudou para a california nos eua e abriu a cizeta automobili usa alem de ser uma oficina de supercarros a cizeta usa ainda produzia o v16t sob encomenda ate 2011 o preço e um misterio mas segundo o site da fabricante que foi atualizado pela ultima vez em 2001 o modelo partia de us$ 800 mil ou r$ 1 77 milhao — isso ha 13 anos entao da proxima vez que voce sair para comprar um supercarro de 16 cilindros saiba que o bugatti veyron nao e sua unica opçao
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