os entusiastas formados ha 15 anos ou mais certamente ja repararam como as fichas tecnicas dos carros estao cada vez mais enxutas revelando bem menos informaçoes do que um dia revelaram encontrar as relaçoes de marchas e diferencial de um carro qualquer hoje em dia e algo que so se consegue consultando o manual do proprietario taxa de compressao idem nos sites muitas vezes nem mesmo o peso do carro e facil de encontrar e nem venha colocar a culpa na gadgetizaçao dos carros porque os gadgets dependem tanto de suas especificaçoes quanto os carros embora nada disso seja muito facil de encontrar hoje nao significa que seja impossivel o impossivel fica para uma informaçao quase nunca divulgada por nenhum material tecnico em nenhum momento da historia em mercado algum ao redor do planeta o centro de gravidade do carro tambem conhecido como cg para descobrir o centro de gravidade do seu carro voce precisa calcular por conta propria a boa noticia e que isso nao e impossivel se voce ainda lembra dos fundamentos de trigonometria conhecer o centro de gravidade do seu carro e algo mais relevante se voce esta desenvolvendo um carro do zero — como um hot rod ou uma replica do seven ou entao um formula/baja sae para um projeto de track day e importante conhece lo para planejar a altura da suspensao alivio e redistribuiçao de peso para o uso cotidiano nao e algo que vai mudar a forma como voce dirige embora possa ajudar a definir uma compra se voce for muito nerd — como eu sei que muitos de nos somos mas acima de tudo e um dado interessante de se conhecer se voce se interessa minimamente pela dinamica dos carros mas que cazzo e o centro de gravidade o centro de gravidade resumidamente e o ponto de equilibrio de um objeto se alguma força for aplicada fora do centro de gravidade ela causara a rotaçao deste objeto nos carros esta rotaçao e percebida principalmente pela rolagem da carroceria nas curvas e em menos escala pelos mergulhos e empinadas durante frenagens e aceleraçoes e por isso que para ter um carro dinamicamente equilibrado o centro de gravidade deve estar proximo do centro de rolagem que e o ponto medio sobre o qual o chassi se move sobre a suspensao geralmente ele esta na mesma linha que o assoalho do carro mas pode ficar acima ou abaixo dele dependendo do projeto mas isso e um papo para outra hora basicamente o que precisamos saber aqui e que um centro de gravidade mais baixo tornara seu carro mais agil nas mudanças de direçao como medir para explicar como medir o cg do seu carro a primeira informaçao que voce precisa ter em maos e a distancia entre eixos do carro isso pode ser conseguido facilmente no manual do carro na internet ou simplesmente medindo a distancia entre o centro da roda dianteira e o centro da roda traseira de um dos lados do carro como exemplo nosso carro hipotetico tera 2 60 m de entre eixos depois vem a parte mais dificil voce precisara de ao menos duas balanças capazes de suportar 700 kg ou mais — ou entao o conjunto de balanças proprio para pesar carros que consiste em quatro balanças interligadas uma para cada roda em uma superficie plana zero grau de inclinaçao voce pesa a carga sobre o eixo dianteiro e depois sobre o eixo traseiro isso ira revelar a distribuiçao de massa longitudinal do carro essencial para descobrirmos onde esta o centro de gravidade longitudinal ou seja em que posiçao da distancia entre eixos esta o ponto de equilibrio do carro para isso voce ira dividir o peso sobre cada eixo pelo peso total do carro que voce acabou de descobrir pesando os dois eixos suponha que o carro tenha 1 000 kg sendo 600 kg sobre o eixo dianteiro e 400 kg sobre o eixo traseiro assim teremos 600/1000=0 6 e 400/1000=0 4 o que significa tambem 60% do peso na dianteira e 40% na traseira o passo seguinte e multiplicar estes resultados pela medida entre eixos 2 6*0 6=1 56 e 2 6*0 4=1 04 isso significa que o centro de gravidade longitudinal estara 1 56 metro a frente do eixo traseiro e 1 04 metro atras do eixo dianteiro com a localizaçao longitudinal do centro de gravidade encontrada e hora de descobrir sua altura para isso voce mantem o eixo dianteiro sobre a balança ou as balanças e eleva a traseira do carro — pode ser com cavaletes rampas portateis ou ate mesmo blocos de madeira ou concreto so nao esqueça que o freio de mao na maioria dos carros atua apenas nas rodas traseiras com a traseira elevada voce deve medir a altura final do eixo traseiro e o peso indicado pelas balanças sob o eixo dianteiro isso ira medir quanto peso foi transferido para a dianteira nesta determinada elevaçao suponha que a elevaçao do eixo tenha sido 10 cm ou 0 1 metro e o peso sobre o eixo dianteiro tenha chegado a 610 kg — uma transferencia de 10 kg portanto essa transferencia de peso em relaçao ao angulo e quem nos ajudara a encontrar a altura do centro de gravidade para isso vamos usar a seguinte formula nao sabe o angulo nao tem problema e aqui que entra a trigonometria voce lembra que a tangente de um angulo e a divisao do cateto oposto pelo adjacente pois bem nesse caso o cateto oposto e a variaçao de altura da traseira 0 1 metro para encontrar o adjacente basta usar o teorema de pitagoras a hipotenusa e o entre eixos do carro entao temos 2 6²=0 1²+c²= √6 75=2 60 agora basta aplicar os catetos a formula da tangente 0 1/2 60= 0 0384 que e a tangente de 2 2 graus assim teremos o resultado 0 677 e a altura em metros do centro de gravidade em relaçao a linha dos eixos do carro assim se os eixos estao a 20 cm do chao 0 2 metro o centro de gravidade do carro estara a 0 877 metro do chao
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