os ultimos tres anos foram muito loucos no mercado automobilistico global e isso vale para carros novos usados ou classicos a paralisaçao da industria a quebra da cadeia de suprimentos o aumento do custo do frete e dos insumos tudo mudou muito e bagunçou a inflaçao as estrategias comerciais e consequentemente os preços dos carros isso claro sem contar as mudanças na legislaçao e o anseio ansioso pela transiçao para os carros eletricos no fim das contas os carros mudaram muito nos ultimos dez anos e estes tres ultimos em especial parecem ser um futuro ponto de virada na historia do automovel veremos em alguns anos a consequencia pratica disso e que o carro popular esta prestes a desparecer de vez os carros ficaram mais caros mais parecidos e a oferta e menos variada apesar de mais numerosa os preços dos carros novos subiram puxando para cima os preços dos carros usados a passagem do tempo transformou carros modernos em carros classicos um carro de 20 anos por exemplo ja tem um padrao atualmente aceitavel de desempenho conforto e segurança se voce reduzir a idade para 10 anos vera que esse prazo outrora considerado velho demais e mais aceitavel atualmente e isso afetou tambem o preço dos carros antigos na pratica a janela dos 30 anos acabou diminuida para 20 anos ou ate menos em alguns casos quando carros de 10 anos ainda sao considerados para uso diario devido a alta dos preços dos carros novos e semi novos e natural que eles acabem custando mais caro e e natural que os antigos ou quase antigos acabem um pouco mais caros sendo direto o carro velhinho ou usadinho sera cada vez mais raro https //flatout com br/17 carros que voce deveria pensar em comprar antes que valorizem/ isso significa que encontrar um modelo/versao que ainda nao se tornou objeto de especulaçao esta ficando cada vez mais dificil por outro lado nenhuma especulaçao resiste a realidade dos anuncios empoeirados fazendo aniversario sem interessados muito menos a dinheiro parado na forma de carro antigo infelizmente esta e a realidade do mercado atualmente a bagunça causada pela pandemia refletiu nos preços muito rapidamente na hora de subir por causa dos carros novos o aumento dos novos refletiu rapidamente nos semi novos mas os usados demoraram um pouco mais para subir assim como os classicos os preços ja estao se ajustando a realidade do mercado ja da para dizer que a bolha estourou na maioria dos segmentos no caso dos classicos tudo ainda esta muito caotico porque de repente tudo o que e relativamente antigo e encarado como algo que tem potencial de valorizaçao e assim ate mesmo carros mundanos como o chevette quadrado entraram em situaçao de especulaçao dai veio o papo dos pseudo colecionaveis no podcast 94 isso ja aconteceu antes no primeiro boom dos carros classicos quando ate mesmo os fusca de series regulares eram anunciados como reliquias apesar das mais de tres milhoes de unidades produzidas no brasil com a alta generalizada dos preços dos novos e semi novos os antigos entraram na onda mas nem sempre com lastro na realidade ou seja os preços subiram mais que a inflaçao mesmo sem ter um aumento real na demanda ou uma diminuiçao da oferta se antes da pandemia era possivel encontrar carros antigos partindo dos r$ 15 000 ou r$ 20 000 agora os classicos mais aceitaveis partem dos r$ 30 000 o que e um aumento superior aos cerca de 20% da inflaçao acumulada nestes tres anos multiplique por 1 21 e voce tera a atualizaçao dos valores nao encare como malandragem dos vendedores as coisas estao confusas mesmo pouca gente sabe o valor real do seu carro usado e o unico jeito de descobrir e como todo preço e definido voce coloca o preço desejado e espera a reaçao do publico se o carro estiver caro demais ninguem vai se interessar se o carro estiver barato demais havera disputa e foi por isso que eu acompanhei o leilao de classicos no ultimo final de semana para ver preços que foram realmente pagos por carros classicos no mundo real ate quanto os compradores estao dispostos a gastar por um determinado modelo https //flatout com br/vendas de carros usados precos dos carros usados/ muitos anuncios ainda estao especulativos entao mesmo que pareçam fora do seu orçamento ou muito mais caros do que no passado certamente havera margens para negociaçao um indicativo de que um determinado modelo pode estar no alvo da especulaçao e a existencia de muitos anuncios a preços muito proximos carros de grande volume tendem a ser menos valiosos basta comparar os preços do fusca dos anos 1970 aos do fusca 1600s bizorrao para nao endossar os valores anunciados esta lista nao ira mencionar os preços dos carros no maximo uma faixa de preços medios que servem de referencia para iniciar uma negociaçao dito isso a seleçao dos carros levou em conta todas as faixas de preços uma analise da evoluçao do valor ao longo dos anos e claro apuraçao com o pessoal do mercado de classicos aqui estao 7 modelos que voce deveria dar uma olhada antes que eles valorizem mercedes benz slk r170 e r171 sim eles estavam em nossa ultima lista e felizmente ainda nao teve seus preços disparados no mercado de usados ainda e possivel comprar um slk de primeira geraçao em boas condiçoes por menos de r$ 100 000 o que ja nao se pode mais dizer do bmw z3 ou audi tt ou mesmo do mazda miata https //flatout com br/guia de compra mercedes benz slk r170 o que saber antes de comprar/ claro ele nao tem as qualidades dinamicas do z3 e tem um visual muito mais conservador mas ele tambem envelheceu bem e ainda e acessivel por cerca de r$ 80 000 e possivel comprar exemplares automaticos com quilometragem condizente com a idade e o tipo de uso os modelos manuais podem ser encontrados por algo nessa faixa mas espere pagar um pouco mais de r$ 100 000 por eles se voce pretende passar dos r$ 100 000 pode ser uma boa dar uma olhada na segunda geraçao a r171 ela começou a ser oferecida em 2004 como modelo 2005 e parte dos r$ 120 000 nos modelos slk200 kompressor a versao mais interessante contudo e a slk350 que tem 272 cv e e anunciada por entre r$ 140 000 e r$ 180 000 audi a3 8l a primeira geraçao do audi a3 teve seu auge como usado no fim dos anos 2000 e inicio dos anos 2010 depois disso ele foi relegado e deixado de lado por ter sido muito sambado como diz a giria paulista depois de ser extremamente popular e figurinha facil nas ruas enquanto foi produzido no brasil juntamente do golf ele acabou esquecido no mercado desejado apenas pelos poucos fas do modelo https //flatout com br/audi a3 s3 mk1 tudo o que voce precisa saber antes de comprar guia de compra flatout/ agora passados quase 20 anos desde o fim de sua produçao de uma boa olhada para ele e voce vera que ele envelheceu bem ao menos esteticamente e pode ser um velhinho interessante de se ter para curtir sem contar que ele foi o primeiro audi fabricado no brasil o que talvez ganhe algum valor historico futuramente nao sobraram muitos em bom estado mas voce os encontra anunciados por entre r$ 30 000 e r$ 45 000 com cambio manual e o compartilhamento de peças com o golf mk4 e outros audi da epoca significa que ele nao e impossivel de se manter dodge dakota v6 as dakota v8 ja escalaram a montanha dos preços ha algum tempo tanto que elas sequer aparecem na lista dos carros de 2020 o historico do mercado deixa claro quando uma versao se torna muito desejada e valorizada o mercado passa a voltar sua atençao para uma outra versao interessante daquele modelo se a dakota r/t ja bate os r$ 100 000 a dakota sport com o motor v6 e o carro que ja esta entrando no radar de quem quer uma picape com potencial classico uma olhada rapida nos anuncios ira indicar carros na faixa dos r$ 50 000 um valor bem mais alto do que ha tres anos quando ainda se encontrava uma destas por r$ 30 000 sao carros com pouca demanda devido ao consumo elevado a manual ate roda 7 km/l vazia em percurso misto mas a automatica gosta de entornar gasolina com vontade alem disso picapes sao mesmo menos valiosas que modelos de passeio da mesma marca e periodo vide as chevrolet c10 e c14 comparadas aos opala cupe chevrolet chevette o chevette que ja teve tres guias de compra aqui no flatout e outro modelo acessivel esqueça o s/r os gp e os modelos da primeira geraçao que todos querem e voce encontrara dezenas de exemplares em bom estado anunciados por preços razoaveis lembre se o chevette foi um carro extremamente popular nesta fase entao seu preço e naturalmente mais baixo que o dos anteriores eles servirao de referencia para negociaçao inclusive nesta faixa de preço poucos carros oferecem uma experiencia de conduçao mais purista que um exemplar bem cuidado desta ultima fase do chevette ja com o motor 1 6 s de 73 cv e o cambio manual de cinco marchas https //flatout com br/chevette quadrado 1983 1993 tudo o que voce precisa saber na hora de comprar o seu/ a culpa disso e do arranjo mecanico um motor ohc longitudinal sobre o eixo dianteiro traçao traseira duas portas suspensao dianteira por braços sobrepostos e traseira com eixo rigido e molas helicoidais para completar um peso na casa dos 900 kg voce ja viu isso nos alfa romeo 105 nao chevrolet caravan a chevrolet caravan da segunda fase com o facelift que a deixou com o visual dos anos 1980 — farois retangulares grade retangular lanternas mais envolventes na traseira interior de veludo e volante de borracha — pode ser encontrada por preços bem mais modicos que os encontrei exemplares em estado aceitavel com o motor 2 5 a alcool e a gasolina na faixa dos r$ 30 000 nessa faixa a maioria tem pequenos reparos a serem feitos mas ja te permitem voltar para casa rodando e dar os primeiros passos no mundo dos project cars corrigindo os itens nao originais https //flatout com br/chevrolet opala cupe 1980 1988 tudo o que voce precisa saber antes de comprar/ mas nao sao elas o foco por aqui e sim os carros da faixa de r$ 40 000 que e onde voce encontra exemplares com mais originalidade e melhor conservaçao — pintura ainda com brilho motores com bom funcionamento interior integro e conjunto optico alinhado e bem conservado volkswagen passat esqueça as versoes especiais e esportivas do passat o negocio aqui e focar nos ls de 1979 a 1982 ou ate mesmo no gts 1982 estes exemplares sao os menos desejados e por isso tendem a ser o alvo de quem nao quer pagar a valorizaçao dos passat mais antigos ou esportivos https //flatout com br/guia de compra passat ts o que saber antes de comprar o seu/ o preço subiu um pouco desde a ultima lista mas ainda esta longe dos mais valorizados voce encontra bons exemplares na casa dos r$ 25 000 se nao exigir muito da originalidade com um pouco mais de dinheiro da para encontrar tambem os lse em cores menos desejadas ou ainda o gts 1983 que nao tinha quase nada do que faria os gts famosos começando pelo motor 1 6 e por isso e menos valioso
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.