orgulhosamente nascido no inicio da decada de 1990 posso afirmar categoricamente que algumas de minhas melhores memorias de infancia e adolescencia tem relaçao com os jogos do playstation e entre eles claro games de corrida mais precisamente os dois primeiros titulos da franquia gran turismo isto nao e segredo para ninguem mas nem so de gran turismo vive o jovem nostalgico de forma alguma ja abordei outros titulos classicos aqui no flatout como need for speed porsche unleashed e hoje vou falar de outro classico um que demorei a descobrir colin mcrae rally 2 0 depois de passar algumas dezenas de horas seguidas fuçando pelos aspectos do jogo cheguei a conclusao de que entre os simuladores de rali da quinta geraçao de consoles playstation nintendo 64 e sega saturn principalmente ele e nada menos que imbativel e certamente um dos grandes games de corrida de todos os tempos a ponto de me motivar a escrever um review para o game e possivelmente dar inicio a uma nova serie no flatout que tal o que e https //www youtube com/watch v=mirluy2ohys colin mcrae rally 2 0 foi lançado em 2000 para playstation e windows e em 2002 para game boy advance neste post vou me dedicar a versao para o console da sony pois foi a unica com a qual tive contato tarde demais diga se o game e o segundo da franquia da codemasters que hoje e conhecida como dirt a proposta era a mesma oferecer uma experiencia mais proxima quanto fosse possivel de um simulador de rali a quem se interessasse mas tambem dar aos jogadores casuais uma chance de curtir algumas horas acelerando os carros de rali que competiam no wrc em 2000 a codemasters sempre foi muito caprichosa em seus simuladores de corrida as franquis toca e formula 1 sao otimos exemplos de consistencia e com colin mcrae rally 2 0 nao foi diferente no caso do playstation estamos falando de um game lançado no fim do ciclo de vida do console quando os desenvolvedores ja estavam familiarizados com a maquina e sabiam aproveitar ao maximo sua capacidade grafica e de processamento e com cmr2 0 isto ficava bem aparente gameplay logo de cara um aspecto chama a atençao o design minimalista dos menus toda a interface grafica e composta por um fundo chapado em cinza ou azul com tipografia simples e toda em letras minusculas nada de menus poluidos e efeitos em excesso embora as letrinhas que mudavam de alinhamento para formar silhuetas de um capacete um controle de playstation ou outras figuras sao um toque bem interessante [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 246130 246120 ] na hora de escolher os carros apenas o blueprint de cada um era mostrado bem como o nome e a fabricante para saber a cor havia uma pequena amostra da livery em um pequeno retangulo ao lado e dificil topar com uma interface grafica dos anos 2000 que faça sentido duas decadas depois tanto que o minimalismo foi uma das marcas da serie dirt ate 2009 [gallery type= grid link= file size= medium ids= 246125 246124 246123 ] o game e dividido em alguns modos arcade que te permite disputar uma corrida contra outros carros controlados pela ia; e rally que simulava uma competiçao de verdade com diferentes estagios nas provas do calendario do wrc era como o modo simulation de gran turismo no qual voce tinha um perfil escolhia um carro e tinha de gerenciar sua campanha o modo arcade e surpreendentemente acessivel os carros controlados pela maquina nao tem habilidade sobre humana e nem sao imunes a falhas topei algumas vezes com os oponentes atravessados no meio do circuito precisando se recuperar de uma manobra infeliz os controles sao na medida certa como no fim das contas e o caso nos simuladores de playstation nao sao surreais do tipo que permite vencer uma corrida de pe embaixo batendo em todos os muros; e nem punitivos demais e preciso sim ter alguma noçao de aceleraçao frenagem e de trocas de marcha bem como contra esterço e o uso do freio de mao nas hairpins entretanto e tudo intuitivo com uma maleabilidade dificil de encontrar em games de corrida do playstation no modo rali porem as coisas ficam um pouco mais serias nota se por exemplo que no modo rally no qual voce pode disputar apenas um estagio um unico rali ou uma temporada completa os carros sofrem danos fisicos com a carroceria amassando e componentes como suspensao cambio diferencial e motor sujeitos a quebras no intervalo entre uma prova e outra uma bonita tela com um modelo do seu carro e exibida com algumas opçoes entre elas acertar as relaçoes de marcha a dureza da suspensao escolher pneus e a distribuiçao de força de frenagem entre os eixos novamente alguma noçao ajuda aqui ainda que de forma simplificada por exemplo no asfalto voce pode usar suspensao mais firme; em circuitos truncados e mais interessante ter o cambio mais curto; e por ai vai a diferença e notavel ainda que menos pelo comportamento do carro em si e mais pelo tempo entre os estagios que melhora bastante se voce souber fazer os acertos corretos certamente o envolvimento de colin mcrae como consultor tecnico ajudou bastante neste aspecto os carros tambem se comportam de forma diferente e pode ser impressao mas o ford focus que colin mcrae usava em 2000 me pareceu perceptivelmente melhor que os outros ele acelera mais e faz curvas com mais precisao existe ainda o modo challenge que imita os super special stages do wrc com dois carros disputando juntos em um circuito fechado e divertido mas nao foi o que me chamou mais a atençao o modo rally e mais interessante grafico e som esta e uma questao complicada ao menos quanto aos graficos veja bem estamos falando de um game do playstation que esta prestes a completar 20 anos entao quem viveu a epoca vai conseguir enxergar mais qualidades obviamente e tudo extremamente pixelado e poligonal embora alguns emuladores possam melhorar consideravelmente a definiçao dos graficos em tres dimensoes mas e perceptivel que se trata de um dos ultimos lançamentos do playstation as cores sao bonitas e realistas os carros sao bem modelados e proporcionalmente fieis aos de verdade e as marcaçoes na tela sao de facil leitura e bonitas e nos detalhes porem que esta a beleza de cmr2 0 nota se muito esmero em determinados aspectos como a visao de dentro do carro em primeira pessoa cada modelo tem seu proprio design que imita da melhor forma possivel ate onde os recursos tecnicos deixava a vida real claro novamente a resoluçao e o nivel de detalhes sao baixo mas fica claro por exemplo que o focus e mesmo um focus e que o impreza e um impreza especialmente se voce conhecer bem o interior destes carros quando chove os limpadores de para brisa sao ligados e tem som quando voce muda a marcha o piloto tira a mao do volante nem incomoda o fato de o quadro de instrumentos ser estatico [gallery type= grid link= file size= medium ids= 246117 246115 246133 ] outro detalhe que me chamou a atençao quando voce pisa no freio ou melhor aperta o botao do freio as luzes traseiras se acendem de forma suave e realista em outros games de corrida elas simplesmente piscam instantaneamente em cmr2 parece mesmo que ha lampadas ali e tem mais o carro fica sujo de neve terra ou mato lanternas quebram para choques se desencaixam vidros se estilhaçam normal hoje em dia rarissimo ha duas decadas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 246132 246134 ] o som e um show a parte novamente considerando a epoca jogar cmr2 0 e gt2 em sequencia pode ate te deixar frustrado com o ronco artificial dos carros no game da polyphony digital e mais cmr2 0 conta ate com os estalos do sistema de escape acompanhados de chamas saindo pelas ponteiras que tambem sao extremamente realistas para um game do playstation um charme a mais fica por conta das pace notes narradas por ninguem menos que nicky grist o navegador de colin mcrae algo que ja acontecia no primeiro game e que tambem rolou em todos os titulos ate colin mcrae rally dirt 2007 e novamente em dirt 4 2017 com isto foi preciso fazer algumas concessoes que a meu ver sao totalmente perdoaveis a taxa de frames por exemplo as vezes deixa a desejar na fluidez; e a visao do cockpit so esta disponivel quando o carro fica sozinho na pista possivelmente por conta das limitaçoes graficas do playstation alem disso falta o som dos pneus sobre o chao batido e tambem rastros de poeira e neve nos estagios que nao sao asfaltados por outro lado com tantas qualidades qualquer critica toma ares de implicancia https //www youtube com/watch v=p_rtt4sumiq a trilha sonora e composta principalmente de musica eletronica da epoca instrumental sao boas musicas ainda que um pouco genericas mas pode ser que eu tenha esta impressao porque nao ha o aspecto nostalgico que tem os gran turismo e boa musica de fundo mas de todo modo eu geralmente deixo a musica no mudo e fico apenas com os efeitos sonoros questao de gosto conclusao colin mcrae rally 2 0 foi um dos games que encerraram com chave de platina a vitoriosa trajetoria do primeiro playstation claramente a codemasters dominava totalmente o hardware e o cuidado com a execuçao do game merece todo o reconhecimento do mundo o jogo consegue passar uma experiencia convincente guardadas as devidas proporçoes mesmo se comparado a titulos bem mais recentes e certamente e indispensavel para fas de simuladores retro jogue
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