quanto mais se aprende mais se entende que nada se sabe embora fatos aprendidos continuem fatos a maneira como que entendemos esses fatos podem mudar completamente conforme vamos aprendendo mais sobre qualquer assunto no nosso mundinho do automovel tenho um exemplo facil diz respeito ao que as pessoas acham mais importante num automovel quando sao jovens na maioria das vezes e o motor a potencia e torque o desempenho por exemplo quando eu era jovem o opala de seis cilindros nos anos 1980 o carro mais rapido e veloz do pais era por isso a minha coisa favorita o tempo passa o sujeito começa a dirigir carros de todo tipo vai se expondo a coisas diferentes e vai aprendendo mais sobre esta maquina maravilhosa de repente potencia passa a ficar em segundo plano como o carro se comporta em curvas e na direçao esportiva passa a ser o mais importante descobre na verdade que mesmo carros lerdos se tiverem bom comportamento podem ser dirigidos rapido conservando o seu movimento e freando pouco descobre e que e na montanha russa de forças g e velocidade que o prazer ao volante reside e quanto melhor o carro e nisso mais gosta dele [caption id= attachment_356473 align= aligncenter width= 999 ] power [/caption] veja que e algo cumulativo isso potencia continua algo desejavel claro mas o sujeito descobre que e melhor andar rapido com carro fraco que devagar com carro potente se puder juntas as duas coisas melhor claro mas ele agora sabe algo que nao sabia antes e muda de opiniao mas eu hoje acredito que podemos ir mais alem hoje falo sem medo a coisa mais importante num automovel e a posiçao de dirigir e os comandos primarios se eles sao agradaveis o principal esta coberto e podemos olhar todo o resto com o tempo eu tenho notado que na maioria das vezes basta entrar ajustar minha posiçao de dirigir e colocar o carro em movimento para saber se vou gostar dele ou nao so se ele for muito ruim mesmo pessimo em alguma outra coisa esta opiniao pode mudar o interessante aqui e que nao existe uma formula basica para ela ser boa; num range rover classico ela se torna agradavel pela cintura baixa vidros grandes e banco alto num carro alto em um ferrari mondial voce esta torto pedaleira no meio do carro volante como em um fiat 147 e cambio debaixo do joelho mas de alguma forma funciona [caption id= attachment_356470 align= aligncenter width= 999 ] mondial estranho mas funciona [/caption] ha uma influencia em relaçao a altura do ponto h a articulaçao da bacia ponto que define a posiçao do motorista no carro quanto mais alto em relaçao ao eixo de rolagem da suspensao definido por sua geometria mais se tem a sensaçao de instabilidade quando o carro faz curvas; este e um dos motivos secretos da ma sensaçao dos suv mesmo quando muito estaveis o mclaren f1 e famoso por colocando o motorista no centro do carro passar o centro de rolagem pelo ponto h o motorista quase nao sente a rolagem apenas a ve mas e mais que o ponto h; e tambem a posiçao do volante e a area envidraçada; do painel e do cambio mas queria falar aqui de outro item importante para isso a inclinaçao do banco e a posiçao das pernas mas antes de terminar de falar sobre como isso afeta o prazer de dirigir vou falar de outra coisa intimamente relacionada uma das menos conhecidas revoluçoes do fundador da lotus colin chapman banco diferente carro diferente olhe os carros de corrida ate 1961; mesmo que o fim dos anos 1950 tenham visto o aparecimento do motor central traseiro uma coisa permanecia imutavel a posiçao de dirigir embora as pernas estivessem esticadas ele se sentava com aquela parte da anatomia que nao ve o sol a busanfa se dizia que parte da habilidade ao volante era sentir o carro by de seat of his pants com o bundometro [caption id= attachment_356382 align= aligncenter width= 999 ] mercedes w125 1937 avançadissimo mas piloto de costas retas[/caption] pois bem colin chapman pode nao ter sido o primeiro a usar motor central na f1 cooper chegou primeiro mas ao adotar rapidamente a configuraçao descobriu que ela estava sendo mal aproveitada o motor central centralizou melhor as massas dos monopostos de competiçao e sem um eixo de transmissao debaixo dele o piloto ficou mais baixo mas chapman percebeu outro ganho que ninguem antes dele percebeu inclinando o encosto do banco bastante poderia reduzir sobremaneira a area frontal do carro assim imediatamente tinha um carro mais veloz que todos os outros no grid [caption id= attachment_356451 align= aligncenter width= 797 ] lotus 18 motor central mas piloto em posiçao tradicional[/caption] e incrivel pensar nisso olhando de hoje mas antes de chapman os desenhistas mantinham o encosto vertical com alguma inclinaçao conforme a preferencia pessoal do piloto olhe todas as fotos dos carros de corrida de antes de 1960 em açao todo mundo esta sentado com as costas em riste e a busanfa o principal ponto de contato com o carro isso estava prestes a mudar radicalmente graças a chapman [caption id= attachment_356455 align= aligncenter width= 999 ] o lotus 20[/caption] ja na era do carro de motor dianteiro chapman começara a reclinar o piloto a 20°; mas com a frente do carro livre ele foi ainda mais adiante no seu formula junior de 1961 todo novo e com motor central traseiro o lotus 20 o encosto se inclinou 50° em relaçao a vertical o volante teve entao que ser reduzido em diametro para 13 polegadas 330 mm para caber no espaço cada vez menor entre as pernas do motorista e o painel/ para brisa [caption id= attachment_356457 align= aligncenter width= 999 ] o f junior lotus 20[/caption] o resultado no lotus 20 foi nada menos que uma reduçao de 30% de area frontal em relaçao ao lotus 18 anterior uma grande reduçao e num carro de baixa potencia o que se mostrou instantaneamente util o carro era imediatamente mais rapido um jornalista da revista the motor ao andar no lotus 20 disse que a pessoa fica deitada no carro em vez de sentada enfia os pes sob a barra estabilizadora para encontrar os pedais ficar tao baixo no carro da ao circuito uma aparencia diferente da que teria normalmente e se fica muito consciente de estar cercado pelo asfalto enquanto pequenas ondulaçoes na pista parecem morros uma sensaçao hoje normal mas novidade entao [caption id= attachment_356461 align= aligncenter width= 999 ] carrol shelby fazendo piada com o lotus 20[/caption] o lotus 21 de formula 1 de 1961 e seu sucessor o 24 de 1962 tinham angulos de encosto semelhantes aos do lotus 20 50° jim clark disse sobre o 21 a primeira vez que testamos o carro em goodwood lembro me de ter tido grande dificuldade para me ajustar a essa nova posiçao as rodas dianteiras pareciam muito mais altas do que o nivel dos olhos e o fato de meu peso estar distribuido tambem pelas costas significava que a o jeito que lia as reaçoes do carro era bem diferente [caption id= attachment_356454 align= aligncenter width= 999 ] lotus 25 de f1[/caption] no lotus 25 de meados de 1962 a inclinaçao do assento era ainda mais acentuada com 55° e o volante ainda menor com 12 polegadas 305 mm isto inicialmente causou alguma preocupaçao a jim clark ja que ele nao conseguia ver a estrada perto da frente do carro e tambem recebia menos avisos sobre iminente saida da traseira [caption id= attachment_356462 align= aligncenter width= 999 ] lotus 25[/caption] disse clark depois porem esta posiçao deitada embora nao fosse completamente nova para mim era um pouco mais acentuada do que no lotus 21 ou no 24 levei algum tempo para me acostumar foi um grande beneficio para os projetistas do ponto de vista aerodinamico mas no inicio apresentou algumas dificuldades para o piloto por exemplo a visao diferente da pista significava reorientar se com as caracteristicas da pista a qual estava acostumado mas uma vez que me acostumei com a nova posiçao me perguntei como pude dirigir um carro de corrida de outra maneira [caption id= attachment_356463 align= aligncenter width= 999 ] lotus 30 conceito vai para o carro de dois lugares[/caption] o lotus 30 que deveria ser uma familia inteira de carros de rua e competiçao criado depois que a ford desistiu de tentar le mans com a lotus procurando mais controle e a gloria da ford nao lotus tambem tinha a posiçao radicalmente deitada o lotus 30 acabou sem sucesso nas pistas mas o conceito basico evoluiu e acaba por aparecer nas ruas na forma do lotus europa no fim os assentos reclinados de chapman se mostraram confortaveis e diferentes assim que se acostumava com eles mas o precedente que ele abriu foi mais adiante hoje os pilotos de competiçao sao forçados a posiçoes extremamente antinaturais para abrir espaço para dutos aerodinamicos entre outras coisas ao contrario dos desenhos de chapman nunca virao as ruas com sucesso https //flatout com br/lotus europa o pior lotus da historia/ o carro nao tem bancos foi por isso por ter lido esta historia ha muito tempo e adorar experiencias deste tipo que quando instalei os pequenos bancos concha sem encosto no meu chevette 1975 desenhei a base com uma boa inclinaçao; alem de me jogar mais para baixo jogaria o peso mais para tras tambem; volante e cambio mudaram de posiçao para acompanhar outra fonte desta modificaçao quando fizemos o infame video do chevette vs gtv quando ainda usava os bancos originais no chevette bastou entrar na posiçao de dirigir da alfa romeo que imediatamente percebi que perderia o embate o chevette era dinamicamente completamente comparavel ao carro italiano mas a posiçao de dirigir era incomparavel https //flatout com br/mao vs murad alfa romeo gtv vs chevette/ no gtv ficava bem mais baixo e para tras o banco de espuma expandida moderno uma das novidades do gtv nao tinha mola como o do chevette era firme e me segurava com laterais para isso pernas esticadas volante grande perto do torso uma delicia nao conseguiria reproduzir totalmente esta posiçao no meu chevette; mas mudei ele ate ficar perfeito para mim nesta direçao alfistica lotus centrica se e que me entendem [caption id= attachment_356465 align= aligncenter width= 705 ] o banco original[/caption] pois bem dito isso outro dia encontrei um amigo que nunca tinha visto meu carro de perto so em fotos me disse de cara que de longe o carro parece estar sem bancos o que e uma verdade pequenos para tras e inclinados somem olhando de fora; so chegando perto da para ve los os bancos traseiros ainda estao la pelo regulamento das competiçoes que participo ficaram inuteis com os bancos concha pertinho levei ele para dar uma volta claro; como sempre nao fui devagar adoro subverter as expectativas de lerdeza sempre associadas a chevettes; principalmente os chevettes aspirados que ainda tem motor de chevette veja bem meu amigo trabalha com dinamica veicular na industria e portanto conhece do assunto no fim do passeio perguntei se tinha gostado do carro entre outras coisas principalmente o susto do motor bravo e girador me disse quando sentei eu achei o banco inclinado demais; mas andando depois acostumei me e vi que ficou muito legal mas ta inclinado pacas parece cadeira de dentista no que respondo cadeira de dentista nao inclinado como um monoposto lotus circa 1962
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.