Você já viu essa cena: o sujeito está disputando um racha acirrado quando seu oponente aperta um botão no volante e o carro atinge a velocidade da luz, distorcendo o contínuo espaço-tempo e abrindo uma vantagem de centenas carros sobre o pobre rival. Geralmente é desse jeito que os efeitos do nitro no motor de um carro são mostrados nos games e no cinema — como se seu carro ganhasse turbinas a jato que empurram seu carro pela saída do gás pelo escape.
https://www.youtube.com/watch?v=lTRftZx2tAo
No mundo real o efeito do nitro é muito mais parecido com o de um compressor mecânico ou turbo — só que por um período limitado pelo volume de gás que você tem armazenado.
O nome "nitro" é uma abreviação de um gás chamado óxido nitroso (N2O). A ideia de usar esse gás aumentar o desempenho de motores a combustão é tão antiga quanto qualquer outro tipo de sobrealimentação. Os alemães já usavam o gás para garantir o desempenho de seus aviões da Segunda Guerra em grandes altit