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Car Culture

Como (e por que) o Dodge Viper virou um carro de corrida

O Dodge Viper, como você deve saber, nasceu como uma afirmação da Chrysler: a fabricante queria mostrar que era capaz de fazer o melhor esportivo já produzido nos EUA. Uma espécie de Shelby Cobra moderno,  entregando com força bruta, uma bela carroceria e respeito às raízes. A primeira aparição pública do Dodge Viper aconteceu em 1989, como conceito no Salão de Detroit, e a versão de produção foi apresentada em 1992. Ele era tão ligado ao Shelby Cobra que o próprio Carroll Shelby se envolveu no desenvolvimento do carro. A receita era semelhante: um motor enorme na dianteira — no caso um V10 8.0 aspirado com 405 cv a 4.600 rpm e 63,9 mkgf de torque a 3.600 rpm, desenvolvido com a ajuda da Lamborghini (que pertencia à Chrysler na época). Câmbio manual de seis marchas. Nenhum tipo de assistência eletrônica. Interior minimalista, feito para o corpo e não para os olhos. Zero a 100 km/h em 4,5 segundos, velocidade máxima de 290 km/h. Por incrível que pareça, em seus primeiros