FlatOut!
Image default
Guia de Compra

Guia de Compra Passat TS: o que saber antes de comprar o seu?


O lançamento do Passat foi como uma reinauguração da Volkswagen, tanto no Brasil quanto na Europa. Lançado em 1973 e nacionalizado em 1974, ele foi o primeiro VW legítimo. Foi um desafio e tanto, afinal, a própria Volkswagen havia desdenhado dos motores de arrefecimento líquido nas duas décadas anteriores, dizendo que os motores “a ar” eram melhores e mais confiáveis que os mais modernos propulsores refrigerados “a água”. Eles tinham que vender o Fusca, afinal. Só que os tempos eram outros no início dos anos 1970: os motores arrefecidos a ar já estavam praticamente extintos, e a Volks era a única das grandes fabricantes a apostar neles. O carro que mudou isto foi o Passat, que também foi o primeiro a ter tração e motor na dianteira – ainda que fosse instalado na longitudinal, quando a instalação transversal, que economizava espaço e ocasionava menos perdas mecânicas na transmissão, já era bastante utilizada. Ainda assim, a plataforma do Passat ajudou a Volks a entrar co