anthony colin bruce chapman engenheiro empresario piloto chefe de equipe revolucionario projetista fundador da lotus e muitas outras coisas ja foi chamado de muita coisa de genio a escroque de criminoso a superdotado mas o que sempre me impressionou na historia deste grande homem foi sempre a sua habilidade de motivar pessoas todo associado ou empregado de chapman invariavelmente trabalhou duro demais por pouco dinheiro e reconhecimento muitas vezes o reconhecimento e o dinheiro acabavam nas maos do proprio chapman na cara dura mas ainda assim todos sao unanimes em sua lealdade a ele e na saudade do tempo em que trabalharam juntos chapman segundo eles tinha a incrivel capacidade de fazer as pessoas perseguirem uma ideia de faze las trabalhar incansavelmente nao em busca de dinheiro mas em busca da satisfaçao pessoal de simplesmente provar que eles podiam que eram capazes ainda segundo eles chapman via nessas pessoas habilidades que nem mesmo elas sabiam que tinham e descobrindo isso abriam possibilidades infinitas na vida destas pessoas entao nao e surpresa para mim que essas pessoas que tiveram a sorte de conviver com ele levaram vidas especiais diferentes e principalmente variadas parece me que depois de conviver com chapman certas portas no cerebro dessas pessoas simplesmente se abriam definitivamente e elas como seu mestre percebiam que podiam fazer muito mais do que ja faziam percebiam pelo exemplo da extraordinaria historia da lotus e seu criador que nao ha limites quando se trabalha muito e se persegue seu sonho como disse chapman certa vez a seu filho aqueles que podem fazem os que nao so falam a respeito o mais famoso exemplo esta na cosworth o nome da empresa cosworth foi derivado da junçao dos sobrenomes de seus dois fundadores mike costin e ken duckworth em 1958 duckworth deixa a lotus onde foi engenheiro de transmissao e funda a empresa; seu socio mike costin ainda trabalhava na lotus e assim permaneceu por anos chapman nao so sabia do esquema como incentivava os motores ford preparado pela empresa sempre tiveram um grande cliente justamente na lotus [caption id= attachment_353192 align= aligncenter width= 999 ] keith duckworth[/caption] e nao podemos esquecer claro do que aconteceu com o motor dfv a obra prima de duckworth e um dos maiores motores de competiçao ja concebidos em 1966 chapman precisava de um novo motor para formula 1 com 3 litros e a coventry climax seu fornecedor anterior tinha desistido das competiçoes a cosworth entao ja era uma empresa de sucesso mas pequena e limitada fazia motores ford preparados para f junior f3 e f2 chapman pergunta ao amigo que tal tentar f1 e se sim quanto voce precisa em grana para fazer isso um motor inteiro e completamente novo [caption id= attachment_353197 align= aligncenter width= 940 ] no centro duckworth e mike costin[/caption] duckworth lembra o metodo cientifico para determinar este custo na pequena empresa perguntei a meus socios pessoal acho que conseguimos fazer esse motor novo por umas cem mil libras esterlinas o que acham todo mundo disse sim e essa foi a quantia passada para chapman chapman agora tinha quem fizesse um motor mas precisava de dinheiro para isso esso um patrocinador nao estava interessada david brown da aston martin estava interessado demais queria controle e foi rejeitado a ford era a unica saida investida entao em competiçoes na europa e vencendo le mans mas parecia nao acreditar nesses garagistas e sua capacidade de vencer; foi preciso a intervençao de walter hayes o ex jornalista que era amigo de henry ford ii e diretor de imprensa da ford europa hayes disse ao board da ford por cem mil libras o que temos a perder pode ser o melhor investimento que ja fizemos palavras profeticas pela pifia quantia a ford colocou seu nome no motor de maior sucesso na historia da f1 o projeto do motor e uma historia lendaria por si so; o motor estrutural teve as fixaçoes na parede corta fogo determinadas pelas costas e busanfa de jim clark ele se sentou no chao e duckworth pegou as medidas apenas quatro parafusos seguravam o motor ao carro era um v8 extremamente compacto quanto todos usavam doze e ate dezesseis cilindros todos os equipamentos auxiliares estavam atras logico para a frente ser plana e pronta para montagem no carro [caption id= attachment_353199 align= aligncenter width= 999 ] jim clark e o lotus 49 sob medida[/caption] e a obra prima de duckworth o motor foi feito para ser compacto simples e de facil reparo e manutençao a baixo custo; tolerancias usadas foram normais e nada exoticas para manter baixo custo para isso o angulo entre as valvulas era pequeno para um cabeçote menor e tudo era pensado para ser leve e compacto o carter seco tinha bomba incorporada e montada em posiçao baixa ainda assim estava longe de ser fraco duckworth escolheu a saida entao nao convencional para um v8 de usar virabrequim plano somente para simplificar o escapamento o virabrequim plano fez do dfv um motor vibrador nada suave mas duckworth acreditava que isso nao seria problema em competiçao estava correto era um monstro logo de cara com 450 cv a 9 000 rpm e com muito mais em seu futuro uma lenda inimitavel [caption id= attachment_353193 align= aligncenter width= 971 ] keith duckworth e mike costin ao lado de graham hill no lotus 49 cosworth chapman na direita [/caption] mas se chapman inspirou e financiou costin e duckworth mais maluco ainda e como inspirou gente a abrir tanto a cabeça lateralmente que essas pessoas criaram coisas sensacionais fora de sua area de expertise existem varias dessas historias mas hoje vou contar apenas duas provas irrefutaveis de que a grande habilidade de chapman entre tantas outras era a de inspirar seus semelhantes a serem maiores do que podiam acreditar inicialmente o contador que virou designer peter kirwan taylor tinha 25 anos quando conheceu colin chapman em 1954 tinha formaçao financeira era um contador formado e juramentado trabalhando no mercado de açoes de londres no futuro seria instrumental na transformaçao da lotus em empresa de capital aberto em 1968 operaçao que fez de colin chapman um milionario kirwan taylor teve longa carreira no city como os ingleses chamam o mercado financeiro londrino e foi extremamente bem sucedido nesta carreira; durante sua vida comprou e vendeu incontaveis empresas fortunas e pessoas como todo milionario bem sucedido nesse meio [caption id= attachment_353203 align= aligncenter width= 999 ] o lotus 6 com carroceria propria de kirwan taylor designer latente[/caption] mas se alguem pergunta a ele qual o ponto alto de sua vida profissional nada disso sera lembrado o ponto alto da vida de peter kirwan taylor foi o fato dele ser o desenhista do lotus elite de 1957 o incrivel carro com monobloco em fibra de vidro e primeiro carro de rua da empresa peter era amigo de chapman e adorava carros e olhando os desenhos que fazia meio de brincadeira chapman o incentivou a desenhar o primeiro lotus para a rua https //flatout com br/lotus elite a curta historia do monobloco de fibra de vidro/ somente o fato de um contador desenhar um carro ja e incrivel mas quando se sabe que o elite e considerado um dos mais belos carros ja criados um cupe de beleza pura e sem adornos realmente rara e de se impressionar ainda mais fora o fato de que com a ajuda do aerodinamicista frank costin o elite atingiu o baixissimo cx de 0 29 algo otimo mesmo hoje desenhistas profissionais passam uma vida toda querendo chegar a uma forma tao pura bela e eficiente quanto a do elite mas sem o sucesso desse contador londrino que incentivado por seu amigo chapman deu asas a sua criatividade realmente impressionante [caption id= attachment_353204 align= aligncenter width= 999 ] o desenho original do elite[/caption] frank costin por sinal e outra mente brilhante ativada por colin chapman um aerodinamicista que trabalhava da industria aeronautica por anos ajudou a lotus nesta arte alem de e claro se aventurar depois ele mesmo em monoblocos de madeira compensada sua maior invençao um dia no meio dos anos 1960 chapman estava jantando com ele e reclamando de alguns funcionarios ingratos que pediram demissao frank pontua que o amigo nao era uma pessoa facil de se trabalhar; que ele por exemplo nunca ganhara um tostao pelo que fez pela lotus https //flatout com br/carro de madeira a incrivel historia de frank costin e o marcos gt/ chapman arregala os olhos parecendo que nunca tinha pensado nisso ate aquele momento imediatamente pega as chaves de seu lotus cortina mkii e entrega a frank meu carro agora e seu e praticamente novo vale um bom dinheiro espero que isso pague o que voce fez se precisar de voce novamente te pagarei [caption id= attachment_353198 align= aligncenter width= 999 ] frank costin e o marcos[/caption] o designer inventor mas ainda mais interessante e a historia de ron hickman [caption id= attachment_353206 align= aligncenter width= 999 ] ron hickman e seu elan orgulho[/caption] hickman era um sul africano mas radicado na inglaterra desde 1950 era por profissao desenhista de automoveis e começou sua vida profissional na ford inglesa em 1958 vem para a lotus de colin chapman onde logo se torna diretor de design aqui no brasil o povo tem algo com esses titulos que escapa de minha compreensao ah a vaidade do homem mas o titulo apenas significava naquela epoca que ron era o chefe dele mesmo e alguns ajudantes ron hickman desenhou o elan original lançado em 1962 o elan e outro classico de chapman algo incrivelmente influente ate hoje e o trabalho de hickman no desenho da carroceria refletia isso realmente sua obra prima alem do elan nosso amigo desenhou tambem o elan +2 e o europa so isso seria uma historia de vida incrivel para qualquer ser humano normal como eu ou voce mas ron hickman teve uma ideia e perseguindo essa ideia com afinco como sem duvida aprendeu com chapman sua vida mudou certa feita fazendo um armario para sua cozinha no fim de semana ron usou uma das caras cadeiras suecas de sua cozinha adoradas pela sra hickman para apoio enquanto serrava um pedaço de madeira qualquer o resultado e facil de imaginar ron cortou um pedaço da cadeira junto e teve que se submeter a ira da sua senhora a partir desse fato corriqueiro ron pos se a pensar em sua garagem desenhou e construiu uma pequena bancada com morsas integradas em madeira e aluminio a bancada era desmontavel e portatil e algo extremamente util patenteou a ideia e começou a tentar vende la corria o ano de 1968 ron logo entendeu que licenciar sua invençao para um fabricante de ferramentas caseiras seria a melhor maneira de populariza la tentou por anos sem sucesso a stanley chegou a responde lo em uma carta dizendo que as vendas seriam na casa das centenas e nao milhares mas confiante na sua ideia como so um discipulo de chapman poderia ser ron cria uma pequena fabriqueta e vende ele mesmo a sua bancada em feiras e eventos correlatos em 1971 ja tinha vendido 10 mil delas a black & decker finalmente ve a luz e compra os direitos da invençao em 1973 o primeiro black & decker workmate aparece hoje algo entre 50 e 100 milhoes deles foram vendidos e cada um deles pagou um royalty para ron hickman ron ficou tao rico que se mudou para o paraiso fiscal da ilha de jersey famosa aqui por causa de paulo maluf para fugir de impostos e viveu uma confortabilissima vida ali ate falecer em janeiro de 2011 amealhou uma grande coleçao de carros classicos e nela em lugar de destaque estava um lotus elan sprint mesmo com bugattis e rolls royces dividindo espaço com ele era seu preferido por motivos obvios mesmo levando vidas longas e fazendo muitas coisas importantes nelas ambos sempre diziam que um dos pontos memoraveis foi conviver e trabalhar com chapman desenhar o elite e o elan foi o que consideravam o seu real legado e em ambos os casos o retorno financeiro desta parte de suas vidas foi pifio [caption id= attachment_353205 align= aligncenter width= 999 ] a mais valiosa invençao sua e a em que esta sentado [/caption] se a importancia de uma pessoa for medida pelo vazio que ela deixa quando parte anthony colin bruce chapman foi realmente um grande homem no mundo do automovel nunca mais apareceu alguem como ele
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