de uma boa olhada nos modelos mais populares do mercado brasileiro e voce encontrara alguns elementos que ate pouco tempo atras eram itens exclusivos dos carros esportivos veja as rodas do volkswagen polo highline elas tem 17 polegadas de diametro como as rodas da ferrari f40 ou do porsche 993 turbo o que nao faz muito sentido rodas de grande diametro surgiram inicialmente para acomodar freios maiores que os esportivos precisavam devido ao seu desempenho evidentemente elas foram incorporadas como elementos de design aos esportivos mas tinham uma funçao pratica alem da estetica — algo que nao acontece no polo com seus discos de freio de 276 mm 20% menores que os da f40 os spoilers e asas sao outros dois elementos que migraram dos carros esportivos para modelos mais mundanos normalmente sem efeito pratico algum assim como os scoops ha dezenas de carros com scoops de capo falsos que servem apenas para causar ruido contra o vento ou simplesmente acrescentar uma peça a mais para montar ou para quebrar a chevrolet s10 de primeira geraçao chegou a usar um aplique preto sobre o capo que se passava por scoop mas nao tinha funçao alguma o mini cooper de segunda e terceira geraçao r56/f56 tambem — e muita gente nem percebeu porque o primeiro dos mini modernos tinha um scoop funcional no fim das contas estes elementos acabam sendo meros enfeites de carroceria por razoes simples a maioria dos carros sequer atinge velocidades que os tornariam funcionais ou entao sua aplicaçao correta demandaria requisitos tecnicos caros demais para um carro comum mas aceitaveis para carros esportivos um spoiler traseiro por exemplo deveria servir para reduzir o arrasto e permitir uma maior velocidade final mas qual o sentido disso em um mitsubishi lancer gt de 160 cv pior dependendo da qualidade da peça — ainda existe a chance de piorar o consumo rodoviario do carro devido a interferencia no fluxo aerodinamico idealizado pelos projetistas o mesmo se aplica aos scoops eles deixam qualquer modelo com a cara de carro de rali mas precisam de especificaçao tecnica para fazer algum sentido isso porque os scoops sao usados na maioria dos casos para duas finalidades aumentar a eficiencia de radiadores ou otimizar a admissao de ar para o motor o primeiro caso e o mais comum o mini cooper de primeira geraçao por exemplo usava um scoop no capo para direcionar ar fresco sobre o intercooler do motor 1 6 tritec nos subaru turbo a funçao e a mesma levante o capo e voce vera que o scoop coleta ar para o intercooler outro bom exemplo embora nao seja exatamente um scoop sao os oito dutos naca da ferrari f40 eles servem para coletar o ar do sistema de ventilaçao forçada os dois dianteiros para arrefecer freios traseiros e intercoolers os dois laterais para a admissao do motor e para os radiadores do motor e lubrificante os dois superiores na tampa do motor —veja mais nesta materia exclusiva ja o segundo caso de aumentar a eficiencia do motor tem a ver com o efeito ram que expliquei nesta materia usar a desaceleraçao do ar para aumentar a pressao positiva na admissao fazendo com que um volume mais denso de ar seja admitido quando a valvula de admissao for aberta resultando em um efeito supercharger aerodinamico leia mais aqui por essa razao os scoops devem ser precisamente posicionados sua intençao e coletar o fluxo de ar entao e preciso fazer isso da forma mais adequada possivel para sua finalidade e os scoops sao sempre elevados em relaçao a carroceria devido a velocidade das camadas laminares do fluxo aerodinamico para entender voce precisa ter em mente um conceito basico da dinamica dos fluidos o ar e um fluido ok a velocidade do fluido e inversamente proporcional a sua pressao e a chamada equaçao de bernoulli entao uma camada laminar em alta velocidade exerce pouca pressao sobre a superficie do carro enquanto uma camada laminar em baixa velocidade exerce maior pressao sobre superficie do carro com isso entendido fica facil analisar este modelo de dinamica dos fluidos note a fina camada verde sobre a superficie do capo e sobre a grade frontal onde a admissao do ar e feita normalmente indicando que o ar esta em velocidade baixa/media alta pressao esta e a camada limite a camada do fluxo laminar aerodinamico mais proxima de uma superficie — e que por isso tem maior pressao observe tambem que logo acima desta camada e sobre o teto do carro o ar esta em maior velocidade baixa pressao como a intençao do scoop e aumentar o fluxo de ar atraves dos radiadores ou no coletor de admissao ele deve ser posicionado em uma area de baixa pressao/alta velocidade no caso dos scoops de arrefecimento o aumento do fluxo de ar fresco que atravessa os radiadores ira otimizar sua atuaçao no caso dos scoops de admissao o ar em alta velocidade entra no scoop e ao encontrar as valvulas de admissao fechadas muda de direçao o que o faz perder velocidade essa desaceleraçao resulta no aumento da pressao no interior do scoop quando a valvula se abre o ar pressurizado e forçado para dentro da camara de combustao pelo diferencial de pressao pois o interior do cilindro tem pressao negativa durante a fase de admissao tambem por esta razao alguns esportivos e carros de corrida usam o scoop montado no teto onde a velocidade do fluxo laminar e a maior possivel [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 264008 264009 ] [caption id= attachment_264010 align= aligncenter width= 999 ] mclaren f1 scoop de admissao no teto direcionado fluxo para a caixa de ar[/caption] o efeito ate poderia ser obtido posicionando o scoop em uma regiao de alta pressao como fez a pontiac com os scoops invertidos do trans am a ideia por tras deste scoop e usar o ar em alta pressao da base do para brisa que pelo diferencial de pressao sera forçado para a admissao o problema deste tipo de scoop e que devido a baixa velocidade do ar o fluxo da admissao e menor limitando o efeito de induçao forçada em altas rotaçoes ha ainda uma terceira funçao do scoop que e empregada pelos carros de rali eles usam um scoop no teto para impedir que o cockpit seja tomado por uma nuvem permanente de poeira o conceito e o mesmo do scoop de admissao do motor o ar e desacelerado no interior do carro aumentando sutilmente a pressao interna esta zona de alta pressao nas janelas empurra o fluxo de baixa pressao nas laterais mantendo a poeira fora do carro https //www youtube com/watch v=cjiwrnpiyiy no proximo post desta serie irei falar de um outro tipo de scoop — talvez o mais conhecido e mais engenhoso de todos o duto naca
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