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Técnica

Como funcionam os novos motores turbo da Fórmula 1?

A Fórmula 1 está de volta e nos testes de Jerez já pudemos ouvir os novos motores V6 turbo 1.6 girando 15.000 rpm para transformar gasolina em potência, e energia elétrica em mais potência ainda, totalizando cerca de 730 cv. Como eles fazem isso? Há alguns dias a Renault publicou tudo o que precisamos saber sobre os novos motores, e agora que aprendemos direitinho, vamos compartilhar com vocês. Nesta temporada, além da mudança do tipo de alimentação do motor — da aspiração natural para a turbocompressão —  há duas novas restrições para os motores: o combustível para a corrida foi limitado a 100 kg (35% menos que no ano passado) e o fluxo de combustível, que era ilimitado nos V8, agora não pode ser maior que 100 kg/h. Isso fará com que a "pressão ilimitada" dos turbos dificilmente passe dos 3,5 bar. Sim, F1 treskilimei! A temporada promete. O congelamento de motores continua valendo, embora as mudanças por motivos "justos" sejam permitidas. Como você deve saber, o desenvolvi