FlatOut!
Image default
Pensatas

Como a Fiat criou o carro esporte barato moderno. E ninguém prestou atenção.

Nossa história de hoje começa, como tantas outras, em Dante Giacosa. E também com um personagem interessante da história da Fiat em sua época áurea: o herdeiro aparente de Giacosa, o designer e entusiasta do automóvel chamado Pio Manzù. https://flatout.com.br/o-fiat-127-e-a-tragedia-de-seu-criador/ Já contamos aqui a história trágica deste jovem que desenhou o seminal Fiat 127, aqui modificado e lançado como o 147. Mas a influência do trabalho dele com Giacosa é bem maior, e tem a ver com um esquema mecânico que volta e meia dá as caras por aqui: o carro esporte de motor central-traseiro, criado com a mecânica dianteira de um carro de tração dianteira de alta produção. https://flatout.com.br/os-revolucionarios-fiat-de-dante-giacosa/ É algo que é raro; ainda existe, claro, de maneiras meio laterais, mais sofisticadas e caras como no Alpine A110. Mas faz pelo menos 20 anos que um carro desses, com intenção de ser barato como eram os carros esporte ingleses até os anos 1970,