foi se o tempo em que as concessionarias brasileiras estavam cheias de projetos antigos com 20 anos ou mais desde 2014 a legislaçao brasileira exige que todos os carros novos tenham airbags e freios abs o que automaticamente peneirou projetos competentes porem antiquados como a volkswagen kombi que data da decada de 1950 e o fiat uno lançado por aqui em 1984 com a obrigatoriedade das bolsas inflaveis e dos freios antitravamento os carros com mais de 20 anos de idade foram desaparecendo quase por completo e da propria fiat o unico carro brasileiro com mais de 20 anos desde o lançamento a fiat strada de primeira geraçao que chegou em 1998 dois anos depois do palio das picapes compactas derivadas de hatchbacks ela e a vw saveiro foram as unicas que restaram mas a saveiro ganhou uma geraçao completamente nova em 1997 e outra em 2000 enquanto a strada permaneceu tecnicamente a mesma por todo este tempo a despeito das reestilizaçoes profundas que ela recebeu ao longo dos anos e mesmo com a chegada da nova geraçao neste ano de 2020 o modelo antigo segue em linha exclusivamente na configuraçao hard working voltada a frotistas e pessoas que vao usa la para trabalhar simplesmente porque e uma opçao mais em conta cuja competencia ja esta mais do que comprovada e tambem porque o projeto ja se pagou ha tempos no caso da strada fazia sentido adaptar o projeto para a nova legislaçao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 277464 277465 ] como ja mostramos aqui no flatout algumas vezes e sempre interessante relembrar como as coisas eram quando certos carros foram lançados e nos vamos fazer isto mais uma vez desta vez vamos dar uma olhadinha em como era o mundo em 1998 outubro de 1998 quando a fiat strada foi lançada no brasil o fiat uno ainda tinha motor fiasa em 1998 o carro de entrada da fiat ainda era o uno mille a fabricante ja havia deixado de lado versoes mais equipadas e com mais motor mais precisamente os uno r e o uno turbo e assumido sua vocaçao de baixo custo tanto que custando menos de r$ 10 000 ele era o carro mais barato do brasil o uno vendido em outubro de 1998 era o mille ex sucessor do sx que foi descontinuado naquele ano para reduzir custos o acabamento foi simplificado e diversas medidas foram tomadas algumas delas controversas como a adoçao de apenas uma luz de re economia de escala o motor ainda era o fiasa de 994 cm³ exatamente como no lançamento do mille oito anos antes porem com injeçao multiponto chegava a bons 57 cv mais que suficientes para um carro de 785 kg com cambio bem escalonado o fiat marea ainda era novidade uma boa forma de entender como as coisas eram diferentes no lançamento da strada e lembrar que poucos meses antes outra novidade da fiat foi o marea ultima tentativa da fabricante de emplacar um seda medio no brasil o linea seu sucessor era baseado no punto nao chegava a ser um medio de fato o marea era um carro interessantissimo tinha design contemporaneo acabamento primoroso e boas qualidades de conduçao nas versoes mais simples ate tinha manutençao razoavelmente simples contudo as versoes mais caras com motor de cinco cilindros eram carros de mecanica muito complexa exigindo mao de obra especializada e ferramental altamente especifico ate mesmo para serviços corriqueiros como uma troca de correia dentada nem mesmo o desmpenho matador do esportivo marea turbo seda e perua que tinha uma versao de dois litros e 182 cv do motor fivetech foi o bastante para mudar a fama do modelo mesmo depois de tantos anos a fiat ainda o manteve em linha ate 2007 e lançou versoes mais simples com motor 1 6 o mesmo usado pelo palio em uma tentativa de torna lo mais popular mas foi em vao a mazda ainda estava no brasil se voce lamenta todos os dias o fato de o mazda miata nao ser oferecido de forma oficial no brasil eis um motivo para lamentar ainda mais em 1998 quando a strada foi lançada a mazda ainda atuava no brasil foi assim ate o ano 2000 quando a empresa encerrou suas atividades por falta de demanda alem do miata era possivel compra mx 3 protege e 626 nas concessionarias mazda brasileiras a mazda nunca conseguiu ter o mesmo sucesso que honda e toyota em nosso pais talvez por nao ter a mesma estrutura das rivais e nao conseguir nacionalizar sua produçao e tambem por nao ter tradiçao como ambas as marcas que ja estavam presentes no brasil com outros produtos antes de civic e corolla o mclaren f1 deixava de ser fabricado em 1998 o carro mais veloz do planeta tinha um v12 naturalmente aspirado pouco mais de 600 cv cambio manual e traçao traseira e ele estava em seu ultimo ano de produçao seis unidades do mclaren f1 foram fabricadas artesanalmente em woking no ano de 1998 cada uma levando em torno de tres meses e meio para ficar pronta https //www youtube com/watch v=wymifdaq9y0 a obra prima de gordon murray atingiu os 386 km/h velocidade media em duas aferiçoes com pico de 391 km/h em uma delas no dia 31 de março de 1998 no circuito de ehra lessien com o piloto andy wallace ao volante de la para ca o recorde mundial de velocidade ja trocou de dono algumas vezes e foi motivo de inumeras discussoes dentro e fora da internet alem disso o proprio mclaren f1 ja ganhou alguns sucessores os mais recentes foram o speedtail da propria mclaren e o gma t 50 que ca entre nos tem mais credenciais para ser o sucessor definitivo do f1 que qualquer coisa feita pela mclaren nos ultimos anos a formula 1 usava motores v10 aspirados https //www youtube com/watch v=6och0uklcn8 mesmo quem nao curte carros e nao da a minima para a formula 1 e capaz de admitir que os roncos dos motores de antigamente eram muito mais empolgantes que o berro grave e rouco dos v6 biturbo atuais em 1998 por exemplo a formula 1 estipulava que as equipes usassem motores naturalmente aspirados de tres litros a quantidade de cilindros era livre mas em 1998 todas as equipes usavam motores v10 algo inedito em toda a historia da f1 mais tarde esta configuraçao tornou se obrigatoria e rendeu alguns dos roncos mais bonitos de toda a historia da formula 1 em seu auge os v10 de formula 1 passavam tranquilamente dos 900 cv em acerto de classificaçao e eram capazes de girar a ate 19 000 rpm o peso das regulamentaçoes ambientais fez com que o v10 fosse abandonado para a temporada de 2006 dando inicio aos nao tao epicos mas ainda mais interessantes que os atuais v8 aspirados de 2 4 litros gran turismo e need for speed iii hot pursuit eram os games de corrida do momento https //www youtube com/watch v=8ncq_2wmj4i gran turismo 7 sera lançado no ano que vem no maximo em 2022 a ea games ja confirmou um novo need for speed o 25º da franquia contando todos os titulos principais e spin offs em 1998 porem gran turismo ainda estava em seu primeiro game lançado no ano anterior ; e need for speed havia acabado de ganhar seu terceiro e revolucionario titulo need for speed iii hot pursuit que introduziu as perseguiçoes policiais que vieram a se tornar uma marca registrada da serie gran turismo so estava disponivel no playstation enquanto nfs iii podia ser jogado tanto no console da sony quanto no windows https //www youtube com/watch v=htd4jaxt0kc alias o windows 98 havia acabado de ser lançado e veio a ser considerado um dos melhores sistemas operacionais ja lançados pela microsoft agora para instalar need for speed no pc so mesmo comprando o jogo baixar nao era uma opçao afinal a internet ainda era discada hoje a rede mundial de computadores quer termo mais datado que este possui um acervo absurdamente grande de informaçao arquivada e milhares de novos dados sao publicados todos os dias cada post no facebook cada foto no instagram cada tuite os videos mais antigos no youtube tem quase 15 anos o principal site de videos do mundo foi inaugurado em 2006 os memes tomaram vida propria e possuem uma historia muito rica a ponto de serem estudados seriamente para ajudar os antropologos a entender a evoluçao da sociedade como um todo e nao nao estamos sendo ironicos entao pode ate ser um choque imaginar que em 1998 a internet comercial como a conhecemos hoje a world wide web so tinha quatro anos o primeiro website www foi publicado pelo fisico e cientista da computaçao tim berners lee que em 1990 foi o primeiro a conseguir fazer um computador e um servidor se comunicarem atraves da internet oito anos depois a maior parte das pessoas ainda nao tinha acesso a banda larga nao existia e se o flatout ja tivesse sido lançado certamente seria uma revista impressa
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