continuando a conversa da semana passada sobre as coisas que voce deve ficar atento ao planejar um swap qualquer no carro e um lugar comum deste assunto imaginar que motores do mesmo fabricante do carro sao sempre compativeis ou que configuraçoes de maior deslocamento de um determinado modelo de motor sao plug n play — voce tira o velho coloca o novo e ja pode curtir o novo motor infelizmente nunca e assim o gol gti 16v e sua bolha no capo estao ai ha mais de 25 anos provando que ate mesmo a fabricante pode ter de improvisar para colocar um motor maior em um carro que originalmente nao era equipado com ele no caso do gol gti a explicaçao oficial era que a capa da polia do comando de valvulas acaba alta demais no motor 2 0 importado e ela acabaria tocando o capo para resolver o problema fizeram a bolha que tem algo de dan gurney e rudolf uhlenhaut e libera espaço para o alojamento da capa e ainda da um ar mais agressivo e esportivo a dianteira do bolinha infelizmente fazer uma bolha no capo nao e uma tarefa muito facil quando voce so quer fazer um swap de motor e nao tem designers e uma estamparia de chapas a sua disposiçao mas esta e so uma parte da conversa a outra entra a seguir quando voce ja definiu o motor e esta procurando uma unidade usada para começar o projeto sim um motor usado mas nao vou me alongar aqui porque faz mais sentido falar sobre isso mais adiante a escolha do motor a primeira coisa que voce precisa levar em consideraçao antes de pensar em instalar um determinado motor no seu carro e se ele cabe no cofre parece obvio mas nao e algo simples como medir altura largura e comprimento e comparar com o original dependendo da configuraçao do motor ele pode ter dimensoes proximas mas uma posiçao peculiar no cofre o ford duratec por exemplo fica pouca coisa mais avançada no cofre se comparado com o zetec rocam o que pode atrapalhar as coisas num fiesta mk3 https //flatout com br/fiesta ka duratec guia do swap/ nos carros com motor transversal o ponto critico do swap e o espaço entre as torres da suspensao mas normalmente ao manter o numero de cilindros do motor original — ou diminuir como no caso de um v6 no lugar de um quatro em linha — o negocio cabe nos carros com motor longitudinal os swaps sao mais faceis mas se voce usar um motor mais longo pode acabar matando o espaço para o radiador/ventilador acontece nos chepala por exemplo que exigem o reposicionamento do radiador e modificaçao dos suportes do motor para fazer o velho seis em linha caber no cofre do chevette https //flatout com br/chepala chevectra e cheprisma as receitas de swap de motor para o chevette/ falando no chepala outra coisa que voce precisa prestar atençao o sentido do fluxo do cabeçote nos layouts transversais isso nao e problema porque normalmente o coletor de escape fica na parte de tras do motor por uma questao logica no caso dos motores longitudinais o negocio pode complicar como os dois lados tem acesso a parte posterior do cofre a disposiçao da bateria servo freio reservatorios e o caminho do escape do cofre a traseira sao determinados pelo projeto do motor e vice versa o chevette por exemplo tem a admissao no lado do motorista e o escape no lado do passageiro no caso do familia ii uma das opçoes para o chevette o fluxo e ao contrario o escape fica no lado do motorista e a admissao no lado do passageiro mas o caminho para o escape ate a traseira continua no lado do passageiro entao e preciso passar a saida do escape por baixo do motor se o carro tiver espaço suficiente sob o conjunto de motor/transmissao tudo bem — apesar da temperatura elevada por ali caso contrario voce vai ter que se virar para adaptar a passagem do escape para a traseira voce tambem precisa descobrir se o cambio original do carro e compativel com o motor que voce pretende usar e aqui nao me refiro apenas a denominaçao do cambio mas ao padrao de furaçao e posiçao do motor de partida e demais agregados em relaçao a carcaça da transmissao normalmente em familias de motores de uma mesma geraçao as transmissoes sao intercambiaveis por uma questao de reduçao de custos mas nao e raro haver uma verdadeira salada de caixas diferentes usando o exemplo da ford novamente as duas transmissoes manuais usadas nos ultimos 20 anos pela fabricante no brasil tem dois padroes diferentes de furaçao o que resulta em quatro caixas diferentes na pratica entao voce precisa pesquisar qual transmissao deve ser usada com o motor que voce pretende instalar a avaliaçao do motor comprar um motor novo nem sempre e uma opçao na verdade na maioria dos casos os swaps de motor sao feitos com motores usados retirados de sucatas em muitos casos uma revisao basica e suficiente para a remontagem do motor em outros voce precisara de uma retifica ou reparos mais extensos infelizmente nao ha como saber o que um motor vai precisar antes de te lo na bancada sem o carter e sem o cabeçote para verificar como as coisas estao la dentro mas voce tambem nao precisa comprar o motor as cegas ha uma serie de verificaçoes que voce pode fazer deve na verdade na hora de avaliar um motor usado que nao pode ser ligado voce so precisa de umas ferramentas basicas e saber o que olhar primeiro desconfie de motores limpos demais motores usados sao sujos e a limpeza pode indicar que ele foi aberto o que foi feito com ele aberto so os deuses da velocidade e que sabem com alguma certeza nao de muita bola para um motor um pouco sujo — a sujeira conta a historia do motor por exemplo os dutos do escape no cabeçote precisam ter apenas fuligem se o carro estiver sem o coletor coloque os dedos nos dutos e repare se junto da fuligem ha a presença de oleo o escape deve estar seco; a presença de oleo e um mau sinal e indica que ha algum problema com a vedaçao/raspagem do cilindro — e que voce tera de resolve lo antes de instalar no carro voce tambem precisa verificar se o motor gira e se comprime gire o virabrequim pela polia coloque a chave no parafuso e gire no sentido horario voce tem de dar duas voltas porque quer sentir a compressao em todos os cilindros o movimento fica mais pesado durante a compressao porque as valvulas estao fechadas depois retire as velas e observe se a rosca esta danificada com as velas nas maos verifique a coloraçao do eletrodo central e do eletrodo massa eles devem entre o branco e o marrom claro e nao devem ter depositos acumulados ainda no cabeçote abra a tampa de oleo e com uma lanterna verifique se ha borras por ali faça uma inspeçao atenta no bloco procurando por fissuras o mesmo vale para o carter se estiver vazio alias e importante que ele esteja cheio porque o lubrificante te ajuda a encontrar vazamentos trincas e fissuras e tambem a descobrir desgaste anormal do motor como remova o filtro de oleo e despeje seu conteudo em um recipiente no qual voce possa verificar a presença de residuos a lanterna ajuda novamente aqui aponte o foco de luz para o lubrificante para observar se ha limalhas misturadas ao lubrificante se houver limalhas voce ja sabe o motor nao esta legal somente com isso voce ja elimina a maior parte do risco de comprar um motor fechado usado de um desconhecido nao da para maquiar estes elementos e se o motor estiver limpo e fechado ai voce pede garantia de funcionamento documentada ou negocia um bom desconto porque um motor limpo e fechado indica que o vendedor ja o deixou pronto para usar ou indica que o motor e novo ou indica que o vendedor esta escondendo algo todo mundo sabe que motores usados sao sujos entao ninguem espera que eles estejam reluzentes esperando sua avaliaçao se o motor estiver limpo nao for novo e o vendedor nao garantir o funcionamento agradeça a atençao e procure outro motor
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