engana se quem pensa que uma ditadura significa apenas o fim da liberdade e dos direitos civis as ditaduras por seu carater totalitario tendem a ir muito alem nos conceitos sociais elas tendem a revolucionar a cultura a se apropriar de significados a modificar a realidade em nome de um ideal pense nos carros eles sempre foram simbolos da liberdade da prosperidade e da evoluçao tecnologica mas sob o nazi fascismo esse significado foi sequestrado para representar a superioridade de duas naçoes interessadas em promover ideologias racistas e ultranacionalistas nos eua e na inglaterra por exemplo fazer um bom carro era uma questao de sobrevivencia no livre mercado na italia de benito mussolini e na alemanha de adolf hitler a sobrevivencia era garantida pelo estado que investiu pequenas fortunas para tornar suas fabricantes nacionais em icones de modernidade e tecnologia para provar superioridade etnica/nacional um bom exemplo e a mille miglia ela nao foi criada pelos fascistas mas foi conveniente para demonstrar a nova italia que nascia sob o fascismo uma corrida ao longo de 1 500 km de estradas pavimentadas em alta velocidade sem acidentes so poderia ser realizada em um pais organizado prospero seguro e desenvolvido um pais superior aos demais como a italia na visao dos fascistas nos dez primeiros anos o negocio funcionou bem para mussolini e sua turma porem um acidente fatal com tres espectadores fez o proprio duce suspender a corrida em 1939 eles ainda retornaram em 1940 mas aquela altura a segunda guerra ja estava avançada demais e as atividades esportivas foram todas suspensas como bem sabemos a segunda guerra terminou em 1945 dois anos depois a mille miglia foi retomada agora sem o ufanismo propagandista do fascismo mas como uma competiçao puramente esportiva sem segundas intençoes ideologicas ela foi disputada mais dez vezes ate 1957 quando foi encerrada definitivamente devido a um novo acidente fatal envolvendo espectadores e pilotos em 1977 ela foi retomada porem como um evento de regularidade para veiculos historicos formato adotado ate hoje a relaçao com o fascismo que fora meramente ocasional apesar de alguns historiadores dizerem o contrario ja foi ha tempo esquecida mas houve uma outra interferencia fascista em um outro simbolo automobilistico italiano a alfa romeo diferentemente da mille miglia a alfa romeo nao foi apenas uma ferramenta conveniente para o regime ela acabou se tornando parte do regime aconteceu em 1932 a alfa romeo havia sido fundada em 1910 e passou a primeira decada bancada por contratos de defesa com o governo italiano com o fim da guerra os contratos foram encerrados o dinheiro acabou ao longo da decada seguinte em 1932 a alfa estava praticamente falida ao ver a segunda grande fabricante de carros da italia correndo o risco de desaparecer benito mussolini nao teve duvidas estatizou a alfa romeo dois anos antes mussolini havia criado um orgao estatal chamado instituto per la ricostruzione industriale ou apenas iri uma tentativa de salvar as empresas dos chamados setores estrategicos da economia e evitar o colapso social que estava se desenhando devido ao desemprego a ideia do ditador era criar este orgao temporariamente para tomar a participaçao dos bancos nas empresas nacionais e desta forma gerencia las e injetar dinheiro nelas visando estimular a economia e salvar os empregos dos italianos entre estas empresas estava a alfa romeo [caption id= attachment_249406 align= aligncenter width= 999 ] mussolini ao volante de um alfa romeo[/caption] a realidade claro foi bem diferente em 1934 o governo concentrava 75% de todas as empresas italianas — um nivel de estatizaçao superado apenas pela uniao sovietica — enquanto suas dividas chegavam a 140 bilhoes de liras mesmo assim a alfa continuava a receber caminhoes de dinheiro por meio de contratos de defesa e tambem para fomentar a tecnologia italiana digamos foi nesse periodo estatal que a alfa romeo desenvolveu praticamente todas as derivaçoes do lendario 8c — incluindo o monoposto bimotore com seus dois motores de oito cilindros sob o comando do iri a alfa romeo tambem venceu todas as ediçoes da mille miglia disputadas entre 1932 e 1938 alem do titulo europeu de pilotos de 1932 com tazio nuvolari entao veio a guerra a produçao belica foi acelerada a alfa romeo — e todas as outras empresas que eram meras repartiçoes publicas na pratica — continuaram recebendo caminhoes de dinheiro em 1943 divida italiana chegou aos 450 bilhoes de liras naquele mesmo ano mussolini foi deposto e o resto como diz o cliche e historia mussolini acabou executado em 1945 e a italia que estava no lado errado da guerra saiu derrotada do conflito a ironia da historia e que apesar do fim do nazi fascismo a alfa romeo estatal e o iri duraram muito mais tempo do que o proprio benito mussolini poderia imaginar quando a guerra terminou a italia precisava ser reconstruida e por acaso a iri estava la pronta para ser usada e foi assim que a alfa romeo se tornou indiretamente parte do legado fascista [caption id= attachment_249407 align= aligncenter width= 800 ] o alfa romeo de mussolini[/caption] a partir de 1950 o iri deixou de estatizar e de investir dinheiro publico nas empresas passando a fazer parcerias publico privadas nesse periodo semi estatal e pos fascista a alfa romeo construiu sua reputaçao com os entusiastas em 1950 eles venceram o campeonato inaugural da formula 1 logo depois foram lançados seus maiores classicos como o giulietta o 1900 o giulia o spider e o gtv a situaçao da alfa romeo so mudaria em 1986 quando a fabricante estava novamente quebrada e correndo risco de falir foi quando a italia decidiu iniciar a privatizaçao do iri foi como a fiat entrou no jogo arrematando a alfa romeo e fundindo a com a lancia para formar a alfa lancia industriale s p a quanto ao iri a maquina estatizante fascista o processo de privatizaçao de suas empresas eram mais de 1 000 em 1980 durou ate o fim dos anos 1990 e ele so foi extinto em 2002 [caption id= attachment_249410 align= aligncenter width= 999 ] foto box54[/caption] curiosamente a alfa romeo teve uma historia semelhante no brasil a marca chegou ao pais por meio da fnm uma iniciativa estatal criada durante a ditadura de getulio vargas que pretendia fomentar a industrializaçao brasileira e que se tornou parceira da estatal alfa romeo em 1951 a fnm acabou privatizada em 1968 quando foi comprada pela propria alfa romeo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.