se voce ja perdeu os freios do carro seja na estrada ou na pista sabe o quanto a sensaçao de pisar no pedal sem efeito algum pode ser desesperadora em um carro de passeio a situaçao pode ser contornavel se o problema for fading por frear demais descendo uma serra por exemplo e possivel usar o freio motor procurar uma area de descanso e esperar os freios esfriarem em um caminhao por outro lado o maior esforço a que os freios sao submetidos tem potencial para tornar a situaçao mais urgente e bem mais perigosa ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] com mais peso e mais inercia o freio motor de um caminhao pode nao ser suficiente para reduzir sua velocidade com a mesma eficacia e com muito mais massa em movimento as consequencias de um caminhao sem freios em uma rodovia movimentada podem tomar rapidamente proporçoes de desastre com varios outros veiculos envolvidos e caos generalizado por sorte porem existe uma soluçao pratica e ate interessante para reduzir danos as rampas de escape ou runaway ramps em ingles as rampas de escape sao construçoes simples e engenhosas retas nas margens das rodovias que por meio de uma barreira fisica forçam o caminhao a parar fora do fluxo de transito rapidamente e em poucos metros ver uma rampa de escape em açao impressiona pela violencia da sua atuaçao e pela rapidez com que os caminhoes param um passeio pela rampa de escape e o ultimo recurso de um caminhoneiro e em quase todos os casos significa o fim da vida util daquele caminhao parece drastico mas alternativa porem e invariavelmente pior pense em uma rampa de escape como reduçao de danos as rampas de escape geralmente sao posicionadas em locais estrategicos como ao pe de serras onde se exige mais dos freios devidamente sinalizadas claro https //www youtube com/watch v=exgj9t8yaj8 os primeiros estudos sobre rampas de escape de que se tem noticia surgiram na decada de 1960 e as primeiras começaram a ser construidas na virada dos anos 1980 em 1990 ja existiam 170 rampas de escape nos estados unidos e mais de 2 000 incidentes com caminhoes tinham suas consequencias minimizadas por elas a cada ano de acordo com a revista car and driver nos anos que se seguiram a eficacia das rampas foi comprovada e as autoridades americanas deixaram de realizar estudos para averiguar sua atuaçao elas simplesmente funcionam https //www youtube com/watch v=c0bxorwtd7s embora existam alguns tipos diferentes de rampas todas elas buscam forçar a reduçao da velocidade dos caminhoes ou onibus ate uma eventual parada de forma a evitar colisoes com outros veiculos e minimizar ate onde for possivel o risco de ferimentos graves ou mesmo obito aos ocupantes cada tipo de rampa de escape tem suas vantagens e desvantagens as mais simples sao as rampas de gravidade que consistem simplesmente em um caminho em linha reta com inclinaçao ascendente quanto mais ingreme maior e a desaceleraçao do caminhao ate que em certo momento ele para completamente este e o tipo mais simples e barato de rampa de escape mas tambem o menos utilizado porque sua eficacia depende de uma distancia maior para que o veiculo possa desacelerar e ainda existe o risco de o caminhao nao conseguir manter se parado e descer a rampa de re o voltando a pista principal e causando acidentes assim embora as rampas por gravidade sejam as que melhor preservam a integridade dos veiculos que as utilizam esta nao e a maior prioridade uma forma de tornar as rampas por gravidade mais eficazes e utilizar cascalho como pavimento a maior resistencia a rolagem faz com que o caminhao perca mais velocidade em menos tempo no frigir dos ovos as rampas que usam montes de cascalho ou areia para frear o caminhao sao mais eficazes o projeto e mais complexo pois nao se trata apenas de uma inclinaçao mas de uma forma mecanica de reduzir a velocidade do veiculo este tipo de rampa consiste em uma camada de areia ou cascalho que começa com alguns poucos centimetros de profundidade mas vai ficando cada vez mais espessa ate chegar a mais de 1 2 metro de profundidade para aumentar a eficacia a superficie da camada e organizada em ondulaçoes perpendiculares ao sentido do veiculo assim um caminhao em alta velocidade que atinge em cheio a barreira tem sua energia absorvida pelo obstaculo de forma gradual porem rapida e como dar um soco em um saco de graos de feijao voce so consegue ir ate certo ponto e o mesmo principio isto permite que um caminhao a mais de 100 km/h pare completamente em um espaço de seis ou sete metros exigindo assim uma rampa mais curta em uma rampa de cascalho ou areia o risco de o caminhao descer descontrolado no sentido oposto e completamente anulado ele so sai dali com a ajuda de um guincho o problema e que os danos ao veiculo principalmente na parte inferior e na suspensao podem ser irreparaveis outro tipo de rampa e a que usa retentores metalicos para reduzir a velocidade do caminhao de forma mecanica em vez de um monte de areia ou cascalho uma sequencia de cintas metalicas presas as bordas da rampa por suportes articulados e usada para frear o caminhao agindo como uma rede reforçada com este tipo de rampa o que se tem e uma desaceleraçao mais linear e eficiente sem o mesmo impacto de um choque com uma pilha de cascalho o que minimiza bastante o risco de capotamento por outro lado os danos ao caminhao sao maiores e se estendem a carroceria e ao motor alem disso a manutençao do dispositivo e mais demorada e dispendiosa no brasil todas usam o sistema de pilha de cascalho a primeira construida no brasil fica no parana na descida da serra da br 376 no trecho que liga a cidade de curitiba ao litoral de santa catarina a rampa esta instalada desde o final dos anos 2000 e todos os anos ao menos 30 motoristas a utilizam https //www youtube com/watch v=t8jkbfg4p80 com a eficiencia comprovada desse tipo de dispositivo de segurança as areas de escape estao aos poucos se popularizando nas rodovias de serra brasileiras atualmente ja ha rampas na rodovia anchieta e na serra do cafezal br 116 em sao paulo na br 277 no parana e na br 146 em minas gerais somente as duas areas do parana foram usadas mais de 320 vezes desde que foram construidas sugestao do flatouter mauricio enrique
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