a tentativa ainda que meio sem vontade da Škoda repetir seu semi famoso cupe 110 r da decada de 1970 e uma que nos lembra o quanto perdemos nos ultimos 30 anos nao em carros esporte caros e exclusivos; estes continuam cada vez melhores e cada vez mais caros e exclusivos o novo 110 r nao falamos aqui de carros normais mas que por um motivo ou outro elevavam o ato de dirigir coisa simples lerda em temos absolutos mas que subjetivamente eram uma delicia de se dirigir rapido ainda mais num mundo com limites de velocidade aplicados com força andar sempre dando tudo que o carro da e sempre mais legal que passear devagar com carros realmente velozes sim ainda temos o mazda miata e o toyota gr86/subaru brz; mas esses tambem so sao baratos de forma relativa e nao custa lembrar nem estao a venda aqui; se estivessem custariam o que custa um honda type r ou um corolla gr melhor te los a preço alto que nao os ter nao entenda mal mas ainda assim no frigir dos ovos nao resolveria nossos problemas sim eu sei tivemos o sandero r s por aqui e nao vendeu o suficiente para que criasse um sucessor mas proponho que carro esporte nunca foi fonte de lucro poderoso nao pode dar prejuizo claro e aposto que o sandero r s nao deu o que sao e um investimento no futuro da empresa em sua imagem em seu significado cria fas nao clientes o 110 r original motor traseiro contei certa vez aqui no flatout que quando era estagiario de engenharia em 1991/1992 de tanto visitar um gol gti vermelho maravilhoso na concessionaria vw perto do trabalho um dia sentei na mesa do vendedor e comprei um consorcio de gol 1000 que se fosse ver nao tinha condiçoes de comprar quase todos os meus amigos tem ja tiveram ou querem ter um sandero r s essa boa vontade so cresce; se a empresa fizesse um kardian r s hoje acredito que venderia ate mais que o sandero e esse tipo de boa vontade faz gente comprar mais carros da marca com o tempo e indicar mais a marca para amigos e inevitavel quando se olhava mais que as planilhas excel nas empresas sabiamos disso carro esporte raramente vende realmente bem afinal de contas mas os Škoda de motor traseiro nem eram carros esporte de verdade; eram apenas carros normais baratos mas que eram divertidos para guiar e isso e o que basta ainda mais nesse caso com um pequeno quatro em linha longitudinal pendurado depois do eixo traseiro mas suspensoes independentes bem acertadas dirigia se o lerdo carrinho da republica tcheca exatamente como um 911 num bale de transferencia de peso que quando se aprende fazer e impossivel nao amar e fazia isso em velocidades inofensivas que nao matavam ninguem ah que saudade de coisas assim 130 rs uma fera e e relativamente facil de fazer imagine um carro moderno mas com a frente inteira virada para tras; um argo/polo/onix virado para tras pronto tai um carro de uso ao mesmo tempo tao normal e barato quanto os de hoje mas com uma alma pendular de porsche antigo e assim era o porsche comunista o Škoda de motor traseiro Škoda com motor atras 1000 mb 1964 a marca Škoda e mais velha que o automovel sendo fundada na cidade de mlada boleslav na regiao da bohemia onde ainda esta sediada em 1859 mas depois da guerra o pais virou tchecoslovaquia e isolado do ocidente atras da cortina de ferro durante os anos 1950 a empresa resolve fazer um novo e modeno carro para os anos 1960 com o objetivo principal de ser economico em combustivel nessa epoca parecia que o futuro do carro pequeno era de motor traseiro alem do pioneiro vw os fiat e os renault por exemplo eram todos de motor traseiro o carro aparece com o nome de Škoda 1000 mb as letras mb iniciais de mlada boleslav em abril de 1964 como sucessor do Škoda octavia este foi o inicio do que viria a se tornar uma longa linha de Škodas com motor traseiro o ultimo foi fabricado em 1990 130 l 1988 ultima evoluçao do seda Škoda de motor traseiro o carro era moderno para 1964 e ainda parece interessante monobloco de aço estampado suspensoes independentes nas quatro rodas ainda que na traseira eixo oscilante de fusca o motor era em linha minusculo e leve inclinado para a direita do carro para ficar baixo e arrefecido a liquido Škoda 120 1976 o motor quatro em linha era diferente o bloco era de aluminio mas estranhamente o cabeçote era em ferro fundido o pequeno quatro em linha era ohv deslocava 988 cm³ e dava 44 cv o transeixo manual traseiro tinha quatro velocidades e a coisa toda carregava 5 pessoas e pesava sem elas 770 kg 110 r o primeiro cupe nos anos 1970 a empresa pediu a seus mestres russos permissao para projetar um novo carro de traçao dianteira; como foi negada criou uma nova versao do mesmo carro de motor traseiro o type 742 era chamado de Škoda 105 quando equipado com o motor de 1046 cm³ e 46 cv o 120 l com o motor de 1174 cm³ e 52 cv ou modelos 120 ls e 120 gls com o 1174 cm³ de 58 cv em 1984 outra nova geraçao introduzia o nome estelle novidade alem do face lift modernizador de praxe com farois quadrados da epoca uma nova suspensao traseira por braço arrastado muito melhor; as bitolas dianteira e traseira tambem cresceram o modelo 130l vinha com novo motor de 1289 cm³ e 58 cv painel do 110 r esportivo mais interessante era a versao cupe o carro que hoje e lembrado com o conceito moderno virtual era o 110 r um cupe mais esportivo e era equipado com uma versao mais potente do motor de 1107 cm³ uma que dava uma potencia incrivel para um Škoda de entao 62 cv com uma caixa de cambio manual de quatro velocidades e toda esse imenso estabulo de poneis tchecos o 110r podia atingir a velocidade incrivel de 145 km/h e acelerar ate 100 km/h em 18 5 segundos de fazer fa da marca desmaiar legal era tambem seu interior com instrumentaçao completa volante esportio e bancos individuais era realmente o maximo que poderia se esperar de um carro esporte tcheco naquela epoca mais tarde na geraçao dos estelle o cupe passou a se chamar rapid e existiu no reino unido ate uma versao conversivel dele lerdo que fosse e carro dos anos 1960 que era nao era dificil ver que os tchecos da Škoda sabiam fazer carros por mais que fosse dificil entao por causa do isolamento e falta de fundos os carros exportados para o ocidente a preços baixissimos faziam a alegria de entusiastas eram divertidissimos aprendendo as manhas do balanço de transferencia de peso que e caracteristico deste tipo de carro em direçao esportiva e o motor embora pouco potente era alegre entusiasmado e pronto sempre para lhe dar toda fraçao de cavalo vapor que tinha para dar 120 l um carro evoluido este vies entusiasta com preço baixo fez do carro um relativo sucesso na inglaterra voce tambem pode ser um vencedor dizia o anuncio da Škoda britanica em 1985 para o estelle 130 l mostrando um carro de rali nao era um slogan sem base na realidade como hoje por £ 2 000 sua concessionaria especializada em competiçoes Škoda poderia transformar o seu reles 130 em uma estrela do grupo a o 130 rs os destaques do rali incluiram o cupe 130 rs tambem conhecido como porsche do leste que fez uma dobradinha na classe no rally de monte carlo de 1977; em 1981 apos o lançamento do 130 o rs venceu sua classe no rally rac daquele ano um dos 17 titulos consecutivos que conquistou no mesmo evento dobradinha em monte carlo no rs o motor de 1 3 litro recebeu um novo cabeçote de aluminio com oito dutos separados finalmente fazendo um motor todo em aluminio com dois carburadores weber dcoe e uma serie de outras melhorias ele produzia 130 cv transferidos para o eixo traseiro por meio da caixa de cinco marchas aliada a um diferencial autoblocante 130 rl grupo b com a mecanica do rs num seda de peso aliviado foi criado o 130 rl de grupo b nesta ultima evoluçao para rali capo as portas e a tampa do motor eram feitos de aluminio as janelas eram de plastico e tudo o que fosse desnecessario foi removido do carro pesando 720 kg voce pode imaginar espero o balde de diversao que era isso para melhorar a dirigibilidade o 130 lr recebeu um novo eixo traseiro com geometria diferente e ajustes na altura do solo alem da possibilidade de instalar uma barra estabilizadora a suspensao dianteira tambem foi modificada e havia oito tipos de freios disponiveis para diversos tipos de uso em estrada e corrida o 130 lr de 1985 o surprising Škoda pilotado por john haugland atormentou os t16s e quattros no grupo b e ate certa vez vencendo os na classificaçao geral no rally internacional de gunaydin de 1986 se voce consegue acreditar a ultima evoluçao do Škoda de motor traseiro nas ruas foram as series Škoda 135/136 introduzidas em abril de 1987 praticamente junto com o novo favorit de motor e traçao dianteiros os novos modelos vinham com um motor de 1289 cm³ melhorado que seria usado tambem no favorit tinha 58 cv para os modelos 135 e 62 cv com mais taxa para os modelos 136 desde os modelos 130 silenciaram se as criticas anteriores da suspensao traseira; a famosa revista autocar em seu veredito de teste de 1988 disse que o novo modelo 136 rapid se comporta como um porsche 911 mas custava nem 10% de seu preço Škoda 136 rapid ah mas tinha tambem ¼ da potencia de um 911 tambem ora nao seja chato um amigo me disse certa vez que um chassi nao so bom mas tambem divertido e tudo potencia nao interessa e cada vez mais tendo a concordar com ele
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.