um dos negocios mais interessantes que voce pode fazer em nurburgring e ir em uma das famosas rent for racers empresas especializadas no aluguel de carros preparados para pista e se divertir com um automovel adequadamente dimensionado para o nordschleife eles possuem pneus com composto r freios e suspensao completamente redimensionados bancos concha cintos de quatro pontos enfim sao alternativas muito mais emocionantes e seguras do que se aventurar com um carro convencional de rua alugado existem modelos para todos os gostos de suzuki swift sport a mclaren mp4 12c veja a lista completa de carros e empresas aqui mas para iniciantes no autodromo independentemente de experiencia previa em competiçoes o melhor e evitar monstruosidades meu plano inicial era pegar um swift sport stage ii famoso pela proporçao absurda de aderencia em relaçao a potencia mas todos estavam reservados dai havia partido para a reserva de um renault megane rs 265 com a empresa rsr mas um imprevisto me levou a improvisar a soluçao in loco para minha sorte consegui reservar na rent4ring um carro mais do que especial o bmw 125i stage ii o processo e relativamente simples voce entra no site da empresa escolhe o carro ve a tabela de preços all inclusive ou seja as que ja incluem combustivel e a taxa das voltas e envia para eles uma solicitaçao de reserva com estas informaçoes algumas horas depois no meu caso foi quase instantaneo eles te respondem via e mail confirmando a possibilidade de reserva e o valor a ser pago dependendo da empresa voce paga pela internet para confirmar a reserva antes mesmo de ir ao local em outras como foi o caso da rent4ring o carro fica reservado na base da confiança e voce so paga no momento de pegar a chave em algumas voce paga a cauçao do seguro adiantada o pagamento e suspenso se o carro voltar inteiro em outras seu cartao e copiado em papel carbono e voce assina um termo no qual se compromete a pagar o valor em caso de sinistro foi assim na rent4ring os valores foram 749 euros por seis voltas com tudo incluso e termo de seguro de ate 8 000 euros ah meu deus dependendo dos danos entao la estava eu chegando as oito da manha do sabado para assistir ao video do briefing com os instrutores nele ha todas as informaçoes importantes evite as zebras ultrapassagens somente pela esquerda e de preferencia com sinalizaçao cuidado com as motos cuidado com paradas subitas causadas tanto por acidentes quanto por leigos curiosos ou querendo ajudar os acidentados telefones de emergencia etc em minha opiniao este tipo de video deveria ser exibido a todos os que compram voltas no nordschleife no caixa pela primeira vez como voces podem ver a estrutura da rent4ring e simples mas extremamente bem cuidada a atençao aos detalhes tanto na decoraçao do local quanto na limpeza e condiçao de manutençao dos veiculos e digna de uma equipe de competiçao profissional eles tambem sao muito atenciosos na recepçao te instruindo de forma detalhada sobre como encarar a pista seja voce um iniciante ou um cara experiente momento ooohn do dia se nao me engano a cadelinha pertencia ao dale do bridge to gantry que aparece no canto esquerdo da foto acima ele e o fotografo oficial da empresa e esta quase sempre na pista pra registrar uma lembrança sua no epico circuito eis a maquina bmw 125i stage ii 218 cv e 1 450 kg se o cambio automatico de oito marchas e o motor permanecem 100% originais apenas com leve remapeamento na ecu para liberar um empurraozinho extra todo o resto e diferente pastilhas endless de competiçao interior depenado gaiola e bancos concha cinto de quatro pontos suspensao com amortecedores e molas redimensionados para uso em pista e pneus esportivos michelin pilot sport cup 205/50 r17 o resultado e um carro com muito mais grip do que potencia o que considerei ser o melhor elo entre o nissan 370z e o audi r8 que pilotaria dois dias depois [gallery columns= 4 link= file ids= 26204 26203 26202 26201 ] hora de ir para a pista no caminho ja me liguei que as condiçoes do asfalto nao ajudariam na avenida hauptstrasse que leva a entrada do nurburgring nordschleife vi umidade em todo trecho de sombra isso porque passavam carros a todo instante ali dentro da floresta do inferno verde portanto ja sabia que a pista estaria molhada ou no minimo umida em alguns locais este era o primeiro dia do green hell driving days quando a pista ficou aberta das oito da manha as sete da noite mesmo de manha ja havia um pequeno congestionamento na entrada do autodromo e eu precisaria devolver o carro ate o meio dia nisso contudo foi bem tranquilo na verdade sobrou tempo e eu na empolgaçao acabei pilotando muito mais voltas do que o planejado o que me custou uns 600 euros a mais aperte os cintos e acelere comigo nao esqueça de colocar em hd [youtube id= ee0l4h_zuh4 width= 620 height= 349 ] por uma coincidencia feliz o video acima capta toda a experiencia do que e pilotar no nurburgring nordschleife primeiro ha diversas condiçoes climaticas trechos totalmente secos asfalto claro trechos umidos asfalto escuro trechos com pista molhada e trilho seco formado trechos com trilho seco em formaçao isso cria um ambiente severamente hostil como voce pode perceber na pequena rabeada que dei a mais de 180 km/h no trecho de aceleraçao mais longa do nordschleife kesselchen no quilometro 12 de 20 8 km alguns quilometros depois topei com dois porsche 911 acidentados o perigo era justamente este parecia facil e 100% seco mas nao estava em segundo lugar nesta volta cruzei com todo tipo de carro mazda mx3 vw kafer mercedes benz 190e evo ii hellyeah corsa opel speedster porsche boxster golf gti porsche 911 turbo bmw 330 ci alfa 156 lotus elise bmw z4 isso sem mencionar as motocicletas cuja convivencia na pista e uma verdadeira agonia pois elas cruzam bastante a pista e por uma questao ergonomica checam poucas vezes os espelhos retrovisores todo cuidado e pouco ao ultrapassa las a volta do video foi a segunda de doze que acabei dando com o bimmer ja neste registro havia entrado na casa dos oito minutos pela primeira vez na vida algo em torno de 8 49 tempo similar a minha melhor passagem com o nissan 370z obtida horas mais tarde depois disso a pista começou a secar ganhei mais e mais intimidade com o nordschleife e comecei a forçar o ritmo freando mais dentro e ampliando a velocidade media nas curvas certamente o tempo no bridge to gantry despencou em um enorme naco mas infelizmente vamos ficar sem saber o quanto fiquei sem bateria na gopro ja na quarta volta mas tudo bem o importante e que devolvi o carro sao e salvo e assim pude fazer dois rituais muito importantes o primeiro rasgar a cauçao de ate 8 mil euros no caso de danos ao veiculo entenderam o carinho todo na pilotagem segundo deixar o meu autografo nos pedaços de carros que estao espalhados no salao da empresa aquilo que parece um asterisco e uma barata desenhada gostei bastante do serviço dos caras esta muito mais do que recomendado em meu futuro retorno ao inferno verde certamente voltarei a bater na porta do rent4ring caso queira reservar um carro igual ao que usei e so clicar neste link a experiencia com o bmw 125i foi extremamente emocionante e muito importante para eu conseguir flertar com os limites do nissan 370z se voce nao viu o post e o video on board clique aqui e confira e me sentir seguro para pilotar o audi r8 no nordschleife na teoria e no gran turismo e tudo simples e facil mas botar em pratica em nurburgring e mais ou menos como pegar um tubo no havai perfeita analogia de arnaldo keller passada em uma conversa que tive com ele apos voltar ao brasil as ondas no caso experiencias anteriores em pista que voce encarou antes na vida te dao uma boa base mas o preparo propriamente dito para algo naquela escala meu amigo so existe in loco [ fotos juliano barata e marcio murta ] confira a lista das reportagens do especial nurburgring nordschleife missao nurburgring nordschleife dez dias tres carros e o flatout no templo nurburgring nordschleife o guia definitivo para voce planejar a sua viagem nurburgring nordschleife o começo da jornada eu o nissan 370z e o nurburgring nordschleife pela primeira vez na vida overdose de carporn os carros que aceleram no nurburgring nordschleife começando a pegar intimidade no nurburgring nordschleife com o bmw 125i as lojas de nurburgring de torradeiras a sapatilhas do nordschleife tres amigos duas coincidencias e nurburgring nordschleife extase e terror o audi r8 e nurburgring nordschleife quando senti o arrepio da morte de perto conheça os arredores de nurburgring a bordo do audi r8 conheça o castelo de nurburg nurburgring nordschleife quanto que um simulador pode te ajudar sudschleife explorando as fantasmagoricas ruinas do traçado perdido como pilotar no nurburgring nordschleife sem se matar nem decepcionar o cronometro nurburgring nordschleife guia de viagem atualizado o museu de nurburgring nordschleife ring werk nurburgring nordschleife consideraçoes finais
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.