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Técnica

Como funcionam os scoops?

Dê uma boa olhada nos modelos mais populares do mercado brasileiro e você encontrará alguns elementos que, até pouco tempo atrás, eram itens exclusivos dos carros esportivos. Veja as rodas do Volkswagen Polo Highline. Elas têm 17 polegadas de diâmetro como as rodas da Ferrari F40 ou do Porsche 993 Turbo, o que não faz muito sentido. Rodas de grande diâmetro surgiram inicialmente para acomodar freios maiores, que os esportivos precisavam devido ao seu desempenho. Evidentemente elas foram incorporadas como elementos de design aos esportivos, mas tinham uma função prática além da estética — algo que não acontece no Polo com seus discos de freio de 276 mm, 20% menores que os da F40. Os spoilers e "asas" são outros dois elementos que migraram dos carros esportivos para modelos mais mundanos, normalmente sem efeito prático algum, assim como os scoops. Há dezenas de carros com scoops de capô falsos, que servem apenas para causar ruído contra o vento ou simplesmente acrescentar uma peça a

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