incrivel notar como tudo mudou radicalmente em 50 anos no fim dos anos 1960 o pais que mantinha o mundo suprido de carros esporte era a inglaterra mg’s triumphs sunbeam lotus marcos tvr morgan austin healey jaguar e mais zilhoes de outros que certamente nao vem a minha cabeça agora distribuiam uma quantidade incrivel de carros esporte mundo afora os italianos tambem tinham la seus fiat alfa romeo e se o dinheiro fosse suficiente ferrari lamborghini maserati e de tomaso corvettes porsches e o volvo p1800 fechavam o panorama mundial do carro esporte os tres vindos de paises que pouco entendiam este tipo de coisa e por isso com personalidades que refletem esse vies regional e sua interpretaçao do tema hoje quem diria que o principal fornecedor de carros esporte para o mundo seria o japao sim o japao nissan z e gt r toyota supra subaru brz e seu irmao toyota gr86 mazda mx5 miata esses sao os carros esporte mais populares do mundo hoje toda empresa japonesa ainda tem hoje um carro esporte na linha; a exceçao que comprova a regra a honda olhe para o resto da industria nao e assim os italianos vendem poucos supercarros para bilionarios e o carro esporte da alfa e da fiat vieram a falecer que deus tenha piedade de suas almas enferrujadas a porsche e uma empresa de suv que pretende verder supercarros eletricos mas que mantem o 911 em linha para ancorar credibilidade corvette faz o mesmo papel numa gm cada vez mais medrosa e passiva nao os velhos produtores de carro esporte desistiram ja; temos que agradecer aos japoneses por eles ainda existirem e incrivel este estado de coisas sim temos os franceses da alpine e os ingleses da morgan caterham e lotus mas sao gente de baixo volume que nao vende no mundo todo os japoneses sao os salvadores do conceito em alta produçao o que nos faz pensar sobre como tudo começou a historia dos carros esporte ocidentais e muito bem documentada mas desses quase nada obvio diferente do ocidente cheio de gente que faz coisas sozinho os japoneses trabalham diferente em time e sem enaltecer o individuo uma cultura diferente da ocidental com historias francamente bem menos interessantes sao historias corporativas apenas mas o nascimento do carro esporte japones tem sim uma historia diferente; pois ela iniciou na yamaha e em um empurrao em direçao da alta tecnologia; ente empurrao por sua vez faria o milagre da industria japonesa dos anos 1980 nissan o primeiro carro esporte japones que se tem noticia aconteceu em 1959 na nissan como sabemos o conglomerado começou fazendo austin ingles sob licença mas logo se desvencilhou disso criando seus proprios carros claro que havia influencia inglesa distinta no começo foi de onde vieram [caption id= attachment_347015 align= aligncenter width= 999 ] sports 1200 o primeiro fairlady[/caption] o datsun s211 primeiro carro esporte japones era algo bem no idioma ingles um pequeno motor dianteiro quatro em linha derivado do a series da austin ohv de 998 cm³ que com duas copias hitachi de carburadores su dava 40 cv a carroceria era de fibra de vidro entao tecnologia nova e era bem tradicional motor dianteiro e traçao traseira numa carroceria pequena roadster [caption id= attachment_347016 align= aligncenter width= 999 ] datrun 1500 um roadster esporte de verdade[/caption] na verdade foi quase um teste uma experiencia probatoria de mercado; apenas 20 foram fabricados em seguida aparece o datsun spl212 este realmente um roadster produzido em serie a partir de 1960 baseado no chassi da picape pequena datsun era produzido em serie em chapa estampada e soldada a ponto e com motor maior de 1 2 litros mas tambem nao foi um sucesso e a produçao ficou em pouco mais de 200 unidades o spl 212 porem tem um motivo para ser famoso e o primeiro carro a se chamar fairlady o nome aparentemente e inspirado no musical da brodway muito famoso nessa epoca mas tambem ficou popular no japao por outros motivos culturais e socioeconomicos [caption id= attachment_347017 align= aligncenter width= 999 ] datsun 2000 sports[/caption] os anos 1960 sao de expansao no japao a industria eletronica impulsionada por gigantes como a sony turbinam a economia a sua industria de motocicletas tambem em pouco tempo se tornaria a maior do mundo as marcas de automoveis locais lucram com demanda interna de uma economia em expansao e se preparam para um esforço verdadeiro de exportaçao projetando carros exclusivamente para os exigentes mercados externos as olimpiadas de toquio de 1964 seriam uma vitrine para o mundo de um novo japao transmitida a cores para quem tivesse aparelhos de tv com esta nova e incrivel tecnologia para capitalizar o investimento renovado durante os jogos olimpicos de 1964 a nissan estabeleceu um showroom gigante no entao cosmopolita bairro de ginza em toquio para atrair visitantes a nissan começou a usar belas atendentes eram as miss fairladys essas atendentes tornaram se ligadas intrinsicamente ao proximo carro esporte da nissan um finalmente de sucesso o datsun fairlady 1500 conhecido no ocidente como 1500 sports o novo roadster datsun 1500 fez sua estreia no salao automovel de toquio em 1961 varios meses antes do lançamento do mgb ambos os carros estranhamente compartilhando muitos detalhes de aparencia foi vendido como datsun 1500 roadster na maioria dos mercados de exportaçao e fairlady 1500 no japao era um roadster tradicional e o motor ohv de 1 5 litro dava 77 cv com um carburador su ou 85 cv com dois o carro seria reestilizado em 1864 e se tornaria o 1600 agora com 96 cv e finalmente em 1967 receberia um moderno quatro em linha de 2 litros ohc com nada menos de 135 cv era o datsun 2000 sports o motor dois litros vinha da prince; marca japonesa comprada pela nissan o carro foi exportado para o mundo todo inclusive os eua onde inclusive vencendo 10 campeonatos nacionais scca o 1600 e o 2000 foram produzidos ate 1970 quando foram substituidos pelo 240z o fairlady z no japao claro a honda [caption id= attachment_346995 align= aligncenter width= 999 ] t360 1962 o primeiro carro honda era um caminhao que chegava a 9000 rpm [/caption] a honda hoje pode nao ter mais carros esporte mas foi a segunda empresa japonesa a apostar neles logo depois da nissan como sabemos era um empresa de motocicletas ate entao mas em 1962 impulsionada pela legislaçao de carros pequenos kei a empresa decide fazer tambem automoveis [caption id= attachment_346991 align= aligncenter width= 950 ] o honda s500[/caption] o primeiro desenho e de um pequeno caminhaozinho o t360 com o mesmo motor teria uma variaçao carro esporte tambem o s360 a honda sendo o que e alta tecnologia abundava aqui o motor de quatro cilindros em linha era uma pequena joia um dohc de 356 cm³ e 30 cv o carro esporte era um roadster minusculo parecendo um mg midget mas com motor de motocicleta no fim o s360 nunca foi vendido a honda o lançou como s500 com mais aceitaveis 500 cm³ [caption id= attachment_346989 align= aligncenter width= 936 ] banzai [/caption] o s500 era avançado como um mg midget ou um nissan 1500 sports era arcaico o motor dohc tinha nada menos que quatro carburadores keihin e girava ate 9500 rpm originalmente planejado para deslocar 492 cm³ a versao de produçao tinha 531 cm³ e produzia 44 cv a 8 000 rpm o eixo traseiro parecia rigido mas de suas pontas saiam braços inferiores independentes dentro dos quais passavam correntes que levavam a traçao a rodas sim era independente nas quatro rodas o pequeno roadster foi um sucesso nao somente no japao exportado criou uma legiao de fas impressionados com rotaçoes de carro de corrida na rua um carro esporte japones de verdade depois cresceria para 600 e depois 800 cm³ um classico que mostrou ao mundo que os japoneses nao eram meros copiadores [caption id= attachment_346990 align= aligncenter width= 999 ] repare no contagiro [/caption] o sucesso do s500 impulsiona o primeiro carro esporte da toyota um targa de dois lugares baseado no seu primeiro kei car o toyota publica era o toyota sports 800 com um boxer de dois cilindros dianteiro e traçao traseira com 790 cm³ e 45 cv a 5400 rpm o carrinho pesava menos de 600 kg entao o desempenho nao era tao ruim um primeiro passo numa longa historia de carro esporte toyota [caption id= attachment_346996 align= aligncenter width= 999 ] toyota sports 800[/caption] mas o pequeno honda fez mais impulsionou a rival yamaha a tentar entrar tambem no negocio de automoveis a yamaha [caption id= attachment_346997 align= aligncenter width= 999 ] o nissan a550x da yamaha[/caption] a yamaha decide entrar no mercado de automovel de uma forma diferente porem abre um centro de engenharia dedicado inicialmente a vender serviços de projeto e prototipagem para a industria um dos primeiros clientes e justamente a nissan que pede que a yamaha crie um carro esporte de dois litros e seis cilindros em linha um carro moderno para ser mundialmente respeitada nada de papo de mg b copiado coisa que se falava do 1600 fairlady [caption id= attachment_346998 align= aligncenter width= 999 ] o a550x[/caption] para o desenho externo crucial para qualquer automovel de sucesso a yamaha resolve nao arriscar contrata um designer famoso entra em cena um aristocrata alemao que antes trabalhara com raymond loewy e ficara famosos pelo bmw 507 albrecht graf von schlitz genannt von gortz und von wrisberg conhecido pela reduçao albrecht von goertz ou conde von goertz como ele gostava de corrigir quem nao entendera sua origem nobre [caption id= attachment_346999 align= aligncenter width= 957 ] albrecht goertz[/caption] na yamaha goertz cria o desenho do prototipo nissan a550x um carro esporte importantissimo para esta historia aqui um cupe inspirado nas proporçoes de capo longo e cabine recuada fastback do jaguar e type o a550x era um carro sensacional mas a nisan acaba por comprar a prince e com ela herdar uma serie de motores mais modernos ohc de seis e quatro cilindros em linha herda tambem os carros gloria e skyline e a marca pensa que com eles tinha sofisticaçao suficiente o a550x nao evolui e abandonado e a nissan rompe contrato com a yamaha goertz volta para casa [caption id= attachment_347002 align= aligncenter width= 999 ] jaguar inspiraçao[/caption] quando a toyota sonda a yamaha pensando em um projeto semelhante a yamaha ja tem um carro pronto para mostrar justamente o a550x a toyota gosta da ideia e decide por um cupe de capo longo com as mesmas proporçoes e um seis em linha potente ainda que totalmente diferente no detalhe o toyota seria outro projeto totalmente diferente e com estilo desenvolvido na toyota por satoru nozaki e com o engenheiro chefe jiro kawano da toyota como responsavel [caption id= attachment_347006 align= aligncenter width= 999 ] o toyota 2000 gt[/caption] todo mundo sabe o resultado o toyota 2000 gt talvez o mais exotico carro ja saido do japao com um chassi backbone de suspensoes independentes inspirado na lotus um motos seis em linha toyota de dois litros com cabeçote dohc yamaha e um sensacional carro esporte que hoje vale milhoes e que colocou definitivamente o japao no mapa dos produtores de carros esporte em 1970 aparece tambem o 240 z com o motor prince seis em linha ohc de 2 4 litros e um desenho de capo longo e cabine recuada alem das suspensoes independentes era basicamente a continuaçao barateada do a550x barato o 240 z fairlady z no japao seria um dos carros esporte mais vendidos da historia consolidando tambem pelo lado da quantidade de carros a posiçao do japao no panteao dos carros esporte o conde alemao claro reivindica par si ambos os desenhos o que causa varias confusoes historicas que perduram ate hoje ele e o pai do a550x que inspirou ambos sim mais nada alem disso; nao sao desenhos seus como se repete por ai ao frigir dos ovos todos sao inspirados no jaguar e type de qualquer forma mas sao definitivamente dois carros japoneses von goertz conseguir ser lembrado aqui e fenomeno cultural os japoneses nao consideram de bom tom serem considerados os autores de obras industriais; e da empresa nao deles o alemao nao tem pudores deste tipo e se ninguem diz ei pera ai fui eu fica o dito pelo nao dito
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