com o aumento do numero de acidentes de transito no brasil nos ultimos anos — resultado de uma combinaçao explosiva de infra estrutura viaria precaria e saturada falta de preparo dos novos condutores e claro irresponsabilidade de motoristas — a fiscalizaçao eletronica se tornou um recurso facil e rentavel de monitorar as ruas estradas e avenidas de todo o brasil mas voce ja se perguntou como eles funcionam ele tem nomes diversos dependendo do lugar pardal radar caetano caça niqueis e afins mas a verdade e que muita gente chama os fiscalizadores de velocidade de radares de uma forma indiscriminada radares sao so os sistemas moveis como as pistolas e os equipamentos colocados em tripes a beira da pista ou nas viaturas os sistemas fixos nao usam radar e sim sensores eletromagneticos instalados na pista a seguir explicamos como eles funcionam radares moveis diferentemente do que muita gente imagina radar tambem nao e o nome do equipamento e sim da tecnologia que o aparelho usa radar e a sigla em ingles para radio detection and ranging algo como detecçao e variaçao de distancia por radio os radares tipo pistola usam o efeito doppler para fazer essa detecçao se voce faltou nas aulas de fisica o efeito doppler e aquele deforma as ondas emitidas ou refletidas por um corpo em movimento quando ele se aproxima do observador a frequencia aumenta e quando ele se afasta ela diminui ja reparou como a buzina do caminhao tem uma variaçao tonal quando ele passa em alta velocidade por voce e exatamente isso para medir a velocidade usando o efeito doppler o radar tipo pistola usa um transmissor e um receptor de ondas de radio ao ser acionado ele emite o sinal em direçao ao veiculo ao atingir o carro o sinal e refletido com frequencia alterada e capturado pelo receptor da pistola a partir desta diferença da frequencia enviada para a frequencia recebida e possivel calcular a velocidade do carro a pistola e equipada com um sensor fotografico que e ativado de acordo com a programaçao da velocidade maxima caso a velocidade medida seja superior ao limite programado a camera e disparada e fotografa o infrator para funcionar corretamente o radar tipo pistola precisa estar imovel ou medira somente o diferencial de velocidade entre o aparelho e o objeto alvo ele tambem so funciona se estiver apontado para o seu carro ou seja so monitora um carro por vez outro tipo de radar movel e aquele montado em tripes geralmente proximo a viatura policial ou no acostamento apesar de ter o mesmo nome ele funciona com outro tipo de reflexao o aparelho dispara uma micro onda em um angulo de 20 graus em direçao ao solo quando um carro passa pela area coberta o sinal e interrompido brevemente esse tempo de interrupçao e usado pelo aparelho para calcular a velocidade tal como a pistola se a velocidade medida for maior que o limite programado a camera integrada ao aparelho dispara automaticamente e saca uma foto do carro embora seja capaz de monitorar ate tres faixas de transito ele so consegue fotografar um carro por vez agora voce deve ter ouvido falar de novos radares que conseguem medir a velocidade a ate 2 5 km de distancia esse equipamento nao e exatamente um radar e sim um lidar que e um radar que usa sinais luminosos e nao de radio o funcionamento e praticamente o mesmo substituindo ondas laser pelos sinais de radio o operador da pistola dispara o laser que ativa um cronometro quando o sinal e refletido pelo objeto e capturado pela pistola ele desativa a contagem de tempo e calcula a variaçao de distancia naquele intervalo de tempo que e exatamente o conceito de velocidade a principal vantagem do lidar e que os sinais sao emitidos com intervalos de 100 a 600 milissegundos o que torna impossivel driblar a detecçao freando o carro por exemplo detectores fixos sim estamos chamando os pardais de detectores pois de radar eles nao tem nada para capturar a velocidade ele usa sensores eletromagneticos e a interrupçao do sinal para calcular a velocidade ja reparou que perto de cada pardal existem riscos no asfalto esses recortes sao os locais onde os sensores sao instalados ha no minimo dois mas o padrao e haver tres deles no piso os sensores produzem um campo eletromagnetico continuo que e afetado quando um carro passa por eles ao passar pelo primeiro sensor ele emite um sinal para um computador cuja programaçao e baseada na distancia exata entre um sensor e os demais assim que as rodas passam pelo segundo sensor o programa mede o tempo que o carro levou para ir de um sensor ao outro e com isso calcula a velocidade o terceiro sensor serve para confirmar a mediçao inicial e caso esteja acima do limite tambem dispara a camera integrada ao sistema ela fotografa o veiculo e envia os a central de transito por meio de um modem celular as imagens sao criptografadas com data hora velocidade e local da infraçao as lombadas eletronicas funcionam da mesma forma mas acrescentam ao sistema um painel numerico para exibir a velocidade do carro outro tipo de fiscalizaçao baseado em eletromagnetismo sao os sensores de avanço de sinal quando a luz vermelha esta acesa ela envia o sinal eletrico para criar o campo magnetico se um carro interromper o sinal a camera dispara agora se voce ja passou por uma lombada eletronica e nao teve sua velocidade registrada isso provavelmente aconteceu por que a velocidade calculada pelos primeiros sensores foi diferente da velocidade calculada pelo ultimo sensor — acontece quando voce freia ou acelera entre os sensores tambem e por isso que muitas vezes quem freia logo em cima do radar consegue escapar do registro das infraçoes por ultimo se voce esta se perguntando se e possivel driblar os sistemas de fiscalizaçao eletronica bem ate e possivel e nos explicamos neste post so nao pense que sera facil
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.