voce pode ensinar um urso a dançar mas por mais que voce o treine bem ele nunca sera o primeiro bailarino do teatro municipal quem e leitor assiduo aqui deste espaço sabe que gosto de usar o chevrolet cobalt brasileiro que deus o tenha em bom lugar como exemplo para varias analises como nao o fazer e um carro no minimo intrigante de varias formas diferentes o que todo mundo lembra e que e feio pacas junte uma lateral chapada e alta com pneus pequenos relativamente um desenho chato de tres volumes e farois dianteiros umas 10 vezes maiores do que deveriam ser e se tem algo que realmente ninguem poderia amar nem uma mae aparentemente; nem a gm parece ter gostado dele e acabou com o nome e o conceito de seda grande barato em uma geraçao dele apenas um facelift em 2016 diminuiu a feiura da frente mas o carro continuou se nao horrendo sem graça mas era um carro de varias qualidades era primeiro um carro com um dos melhores compromissos de conforto e estabilidade em curvas ride & handling que ja experimentei combinando uma incrivel capacidade de passar incolume sobre obstaculos inclusive quebra molas embora nao realmente incolume nesse caso com aderencia altissima e um comportamento previsivel e adequado em curvas o interior era enorme e o carro tinha estrutura rigida moderna mas pesava pouco mais de uma tonelada levissimo para sua categoria era tambem extremamente silencioso e os motores eram lisos giradores e acoplados opcionalmente a um cambio manual muito bom de operar e para completar era barato para seu tamanho e economico em combustivel manutençao e seguro problemas bancos dianteiros pequenos e ruins e potencia que apesar de boa nao era excepcional e so mas ainda assim foi imediatamente percebido como algo utilitario um carro de aluguel um taxi um uber os que compram carros logicamente adoraram mas sao poucos fora da esfera profissional o resto da populaçao o ignorou solenemente ou fez sinal para parar no ponto quando isso existia ainda o que e por um lado uma prova de que carro e como arte se ha paixao envolvida em sua construçao se a alma dos criadores transparece todo mundo gosta se nao todo mundo percebe como apenas uma maquina e so os profissionais se a maquina e boa de forma mensuravel a compram pense em musica em cinema e vais perceber um claro paralelo mas ha outro fator aqui nesta historia e um que lembrei quando um amigo muito tempo atras sabendo que trabalhava entao na industria me perguntou como alguem autoriza um carro tao absolutamente sem sal nem açucar como o cobalt para produçao podia falar sobre arte sobre alma sobre o metafisico sobre shakespeare dizendo uma verdade universal ha mais coisas entre o ceu e a terra horacio do que sonha a nossa va filosofia por meio de seu ficticio principe da dinamarca hamlet mas achei melhor enveredar em outro motivo; em certos ambientes falar do que nao e deste plano fisico causa estranheza a nao iniciados e a mensagem se perde melhor falar de coisa menos controversa expliquei lhe da grande dificuldade nao compreendida no automovel como um negocio de massa a necessidade de agradar o maximo de pessoas possivel; idealmente todo mundo se voce esta prestando atençao ha um paralelo de novo com a arte quando e amadora ou cria peças individuais carissimas esta livre para ser arte pura as vezes so compreensivel para os criadores e o povao acha feio ignora ri etc; mas e arte pura ja quando se precisa vender entradas ou discos perdao; downloads quis dizer a arte precisa agradar mais gente e inevitavelmente se compromete um exemplo claro musica nem sempre teve so 3 min de duraçao no maximo; e apenas o tamanho empacotado para consumo razoavelmente rapido [caption id= attachment_375020 align= aligncenter width= 999 ] o banco da f1 e so para uma pessoa[/caption] expliquei ao meu amigo que se voce fizesse um carro so para voce ou sob encomenda especifica de alguem ele seria perfeito em todos os sentidos o banco seria fixo e nada seria regulavel para varios biotipos adicione uma outra pessoa usando esse ficticio veiculo muda nao em detalhe mas completamente regulagem de banco e espaço maior para isso com ate entre eixos maior e tudo mais mas ha tambem as preferencias de comportamento vies de potencia ou economia e tantas outras coisas muda tudo mesmo se feito para duas pessoas ao inves de uma agora imagine agradar 10 mil 100 mil 500 mil pessoas este e o grande problema da industria e o motivo dela conforme o tempo passa criar carros cada vez mais sem graça genericos e parecidos quando todas as empresas existem com capital aberto e volume grande e inevitavel mas ai vemos o cobalt e uma media teoricamente quase perfeita como projeto e nessa logica de agradar a todos e algo que nao da para nao admirar parece que ela juntou tudo que se desejava num carro daquela categoria colocou num computador que parece um liquidificador gigante e dele saiu um cobalt novinho um carro com tanto espaço interno conforto e silencio de marcha nao deveria ser tao leve nao sem usar materiais exoticos e caros mas nao e o caso e um carro barato e realmente impressionante o cobalt mas ninguem quer isso exagerou na logica sem emoçao o paradoxo aqui e que tentando agradar a todos nunca se agrada ninguem a nao ser os que fazem uso profissional de automoveis e eles sozinhos nao fazem um sucesso mesmo porque nao se cobra sobrepreço em uma ferramenta em carro particular comprado por paixao pode se cobrar caro pois as pessoas compram mesmo assim https //flatout com br/os tres hondas de tochigi/ nao e de novo como na arte e obvio quais sao os filmes criados apenas para ganhar dinheiro criados mecanicamente cheios de cliches e historias previsiveis e aqueles criados por artistas interessados em fazer algo legal se ve ate na arte de massa supostamente boba e produzida industrialmente e so ver os filmes da marvel antes e depois de endgame https //flatout com br/chevrolet corvair o acidente de um carro so e uma mentira/ paradoxalmente se agrada mais gente sem se tentar agradar mais gente se criando obras autorais corajosas que atingem no cerne do zeitgeist de sua epoca o problema disso claro e que e arriscado pode dar muito certo ou muito errado como os tres hondas de tochigi ou o chevrolet corvair provaram mas no minimo e uma forma muito mais nobre de falhar do que se criar um cobalt ne especializaçao outra coisa que vem desaparecendo fora dos circulos endinheirados dos bilionarios que continuam podendo ter o que quiserem e a especializaçao a criaçao de um carro para cada funçao especifica ou conjunto de funçoes especificas com todo carro tentando agradar todo mundo a especializaçao fica mais rara a cada momento o que e uma pena tendem a ser os melhores carros por larga margem certa vez fiz uma viagem com um grupo de jornalistas com varios audi de varios tamanhos e configuraçoes todos eles carros muito interessantes e variados e com uma perua a4 azul no meio que achei lindissima mas o que o passeio me mostrou de verdade e como especializaçao e o caminho todo audi ali era um compromisso entre conforto luxo e alta tecnologia e esportividade com seus pneus grandes e motores potentes mas onde o compromisso funcionou mesmo os unicos carros realmente sensacionais ali eram os extremos o a8l e o r8 um por ser violento e esportivo ao ponto de dor fisica; outro por ser tao veloz como o r8 naquela estrada semi truncada mas absolutamente confortavel isolado e suave especializaçao e de novo um paradoxo irreconciliavel uma vez que se tenha um caterham super seven todo outro carro esporte sera mais confortavel e usavel no dia a dia mas insatisfatorio como carro esporte uma vez que se tenha um rolls royce todo outro carro sera insatisfatorio em conforto; mas melhor para dirigir toda vez que se compromete a clareza do objetivo para se tentar criar mais usos e mercado para um carro se perde o renault sandero r s e o carro brasileiro mais focado em pista e e sensacional por isso mas tem traçao dianteira e carroceria hatchback quatro portas e por isso e como um sandero normal mas bem melhor em pista nao me entendam mal e sensacional ainda mais num lugar onde temos tao poucas opçoes mas nao e um miata apesar de desconfiar ser ele ate mais rapido que um miata em pista nao a comparaçao com o miata e para entendermos que mais especializaçao e carro melhor em sua funçao primaria no uso diario proponho ate que qualquer hatchback com cambio manual razoavelmente bem acertado e melhor que um sandero r s ate um polo track 1 0 mais confortavel mais economico e ainda perfeitamente divertido nas situaçoes normais do dia a dia a vantagem do sandero claro e que quando voce vai andar forte de verdade em estrada remota ou pista ele e muito melhor nao tem jeito nao da para ter tudo a nao ser claro tendo mais de um carro ja expliquei minha teoria dos sete usos principais que todos nos temos para os nossos carros aqui voce pode ter um ou dois carros e usa los nesses sete usos transporte pessoal diario carga transporte de muita gente fora de estrada gt uso esportivo e nostalgia mas na real legal mesmo e especializar isso ai https //flatout com br/como encher uma garagem perfeita/ por isso o ideal e ter mais que um carro sete no minimo todo mundo sabe que uma caixa de ferramentas boa e aquela que tem uma ferramenta especifica para cada funçao da para fazer o mesmo com um alicate de pressao uma chave de fenda duct tape e wd40 as vezes da mas e sempre um tormento e nao um prazer garagem grande se voce tiver os meios e altamente recomendado mas mesmo se voce como eu nao pode ainda assim a especializaçao me parece ser o caminho para a felicidade e so escolher o uso mais importante para voce e procurar algo especializado nele um jipe no dia a dia se voce gosta e de mato e lama ande de jipe todo dia ue um landau e pessimo para manobrar no predio se conforto e nostalgia e sua praia ande de landau mesmo assim um aero willys e ruim sempre mas tem o cheiro de sua casa de seus avos e de tempos melhores by all means ande de aero willys tenho certeza que assim mesmo com a suspensao dura e desconfortavel e sofrendo com o calor num caterham ou num chevette em uso diario quando chegarem os raros momentos de faca entre os dentes prometo todo sofrimento sera compensado e a penitencia que voce pagara sorrindo para ter algo criado exclusivamente para fazer uma so coisa bem de verdade; exatamente o que voce gosta mais num carro prometo que e o caminho para a felicidade nao todo dia ninguem e feliz todo dia mas quando a felicidade chegar desta forma vamos estar prontinhos para ela
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