depois de encerrar a fittipaldi automotive afundado em dividas emerson fittipaldi voltou sua atençao para os monopostos americanos em 1984 emerson fechou um contrato com a patrick racing para se ambientar a categoria e aos carros e no ano seguinte iniciou uma serie de cinco temporadas completas pela equipe que começaram com algumas vitorias e resultados consistentes e terminaram com a vitoria na indy 500 de 1989 e o titulo daquela temporada emerson virou emmo e abriu as portas do automobilismo americano para os brasileiros da mesma forma que fizera com a formula 1 em 1970 a migraçao dos brasileiros pelo caminho trilhado por emerson começou logo em 1985 na verdade naquele ano raul boesel roberto moreno e chico serra fizeram suas primeiras provas nos eua embora somente boesel tenha permanecido na categoria regularmente o inicio da escalada brasileira na indy coincide com o periodo de maior sucesso dos pilotos brasileiros na formula 1 entre a estreia de emerson a chegada de boesel e o titulo de 1989 de emerson nelson piquet disputou quatro titulos senna disputou outros quatro e vimos ate mesmo mauricio gugelmin subindo ao podio no gp do brasil de 1989 nao havia como disputar em popularidade com aquela que ja nascera como a maior categoria de automobilismo do planeta a vitoria de emerson na indy 500 seguida pelo titulo de 1989 colocou aquela estranha categoria americana no mapa e no imaginario da torcida brasileira a formula 1 seguia no centro das atençoes especialmente apos os titulos de ayrton senna e a chegada de rubens barrichello e christian fittipaldi mas a indy começava a crescer e aparecer especialmente pelas transmissoes da tv bandeirantes e foi a tv bandeirantes ou melhor um dos principais nomes da emissora que tiveram um papel fundamental na vinda da indy para o brasil em abril de 1990 ainda detentor do titulo da indy emerson fittipaldi e luciano do valle iniciaram uma negociaçao com as prefeituras de sao paulo e do rio de janeiro para organizar uma corrida da indy no brasil luciano do valle alem de narrador da tv bandeirantes tambem era promotor de eventos esportivos tendo sido um dos principais responsaveis pela popularizaçao do volei e do boxeador adilson maguila nos anos 1980 a negociaçao se estendeu por quase cinco anos e envolveu ate mesmo o empresario beto carrero que estava construindo seu parque tematico em penha/sc o beto carrero world e entrou na briga para organizar a prova — e acabou de fora porque o aeroporto de navegantes nvt nao comportava os avioes boeing 747 que transportavam o equipamento das equipes e da organizaçao enquanto a negociaçao se desenrolava alguns acontecimentos acabaram desviando a atençao da torcida brasileira para a indy em 1993 mauricio gugelmin deixou a formula 1 para disputar a indy no ano seguinte a morte de ayrton senna deixou a torcida brasileira enlutada reduzindo drasticamente o interesse na formula 1 em 1995 christian fittipaldi gil de ferran marco greco e andre ribeiro estrearam na categoria americana que agora somava nada menos que sete pilotos brasileiros com um futuro promissor entre a audiencia no inicio de 1995 a indy finalmente entrou em acordo com a prefeitura do rio de janeiro a entrega saiu melhor que a encomenda originalmente previsto para ser uma prova extra campeonato o contrato final previu a realizaçao de cinco provas em um novo circuito oval que seria construido em jacarepagua nascia ali a rio 400 a primeira corrida da indy no brasil a indy no rio de janeiro a prova foi realizada pela primeira vez em 17 de março de 1996 e foi vencida por andre ribeiro que nos deixou ha exatamente um mes a vitoria de ribeiro foi a primeira de um brasileiro em uma categoria de ponta desde a morte de ayrton senna e ajudou a elevar o animo da torcida que finalmente voltava a sonhar com um campeao alem de contribuir com o sucesso de audiencia da indy no brasil e de publico na prova carioca o interesse pelos monopostos norte americanos foi tanto que a tv bandeirantes adquiriu o direito de transmissao da indy racing league a categoria rival da indy word series que era a indy oficial https //flatout com br/a importancia da vitoria de andre ribeiro na rio 400 da indy em 1996/ em 1997 14 meses depois da estreia da indy no brasil o rio de janeiro recebeu a segunda ediçao da rio 400 agora batizada hollywood rio 400 pelo seu patrocinador principal a marca de cigarros hollywood alem da expectativa natural pela vitoria de um brasileiro mauricio gugelmin trouxe um animo extra a torcida apos conquistar a pole position infelizmente um acidente na 56ª volta o tirou da prova e ele terminou em 22º ligar os demais pilotos brasileiros fizeram uma prova apagada mas a prova teve um final emocionante com quatro pilotos chegando quase juntos a linha de chegada — paul tracy greg moore scott pruett e alessandro zanardi tracy cruzou a linha com menos de dois segundos de vantagem sobre moore que tinha menos de 0 5 de vantagem sobre pruett que por sua vez tinha menos de 0 8 segundo sobre zanardi raul boesel foi o brasileiro com a melhor classificaçao terminando em quinto lugar a 3 3 segundos de zanardi https //www youtube com/watch v=bz79jvodeli no ano seguinte a rio 400 foi realizada pela ultima vez nao o evento em si mas a prova com 400 quilometros de duraçao apesar do entusiasmo do publico — que foi reduzido de cerca de 45 000 espectadores para apenas 18 000 — os brasileiros nao conseguiram bons resultados o melhor classificado foi mauricio gugelmin em um modesto 11º lugar como no ano anterior a corrida foi emocionante para quem procurou algo alem de um brasileiro na liderança a corrida começou com tres brasileiros nas cinco primeiras posiçoes e logo na primeira curva tony kanaan fez duas ultrapassagens para dar o bote em zanardi na segunda curva assumindo a ponta zanardi recuperaria a posiçao mas as disputas continuaram ao longo de toda a prova especialmente por causa das quatro bandeiras amarelas que tremularam ao longo da prova no final zanardi liderava quando greg moore se aproximou e começou a disputa pela vitoria moore conseguiu a posiçao quando ao ultrapassar um retardatario zanardi nao pode se defender do x do americano os outros seis brasileiros ficaram entre a 20ª e a 23ª posiçao gualter salles christian fittipaldi andre ribeiro e helio castro neves e em 26º e 27º lugares gil de ferran e tony kanaan salles e ferran abandonaram em acidentes christian teve um problema no sistema de combustivel ribeiro por uma quebra no cambio e kanaan e castro neves por quebra de motor https //www youtube com/watch v=sspps0ycxvi em 1999 a prova teve sua duraçao reduzida pela metade tornando se a rio 200 a expectativa desta vez recaiu sobre christian fittipaldi que foi o mais rapido nos treinos e largou na pole position o bom resultado de christian nos treinos foi dedicado ao tio emerson fittipaldi pelo esforço para manter a prova no rio de janeiro https //www youtube com/watch v=vpitdsgev_s problemas com a organizaçao apos a etapa de 1998 levaram a saida de um dos socios organizadores e o comando foi assumido por emerson fittipaldi que negociou a permanencia e trouxe a prova para o sabado em vez do domingo em uma tentativa de atrair mais espectadores o problema era que a indy concorria com os compromissos familiares com o futebol de domingo e com a formula 1 o gp de monaco aconteceu no dia seguinte ao colocar a prova no sabado era possivel ir a corrida e manter os interesses do domingo considerando que ate a quinta feira que antecedeu a prova mais de 30 000 ingressos haviam sido vendidos a estrategia parece ter dado certo https //www youtube com/watch v=smc1x8bri04 a corrida teve um atraso de duas horas devido a chuva que caiu sobre o rio de janeiro pouco antes do horario da largada como a indy nao corre na chuva foi preciso esperar na largada christian fittipaldi e dario franchitti acabaram ultrapassados por montoya a disputa ficou entre os tres pilotos com trocas de posiçao apenas entre christian e dario — em especial nas ultimas sete voltas depois que uma bandeira amarela enfileirou o trio montoya levou o trofeu franchitti terminou em segundo e christian em terceiro tony kanaan chegou em quinto tarso marques gil de ferran e roberto moreno chegaram em nono decimo e decimo primeiro respectivamente; gualter salles e luiz garcia jr em 18º e 19º cristiano da matta gugelmin e castro neves abandonaram com problemas mecanicos no ano 2000 a rio 200 foi organizada pela ultima vez a telemar que patrocinou a prova anterior ja nao estava presente um mau sinal como acontecera em 1998 a prova voltou a ser realizada no domingo e viu uma reduçao do publico e um mau desempenho dos brasileiros em geral christian fittipaldi novamente foi o melhor brasileiro classificado mas nao em primeiro e sim em quinto https //www youtube com/watch v=97iguiywmlo se a classificaçao nao empolgou somente castro neves e kanaan classificaram entre os dez primeiros a corrida enterrou de vez o animo da torcida que acabou entediada a corrida teve pouquissimas ultrapassagens — a liderança por exemplo so trocou de maos quando o lider entrava nos boxes e quando alex tagliani o pole position rodou nenhum brasileiro chegou perto de liderar a prova e para piorar o acidente de tagliani colocou a prova em bandeira amarela pelas ultimas cinco voltas o que significa que a prova acabou antes de acabar irritada a torcida vaiou o pobre mexicano que nao tinha nada a ver com as condiçoes mediocres da corrida a melhor colocaçao de um brasileiro na prova foi a de cristiano da matta que terminou em quarto logo a frente de christian fittipaldi e roberto moreno respectivamente em quinto e sexto https //www youtube com/watch v=ljwkls6abom com a realizaçao da quinta prova o rio de janeiro precisaria renegociar a organizaçao de uma nova etapa na cidade contudo o recem empossado prefeito cesar maia nao concordou com a quantia prevista para os eventos e encerrou a organizaçao da prova na cidade o valor previsto era de us$ 5 500 000 mas cesar maia nao desejava investir mais de us$ 1 1 milhao na epoca o brasil ainda passava por sua primeira crise cambial — que culminaria com o dolar em sua cotaçao mais alta da historia no ano seguinte quando atingiu o equivalente a quase r$ 8 em valores corrigidos pelo ipca com isso a cart anunciou que deixaria de realizar a rio 200 e assim a indy foi embora pela primeira vez sao paulo em janeiro de 2009 a apex brasil uma agencia autonoma do ministerio das relaçoes exteriores que visa promover empresas brasileiras no exterior iniciou o projeto indy brasil com o objetivo de promover marcas brasileiras junto a indy car nos eua uma vez que a categoria tinha pilotos brasileiros e corria com etanol de cana produzido no brasil a negociaçao com a indy car acabou evoluindo para um projeto de organizar uma etapa do campeonato no brasil ja no ano seguinte 2010 as especulaçoes acabaram confirmadas quando a indy divulgou seu calendario provisorio para a temporada seguinte que confirmava uma prova brasileira em 14 de março porem ainda sem local definido entre as possiveis cidades pasmem estava campinas ribeirao preto rio de janeiro e salvador — o que significava que seria uma prova de rua em outubro de 2009 a indy car chegou a confirmar um acordo com o rio de janeiro porem em alguns dias a informaçao foi removida e em novembro o representante da indy no brasil carlo gancia anunciou que o prefeito do rio de janeiro eduardo paes nao tinha interesse em investir na organizaçao da prova dias depois foi confirmado que a corrida seria realizada em sao paulo o contrato previa a realizaçao de ao menos quatro provas na capital paulista como interlagos mantinha um contrato com a formula 1 e esta nao permite o compartilhamento dos seus circuitos com a indy foi improvisado um circuito de rua na regiao do sambodromo na zona norte da cidade sim improvisado porque o local nao tinha condiçoes de receber um circuito de rua e os acontecimentos do primeiro dia de treinos deixaram isso mais que evidente alem das ondulaçoes tipicas dos circuitos de ruas o traçado tambem tinha desniveis capazes de danificar os carros como aconteceu com bia figueiredo alem disso a reta principal que era o sambodromo em si era coberta por concreto e nao asfalto o que significa que a aderencia era baixissima varios carros tiveram problemas com a aderencia da superficie e milka duno chegou a bater em uma destas escapadas ao final do primeiro treino livre a organizaçao adiou o treino de classificaçao para que o asfalto fosse melhorado e a reta principal fosse aprimorada os organizadores passaram a noite e a madrugada frisando a reta do sambodromo para criar uma textura semelhante ao grooving das pistas de aeroportos em uma tentativa improvisada de aumentar a aderencia na manha seguinte sob o sol do fim do verao os carros entraram na pista para a classificaçao e foram quatro segundos mais rapidos que no primeiro treino — ou seja o jeitinho brasileiro funcionou dario franchitti conquistou a pole e em uma pista sem muitos pontos de ultrapassagem — a reta paralela a marginal tiete nas costas do publico — poderia ter vencido com alguma facilidade se nao fossem as aguas de março que sempre dao as caras no fim do verao a chuva foi forte o bastante para suspender a prova e empoçar agua na pista o que embaralhou as estrategias e influenciou o resultado will power que largou em quinto faturando a primeira prova da indy em sao paulo franchitti fechou em quinto https //www youtube com/watch v=niwvteiiju8 os brasileiros eram sete tony kanaan largando em setimo; helio castroneves largando em nono raphael mattos em 12º; vitor meira em 16º mario romancini em 20º bia figueiredo em 22º e mario moraes em 23º o melhor colocado na corrida foi vitor meira que terminou em terceiro fechando o podio brasileiro seguido por raphael mattos em quarto castroneves e kanaan ficaram respectivamente em nono e decimo enquanto bia figueiredo terminou em 13º para 2011 a organizaçao tentou ser mais organizada e resolveu os problemas da superficie da pista para evitar o vexame do ano anterior mas nao funcionou muito bem quero dizer no começo sim os pilotos conseguiram treinar conseguiram disputar as posiçoes de largada will power fez a pole luciano do valle continuou chamando ryan briscoe de bryan riscoe e a corrida começou na hora que deveria começar mesmo assim nao deu certo porque desta vez o problema nao estava na superficie mas debaixo dela durante a corrida sao paulo recebeu um volume copioso de chuva daquelas que te fazem atrasar duas horas para qualquer compromisso na capital e aconteceu o previsivel com esse tanto de chuva a agua ficou sobre a pista porque nao havia sistema de escoamento suficiente na primeira curva um acidente ryan hunter reay passou reto e bateu na barreira de pneus no infame s do samba dario franchitti tocou helio castroneves e no fim sobrou para danica patrick e simona de silvestro bandeira amarela enquanto a bagunça era arrumada a relargada foi na setima volta onde scott dixon rodou sozinho mas foi seguido por mais tres pilotos duas voltas depois a chuva ficou ainda mais forte e a bandeira amarela começou a tremular com a visibilidade criticamente comprometida vitor meira rodou e quebrou a asa traseira j r hildebrand e raphael matos passaram resto na curva final do circuito mas nao bateram no s do samba sebastian bourdais rodou will power se mantinha na liderança quando a organizaçao finalmente percebeu que nao havia condiçao de continuar a prova e acionou a bandeira vermelha https //www youtube com/watch v=b2kpbaobyp0 a paralisaçao da corrida durou duas horas e meia os carros voltaram sob bandeira amarela fizeram quatro voltas e a corrida foi suspensa novamente para ser retomada as nove da manha de segunda feira will power acabou vencendo pela segunda vez com graham rahal em segundo e ryan briscoe/bryan riscoe em terceiro entre os brasileiros vitor meira novamente foi o melhor colocado porem agora em 17º a terceira ediçao da sao paulo 300 correu sem os problemas das ediçoes anteriores vale um desconto as duas primeiras foram para se descobrir como se faz uma corrida da indy num circuito de rua em sao paulo descoberto tudo correu bem will power e sua força de vontade tem um trocadilho ai sacaram ficaram com a pole mais uma vez e o brasileiro melhor classificado foi tony kanaan neste ano vimos tambem rubens barrichello que largou em 14º lugar https //www youtube com/watch v=m7zt6rk_mhy na corrida will power liderou 65 das 75 voltas e apesar da pressao conquistou sua terceira vitoria no brasil o podio foi completado por ryan hunter reay e takuma sato entre os brasileiros castroneves terminou com um otimo quarto lugar enquanto rubens barrichello terminou em decimo kanaan em decimo terceiro e bia figueiredo em 20º lugar em 2013 will power vejam so teve problemas no motor chevrolet de seu penske e nao conseguiu marcar tempo na classificaçao a prova novamente aconteceu sem grandes problemas e teve ryan hunter reay largando na primeira posiçao os brasileiros agora eram apenas tres tony kanaan helio castroneves e bia figueiredo kanaan se classificou em quarto bia em 16º e castroneves em 18º a prova para eles contudo foi para esquecer castroneves se envolveu em tres acidentes e terminou em 13º kanaan terminou em 21º depois de liderar a prova e ficar sem combustivel por uma estrategia estabanada de sua equipe bia abandonou na sexta volta com problemas no cambio a vitoria ficou com james hinchcliffe que assumiu a ponta com uma ultrapassagem na ultima curva sobre takuma sato o favorito a disputa alias envolveu tambem nosef newgarden e marco andretti — este ultimo ainda conseguiu ultrapassar newgarden nos ultimos metros antes da bandeirada https //www youtube com/watch v=svl2puojmjg foi uma prova melancolica para a torcida brasileira em especial depois de ver kanaan ter a chance de vitoria afanada por alguem que nao sabia fazer contas do jeito certo tambem por que aquela mal sabiamos seria a ultima indy 300 em sao paulo ainda no final de 2013 rumores sobre uma contençao de despesas da tv bandeirantes davam indicios de que a prova nao seria realizada no ano seguinte a emissora era uma das principais promotoras da prova sem dinheiro o contrato que previa uma renovaçao para ate 2019 nao foi continuado e a emissora deixou tambem de transmitir o campeonato em 2014 o poder publico tambem nao demonstrou interesse em manter o evento na capital apesar da boa arrecadaçao com impostos a confirmaçao veio no mes seguinte em outubro de 2013 da mesma forma que descobrimos que a indy voltaria ao brasil em 2010 o calendario da temporada seguinte foi divulgado pela categoria e nele nao havia nenhuma mençao ao brasil em 2014 e importante lembrar tivemos a copa do mundo de futebol organizada no pais — uma prioridade mais interessante em termos de audiencia e anunciantes com os olhos voltados para o gramado e uma crise se desenhando no horizonte a indy deixou o brasil pela segunda vez sera que um dia teremos a indy de novo sobre nosso castigado asfalto
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