durante os anos 1980 todo mundo queria mesmo e um bmw a mercedes benz ainda vendia bem e se mantinha lucrativa mas os bmw’s eram a escolha dos jovens yuppies profissionais endinheirados e jovens e culturalmente muito influentes a idade media do comprador de mercedes sempre avançada parece avançar ainda mais tradicionalmente um mercedes benz era tudo menos esportivo e portanto o inverso de um bmw que propagandeava ser the ultimate driving machine a mercedes benz era seria uma empresa de engenheiros nao de administradores marketeiros ou deus a livre de vendedores de automoveis orgulhava se de seu pragmatismo sua seriedade e sua dedicaçao ao progresso e acreditava que o mercedes benz era o melhor carro do mundo sempre foi ativa no automobilismo mas apenas para mostrar esta superioridade algumas vezes esta dedicaçao ao esporte motor nos dava carros esporte fantasticos como o 300sl mas no geral esportividade era anatema a marca [caption id= attachment_383832 align= aligncenter width= 999 ] w124 tradicional[/caption] e nos anos 1980 mercedes nao parecia se importar com sua imagem o bmw serie 5 alem de ser seriamente esportivo em comportamento podia vir com o seis em linha grande e bravo de 3 5 litros e 218 cv e ja existia o m5 com uma versao de competiçao deste motor dohc com quase 300cv o 190e tinha um espirito esportivo em sua suspensao e uma versao sensacional no 2 3 16 mas ninguem parecia acreditar que um mercedes fosse mais que uma barca para senhores pois mais rapido que fosse https //flatout com br/190 e o primeiro mercedes pequeno/ e por mais que o 190e fosse um passo na direçao correta em 1986 a mercedes lançava a nova classe e w124 um carro ainda totalmente sobrio e serio que mostrou ao mundo que a mercedes benz era bem a mercedes benz ainda [caption id= attachment_383831 align= aligncenter width= 999 ] mercedes benz c 36 amg o primeiro amg oficial da mercedes benz 1995[/caption] mas poucos anos depois tudo mudaria e a amg tradicional preparadora independente seria parte da mercedes hoje os mercedes amg sao a parte mais importante da empresa sua imagem e aura; todo mercedes parece ter pelo menos roda amg a antiga mercedes benz praticamente morreu nao ha mais versao taxi diesel a venda e o s class e irrelevante mas a bandeira da empresa continua nos amg antes algo anatema a tudo que ela representava e como isso aconteceu e o que contaremos hoje e class w124 o e class foi projetado na antiga tradiçao da marca levando o tempo que fosse necessario e se gastando o que fosse necessario claro mercedes benz era so um carro vendido em tres tamanhos pequeno medio e grande quando a tecnologia permitia avanço chegava um novo com eles mas nada mudava realmente evoluçao nao revoluçao e a maneira alema e a mercedes exemplo claro disso [caption id= attachment_383833 align= aligncenter width= 999 ] mercedes benz 300e 1987[/caption] o projeto entrou em planejamento no outono de 1976 sob o comando de hans scherenberg em julho de 1977 o programa w124 teve inicio oficialmente com o inicio dos trabalhos de p&d sob a direçao do recem nomeado werner breitschwerdt durante o inverno de 1980 1981 o exterior final do programa w124 foi concluido escolhido como a proposta principal pelo diretor de design bruno sacco em meados de 1982 os primeiros prototipos que refletiam o projeto de produçao foram montados e enviados para testes em março de 1984 a produçao piloto teve inicio e o desenvolvimento do seda foi concluido do inicio ao lançamento em 1986 praticamente dez anos para que correr a suspensao dianteira era do tipo mcpherson mas modificado a mola estava separada da torre estrutural do amortecedor a suspensao traseira do w124 contava com o eixo multilink da mercedes introduzido em 1982 com no 190e o w124 e class na verdade sao muitos carros seda cupe perua e conversivel de quatro lugares as peruas e opcionalmente sedas e cupes possuiam suspensao traseira autonivelante de patente citroen ao contrario da aplicaçao tradicional da citroen o sistema de suspensao da mercedes tinha altura de rodagem fixa e empregava molas helicoidais traseiras para manter a altura de rodagem estatica ao estacionar a perua tambem vinha em modelos de 5 ou 7 lugares o de 7 lugares tendo um banco voltado para tras que desaparecia no assoalho mas tirando a carroceria aerodinamica era tudo na tradiçao da marca solidez estabilidade segurança durabilidade e potencia suficiente nunca excessiva a linha inicialtinha a tradicional seleçao de motores de quatro e seis cilindros com alguns diesel de cinco cilindros para complementar começava no 200 e com um 2 litros 8 valvulas ohc do 190 e 105 cv o mais potente dos w124 era o 300 e com uma versao de seis cilindros em linha do mesmo motor 3 litros e 170 cv num carro que pesava coisa de 1500 kg e quase sempre automatico dificilmente excitante o mundo estava mudando rapidamente debaixo das saias da velha senhora de stuttgart; isso ja nao era mais aceitavel num mundo onde esportividade e velocidade eram importantes de novo depois dos frugais anos 1970 e tinha gente se aproveitando disso desse lapso da mercedes ali perto mesmo numa cidadezinha chamada affalterbach amg enquanto isso a amg uma empresa de preparaçao especializada em mercedes benz fundada por dois ex engenheiros da daimler benz hans werner aufrecht e erhard melcher ia de vento em popa fundada em 1967 a empresa era inicialmente focada em competiçao mas quando os anos 1980 chegam era mestre em transformar os serios mercedes em coisas muito mais engraçadas [caption id= attachment_383865 align= aligncenter width= 999 ] verde sobre verde um 500 sec com tratamento amg[/caption] a amg ganha muito dinheiro no oriente medio vendendo sedas mercedes pintados totalmente em cores berrantes com interiores espalhafatosos e cheios de gadgets eletronicos da epoca e motores preparados por todo mundo o estilo amg que deixava ate a tradicional grade da marca pintada na cor do carro junto com suas rodas de desenho exclusivo se tornou a maneira de se ter um mercedes a empresa chegou a vender dez sedas para um nobre arabe cada um deles em uma cor espalhafatosa diferente do rosa choque ao amarelo do azul claro ao vermelho bombeiro o caixa aparentemente sem fim dos arabes para carros cada vez mais potentes faz a empresa investir em seus motores preparados em 1986 esta pronta para lançar um motor quase que so seu usando o v8 de 5 6 litros sohc da mercedes de base alem dos comuns aumentos de deslocamento para seis litros a amg agora ofereceria seu cabeçote proprio era algo no estado da arte duplo comando de valvulas quatro valvulas por cilindro e vela central lembre se o v8 mercedes era sohc e so era montado no enorme classe s entao https //flatout com br/o martelo a historia do amg hammer/ para chamar a atençao a empresa resolve resolver o problema do novo w124 monta o enorme v8 dohc no seda serie e nasce o amg hammer talvez o mais lendario e influente dos amg originais vendido como um carro completo novo o hammer era impossivelmente caro e exclusivo mas tambem um seda como nunca se vira ate ali capaz de andar junto e as vezes ultrapassar carros como o lamborghini countach porsche 911 e corvette nem tinham chance seriam trucidados o hammer fazia 0 100 km/h em 5 segundos cravados e chegava a 300 km/h os sheiks do petroleo adoraram e compraram todos que a amg conseguia fazer foi tambem um sucesso nos eua finalmente um mercedes que os ricos yuppies desejavam mais que suas amadas bmw’s so havia um problema nao era um mercedes lexus longe dali no japao a toyota preparava um ataque frontal a veneranda marca de stuttgart o projeto f1 tinha o especifico objetivo de fazer o melhor seda de luxo do mundo um carro que conheceriamos no inicio de 1989 como lexus ls400 os japoneses nao pouparam esforços nem dinheiro na sua empreitada o ls400 sendo criado pelo maior projeto da companhia ate entao 60 designers 24 equipes de engenharia 1 400 engenheiros 2 300 tecnicos 220 trabalhadores de suporte aproximadamente 450 prototipos e mais de us $ 1 bilhao em custos em cinco anos de projeto [caption id= attachment_383846 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro ls400[/caption] o resultado era um carro que imediatamente deixou a imprensa pasma o ls400 era do tamanho dos maiores mercedes e vinha com um v8 potente e toda solidez e sofisticaçao de um produto de stuttgart mais ate diziam era um mercedes finalmente moderno um carro melhor que os correntes mercedes benz s420 e bmw 735i mas custando preço do menor mercedes benz 300e a lexus imediatamente se tornou um grande competidor da mercedes mais que da bmw era um carro claramente inspirado no mercedes benz classico os alemaes que ate ali faziam piada dos boatos do novo mercedes benz japones tiveram que calar a boca nao existia nem plano nem modelo no forno para um contra ataque; a mercedes benz nao acreditava que nenhum carro jamais seria seu concorrente direto amg e bmw atacavam um tipo de cliente diferente e ela acreditava piamente que seu consumidor tradicional nunca a abandonaria quando a lexus chegou tudo isso mudou porsche longe de todos estes acontecimentos mas proximo fisicamente da daimler benz em stuttgart estava a porsche e a porsche estava em apuros o ceo arno bohn acabava de gastar uma fortuna desenvolvendo um novo carro chamado 989 e este projeto seria cancelado o 989 era um porsche diferente um seda de 4 portas com um v8 refrigerado a agua um concorrente mais esportivo dos sedas mercedes e bmw se voce gritou panamera nao esta totalmente errado muito tempo depois a porsche voltaria a esta mesma ideia com este carro mas ao fim dos anos 1980 o projeto definhava e em breve seria cancelado [caption id= attachment_383863 align= aligncenter width= 999 ] 989 proto panamera[/caption] somando isso a mudança de planos relativa aos carros esporte 911 permaneceria enquanto 944 e 928 morreriam; o inverso do plano original com todo custo que isso determina e a porsche estava realmente em maus lençois como uma maneira de deter a sangria um esforço para vender serviços de engenharia aparece e começa a dar frutos mas logo as vendas dos carros esporte tambem entram em queda e a porsche poe a venda tambem capacidade fabril essencialmente oferece sua fabrica para produzir carros de outros tenta tambem vender o v8 do 989 no mercado mas nenhum fabricante aparece para comprar literalmente vendendo as joias da familia penhorando os relogios e vendendo roupa usada a porsche desesperadamente precisava de uma fonte de renda qualquer ou parecia que iria acabar; planos estavam em movimento inclusive para vender as fabricas e voltar ao que era no inicio uma consultoria de engenharia somente mercedes benz 500e a mercedes benz precisava reagir imediatamente a ameaça lexus e a imagem de carro de velho se nao quisesse ver seu mercado desaparecer imediatamente resolve começar um projeto para colocar o novo v8 dohc lançado no novo sl r129 em 1989 nos sedas classe e um classe e w124 com um v8 afinal de contas poderia competir em preço e desempenho com o ls400 senao em tamanho e era possivel porque afinal de contas aqueles caras la da amg ja faziam isso mas era mais dificil do que parecia o w124 fora projetado para receber apenas seis em linha no maximo a amg usava um bocado de marreta e vaselina para artesanalmente colocar o v8 ali no caso da mercedes que montava na linha industrialmente a linha de montagem precisava ser seriamente modificada para o novo motor tambem; tambem fora feita para montar apenas seis em linha juntou e a fome da porsche com a necessidade da mercedes um contrato e fechado com a porsche para fabricar o carro e dar o apoio de engenharia necessario a ideia era que a daimler benz projetaria as modificaçoes necessarias e a porsche criaria um ferramental de menor capacidade e montaria o carro numa versao de cinco litros de alto desempenho o hammer da mercedes chamaria se 500e e seria um caro e especial topo de linha o mercedes esporte assim este carro especial ja sairia com o v8 e chamaria a atençao do publico para a marca enquanto isso a linha da mercedes seria preparada com ferramental definitivo para o mais importante carro de volume o 420 e com o mesmo motor em versao menos potente e sem alteraçoes de carroceria externas este seria o concorrente do ls400 o processo de produçao do 500 e era tudo menos eficiente a mercedes benz entregava peças em chapa estampada para a fabrica reutter bau da porsche em zuffenhausen onde o monobloco era montado a mao dali iam de volta em caminhao ate a fabrica da mercedes benz em sindelfingen para serem pintados assim que a tinta secava o carro voltava para a porsche onde o motor era montado e o carro concluido para a inspeçao final e entrega os veiculos eram novamente transportados para sindelfingen um processo que levava 18 dias completos para cada carro os testes de desenvolvimento e acerto dinamico do 500 e se deram na porsche em weissach onde recebeu o numero de projeto porsche de type 2758 os paralamas tiveram que ser discretamente alargados para receberem pneus e rodas mais largos bem como a altura de rodagem diminuiu os pneus agora eram dunlop sp sport na medida 225/55 zr16 e os freios eram os do 500sl discos ventilados de 300mm na frente e ventilados de 278 mm atras em 1994 o disco dianteiro do 600sl passou a ser usado com 320mm o motor era inalterado em relaçao ao 500sl um v8 todo em aluminio 96 5 x 85 mm para um total de 4973 cm³ o cabeçote tinha duplo comando de valvulas acionados por corrente e quatro valvulas por cilindro os comandos de admissao tinham um sistema de avanço de admissao variavel eletrohidraulicamente novidade absoluta entao pesava apenas 206 kg mas dava 322 cv a 5500 rpm e 45 9 mkgf a 4000 rpm e um limite de giro de 6000rpm era acoplado exclusivamente a uma caixa automatica de quatro marchas da mercedes regulada para uso esportivo segurava toda marcha ate o limite de giros em direçao esportiva para a epoca era um mercedes como nunca se vira apesar da carroceria do conforto do cambio automatico ainda mercedes de alma tinha um comportamento em curvas decididamente esportivo e um desempenho superlativo proximo ao carissimo e artesanal amg hammer 0 100 km/h em 5 5 segundos e maxima de 250 km/h limitada; sem o limitador dizem ate 270 km/h serem possiveis a imprensa o cobriu de elogios frequentemente o classificando como a segunda vinda do 300se 6 3 mas era mais que isso era a primeira vez que o comportamento de um mercedes poderia ser chamado de esportivo a porsche afinal de contas tinha contribuido decisivamente para isso https //flatout com br/motores lendarios o v8 big block da mercedes benz/ a mercedes o mostrou com orgulho dizendo que era a prova de nossa superioridade tecnica talvez esquecendo um pouco das virtudes da modestia mas definitivamente provou que a companhia podia sim mudar se fosse necessario e imediatamente viu o caminho futuro a seguir; acabou encontrando um atalho para esse futuro justamente comprando a amg em 1993 um acordo com a amg fazia seus carros serem vendidos e garantidos pela rede mundial mercedes benz em 1999 a amg faria parte da mercedes e hoje quase todo mercedes acaba pelo menos com algum acessorio amg e parte indivisivel e importantissima do que a manteve viva ate hoje os carros mais caros em muitos mercados vendendo mais em versao amg existem ate os amg plus hoje como o black series provando que amg virou normal a imagem da mercedes hoje e dos amg na verdade quem lembra da empresa dos taxi diesel o 500 e por sua vez ainda e adorado por uma multidao de fas bem como seu irmao mais barato o 420 e sao um daqueles carros onde todo um passado orgulhoso ainda esta presente mas tambem com caracteristicas do futuro da marca uma encruzilhada deliciosa de passado e futuro um mercedes tradicional mas tambem um mercedes esportivo duas coisas que teoricamente nao podiam estar juntas uma imitaçao de um amg tradicional pela empresa que antes os rejeitavam e um seda porsche muito antes disso ser possivel de novo
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