ontem 8 de janeiro foi o dia nacional do fotografo antes tarde do que nunca hoje vamos falar de fotografia mostrando algumas das tecnicas de iluminaçao e de tratamento utilizadas no clique deste belissimo nine eleven preto seu autor o sueco oskar bakke faz parte do partenon dos genios dos cliques e pos processamento tratamento da fotografia automotiva de hoje em dia a foto deste porsche na verdade e a fusao de varias imagens registradas de forma independente combinando diferentes tecnicas algumas simples outras mais complexas mas todas podem ser feitas com a seguinte lista locaçao de baixa luminosidade com visual industrial concreto asfalto metal tudo muito texturizado camera semi profissional com lente de entre 24 e 70 mm equipada com um polarizador filtro otico usado para controlar e reduzir reflexos pela refraçao de luz basta gira lo um bom computador com photoshop ou lightroom um tripe um flash destacavel ou uma tocha equipamento profissional mais potente e preciso disparador remoto para a camera e um bastao de luz branca fluorescente ou de leds nao entendeu este ultimo olhe para o chao desta imagem ai embaixo vamos começar simbora passo zero arranje um porsche 911 carrera s vorsteiner v gt mas um nissan gt r tambem serve ah agora sim ficou viavel passo 1 criando o reflexo na lateral vamos começar falando do bastao de luz e de sua funçao na foto do bmw laranja la em cima note os belos contornos e frisos brancos que as lampadas fluorescentes demarcaram nas saias do automovel a luz tambem serviu para desenhar e valorizar os volumes da lataria veja por exemplo o vinco que sai do para lama dianteiro e desce ate a base da porta na foto do lamborghini abaixo podemos ver a diferença de dramaticidade que faz este tipo de fonte de luz preste atençao no para lama dianteiro e no volume do arco da roda frontal so que ha uma diferença fundamental carros prateados e coloridos intensos especialmente os metalicos e perolizados recebem muito bem a luz no jargao fotografico dizemos que a luz espalha no pigmento carros pretos ou escuros de cores solidas como o azul marinho verde petroleo etc sao exatamente o contrario eles roubam a luz e nao criam volumes apenas refletem o foco de luz de forma direta como um espelho veja o hyundai genesis abaixo que frustrante o fotografo estava equipado da pra ver os pipoquinhos de luz dos flashes refletidos na lataria mas observe como o pigmento nao absorve nada e apenas um espelho negro que reflete o chao sujo os estouros de luz mas que nao desenha seus proprios volumes o resultado e sujo poluido e sem formas na carroceria entao qual a saida para se criar volumes em um carro escuro se a luz nao espalha nele o jeito e o uso inteligente do reflexo da luz um belo entardecer ou amanhecer numa paisagem limpa e a melhor se nao a unica forma natural veja o tesla model s abaixo como sua linha de cintura foi desenhada de forma maravilhosa sao apenas reflexos a linha de cintura reflete o ceu a lateral esta refletindo alguma construçao provavelmente um pier que calhou de ser refletida na porçao inferior da lateral e deu dramaticidade reforçada no tratamento claro no caso da foto noturna voce vai ter de usar uma fonte artificial de luz o bastao lembra se e desenhar este reflexo em toda a carroceria esta tecnica e conhecida como light paint ja que a cor preta nao desenha volumes muito bem voce vai ter de cria los com rabiscos formados pelos reflexos de sua fonte de luz e claro para alimenta la voce vai precisar de um inversor de tensao daqueles que voce pluga na fonte de 12dc para converte la em 110v voce vai compor o enquadramento botar a camera no tripe e configurar o modo de disparo em bulb que deixa o obturador aberto enquanto o botao voce vai ter de usar controle remoto claro for pressionado por quanto tempo depende do quanto que ha de luz natural no local quanto mais escuro mais tempo voce tera se passar da conta a camera recebe luz demais e a foto estoura ficando esbranquiçada pelo excesso de luz captada pelo sensor nao se preocupe voce nao vai sair na foto no maximo um fantasma sutil como na foto do subaru abaixo que voce consegue resolver no tratamento crie o reflexo passando a lampada de fora a fora no carro procurando desenhar de forma linear sem tremer ou variar a altura ou vai parecer que o carro esta ondulado ou amassado suave e nos lugares certos o subaru abaixo mistura uma serie de acertos e erros o para choque dianteiro e a linha de cintura da lateral altura da maçaneta ficaram bonitos bem como o para lama frontal mas o reflexo nas janelas ficou na altura errada e parece grosseiro o reflexo no capo esta horrivel ficou parecendo que o carro tem um adesivo xuning e o para brisa tambem nao rolou o reflexo ficou ondulado e mal localizado so que acima de tudo esta foto do subaru tem um outro problema a camera nao pode receber nenhuma luz direta do bastao senao cria se estes riscos brancos enormes que voce esta vendo no ar voce pode fazer isso de proposito mas se a sua ideia e fazer uma foto limpa como a de oskar bakke a camera deve receber apenas a luz refletida na lataria como fazer isso fazendo uma cobertura em forma de c no bastao de luz de plastico tecido grosso ou aluminio; e manipulando o bastao com cuidado durante a pintura para nao mostrar o lado da luz para a camera somente para o carro portanto no caso da foto abaixo bakke caminhou da esquerda para a direita paralelo ao carro de costas para a camera que so recebeu a luz refletida na lateral do porsche e possivel que ele tenha variado a altura propositalmente na regiao dos para choques mas na lateral a passada foi linear no fundo e uma tecnica simples mas de execuçao muito complicada ate se pegar o jeito de passar o bastao de luz sem queimar a imagem ou acertar o angulo correto para desenhar o reflexo da forma como voce quer voce vai disparar dezenas de vezes e xingar muito outra coisa nesta imagem de oskar bakke e possivel que haja a fusao de mais de uma passagem do bastao de luz para o longo reflexo da lateral e importante que seja feito de uma vez mas detalhes como o aerofolio teto ou o para lamas do lado oposto podem e devem ser feitos separadamente e posteriormente reunidos no photoshop passo 2 criando os borroes de luz no fundo essa e bico sabe aqueles riscos brancos e vermelhos do fundo basta tirar uma foto de exposiçao muito longa de entre 5 e 15 s enquanto carros estao passando por razoes obvias um tripe e obrigatorio depois e so fazer a fusao com as outras imagens do light paint no photoshop a fotografia ai embaixo tem uma exposiçao mais longa provavelmente entre 20 e 30 s dando o tempo de varios carros pintarem seus riscos com farois e lanternas passo 3 manipulaçao photoshop e como sal e pimenta usado da forma correta e o tempero indispensavel para qualquer fotografia digital usado em excesso arruina completamente a imagem deixando a com aspecto fake e carregado produçoes como estas de bakke exigem o uso de photoshop ou de lightroom nao ha como se dispensar ele e usado nao so para se unir as diferentes imagens registradas no minimo o reflexo da lateral e os borroes de luz do fundo mas normalmente ha cinco ou seis imagens fundidas como tambem para se criar esta atmosfera sombria de todo o cenario usa se bastante contraste retira se saturaçao aplica se alguns efeitos como shadow/highlight para dramatizar texturas enfim altera se todo o humor da imagem veja o exemplo abaixo de uma foto minha joguei a miniatura na cama pus uma lampada a direita do auto union type c na foto e a parte de cima para desenhar os volumes e dramatizei em um tratamento de luz fria contrastada e de baixa saturaçao ela e quase pb o trabalho de tratamento em uma foto profissional como a de bakke existe a criaçao de dezenas de mascaras cada detalhe da imagem rodas janelas farois elementos do fundo asfalto carroceria deve ser separado em uma camada e tratado de forma isolada so assim e com muita quilometragem e o estudo de boas referencias consegue se chegar a um resultado refinado e de bom gosto [gallery link= file columns= 2 ids= 906 907 ]
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