twin spark voce certamente pensou nos alfa romeo dos anos 1990 nem poderia ser diferente nenhuma fabricante explorou tanto esta tecnologia para vender o desempenho de seus carros como a alfa — twin spark era oficialmente o nome destes motores as centelhas duplas twin spark caso voce nao tenha se dado conta contudo sao uma tecnologia antiga e amplamente utilizada por varios fabricantes o honda fit 1 4 vendido no brasil por exemplo usava duas velas por cilindro assim como os motores modulares v6 e v8 da mercedes m112 e m113 vendidos na virada dos anos 1990 para os anos 2000 como tantas outras tecnologias automobilisticas a ideia de se usar duas velas por cilindro surgiu durante a infancia da aviaçao quando os mecanicos e pilotos entenderam que seria mais seguro ter um sistema de igniçao redundante la no alto apenas como prevençao em caso de falha com o uso ficou claro que o desempenho do motor melhorou em altas rotaçoes e como todos os avanços aeronauticos o sistema de igniçao dupla logo foi parar nos carros o responsavel por essa transiçao foi um engenheiro italiano chamado giuseppe merosi que desenvolveu um novo cabeçote com comando duplo quatro valvulas por cilindro e duas velas por cilindro para o alfa 40/60 gp de 1914 sim um motor twin cam twin spark e 16 valvulas em 1914 [caption id= attachment_266167 align= aligncenter width= 999 ] alfa 40/60gp o romeo ainda nao estava no nome[/caption] a centelha dupla foi apenas uma soluçao para todos os outros avanços do motor o comando duplo permitia um maior overlap das valvulas que por serem duplicadas otimizavam drasticamente o fluxo no cabeçote isso significa que o motor tinha uma capacidade excepcional de admitir ar aumentando sua taxa de compressao efetiva as razoes pelas quais merosi optou por um sistema de igniçao dupla estao no layout e na configuraçao do motor alem do alto fluxo do cabeçote ele era um quatro cilindros de 4 5 litros que usava pistoes com mais de 100 mm aqui entra o conceito basico da igniçao ela nao acontece quando o pistao chega ao seu ponto morto superior pms isto e o momento em que ele para de subir mas ainda nao esta descendo ela deve se iniciar alguns momentos antes do pms porque a mistura ar combustivel nao se inflama imediatamente o problema e que a queima da mistura ar combustivel nao ocorre instantaneamente ela ocorre em duas fases a formaçao da chama e a propagaçao da chama e mais ou menos o que acontece quando voce risca um palito de fosforo a chama se forma e depois se propaga https //www youtube com/watch v=vhjfsih7ray a chama tem uma velocidade de propagaçao irregular variando de acordo com a razao estequiometrica a proporçao de ar e combustivel da mistura dentro da propria camara de combustao por mais homogenea que seja a mistura ela esta disposta em camadas com diferentes proporçoes de ar e combustivel — como se fosse uma cebola de ar e combustivel em alguns pontos a mistura estara mais rica mais combustivel em outras mais pobre mais ar a propagaçao da chama portanto e a queima sequencial destas camadas cada camada provoca uma onda expansiva que aumenta a pressao no cilindro essa maxima pressao deve ser atingida idealmente pouco apos o pms quando o pistao esta em seu ponto de vantagem mecanica porque e ela que causara a expansao do pistao voce ira visualizar melhor esse ponto imaginando a pedalada em uma bicicleta ela e mais eficiente nao quando o pedal esta no topo mas alguns graus inclinado para a frente https //www youtube com/watch v=dw2wbtp0azq com um diametro de cilindro mais largo como no caso do motor de merosi o tempo da queima sera maior entao seria necessario avançar demasiadamente o ponto de igniçao ou seja antecipar o ponto de igniçao em relaçao ao pms para que a expansao ocorresse no ponto de vantagem mecanica o problema e que o avanço demasiado do ponto de pre igniçao causa um choque de ondas dentro do cilindro porque o pistao ainda esta comprimindo parte da mistura enquanto a outra parte dela esta propagando a chama e a batida de pino para resolver isso voce precisa reduzir a pressao no cilindro e voce so conseguira fazer isso deslocando o ponto de igniçao para quando o pistao ja estiver passado do pms porque a queima afinal aumenta a pressao no cilindro so que ai a expansao da chama acontecera apos o ponto de vantagem mecanica do pistao reduzindo a eficiencia do motor e aumentando a temperatura na camara de combustao — o que pode causar pre igniçao dai pode ter surgido a ideia de usar duas velas por cilindro com duas velas separadas por 90 graus a mistura e inflamada em duas regioes diferentes e em momentos ligeiramente diferentes e o tempo de propagaçao da chama diminui permitindo o avanço da igniçao ao seu ponto ideal para obter melhor rendimento a alfa romeo voltou a usar o sistema de duas velas em 1986 quando lançou o motor batizado como twin spark desta vez as duas velas tinham uma nova missao alem da otimizaçao do rendimento manter o desempenho do motor e aprova lo nos orgaos de proteçao ambiental https //www youtube com/watch v=qxiq6mkgl1i inicialmente nos motores de oito valvulas as velas eram identicas e posicionadas simetricamente nas laterais da camara de combustao porque as valvulas de admissao mediam 44mm de diametro e nao havia espaço para uma vela central — que e a posiçao ideal por essa razao a centelha de ambas era disparada simultaneamente com avanço reduzido em comparaçao aos motores de uma vela por cilindro isso aumentava a pressao do cilindro no ponto de vantagem mecanica do pistao alem de permitir o uso de misturas mais pobres reduzindo o consumo e as emissoes de oxidos de nitrogenio os principais gases combatidos pelas legislaçoes de emissoes
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