FlatOut!
Image default
Car Culture

Como a Pininfarina moldou a imagem da Ferrari

As Ferrari atuais são carros agressivos, cheios de reentrâncias, com faróis que parecem olhos zangados e enormes entradas de ar que lembram sorrisos maléficos. Se é bom ou ruim, o próprio mercado é quem responde: a Ferrari nunca vendeu tantos carros como vende hoje. Mas há quem diga que uma Ferrari deve ser mais limpa, mais discreta, mais elegante. Mesmo a F40, com sua asa traseira grande e cheia de personalidade, tinha nas formas limpas um senso de propósito muito grande. Era isso que a tornava chamativa, e não formas chamativas em si. A mudança de paradigma estético é fácil de se explicar: desde meados dos anos 1960 é a Pininfarina era a responsável pelo design de praticamente toda Ferrari de rua. Praticamente, pois não posso dizer todas devido à existência da Dino 308 GT4, que foi desenhada pela Bertone. Para entender como a Pininfarina moldou a imagem da Ferrari com madeira e alumínio, temos que entender a origem da relação entre as duas marcas. A Pininfarina foi fund