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Técnica

Como a Porsche transformou seu 3.0 biturbo em um 4.0 aspirado?

Se há algo que você deve ter em mente quando se fala de carros e mecânica é que nem tudo é o que parece Swap de motores, por exemplo, é algo que parece simples: você tira o motor original, procura um motor novo que sirva no câmbio — ou um câmbio que sirva no carro e no motor novo, junta os dois, adapta os suportes e pronto. Então eu te pergunto: e os cabos/varões do câmbio? As semi-árvores de transmissão? A ponta do eixo piloto? Tudo é compatível? Outro exemplo: a BMW usa o mesmo motor 2.0 turbo para o 320i e para o 328i da geração passada. Para muitos, basta reprogramar a ECU para modificar a pressão de trabalho do turbo, controlada por uma válvula eletrônica. Até funciona, mas quando você consulta a ficha técnica e o manual técnico dos dois carros repara que há pequenas diferenças entre os dois motores. O inferno está nos detalhes: mesmo motores aparentemente idênticos como o Zetec Rocam 1.6 do Fiesta e o Zetec Rocam 1.6 da Courier têm suas diferenças que podem compli