se o automobilismo surgiu quando o segundo carro ficou pronto a incessante busca por mais potencia deve ter iniciado logo depois que o primeiro carro perdeu a primeira corrida — e o desenvolvimento do comportamento dinamico deve ter surgido apos a primeira curva em que esse carro mais potente nao conseguiu contornar infelizmente nunca saberemos quando foi que os primeiros automobilistas perceberam que o segredo de um bom carro estava no equilibrio de capacidades talvez tenha sido quando bertha benz pegou o carro do marido emprestado para visitar a mae com as crianças como saber o equilibrio e um conceito bivalente pode ter um significado preciso como o equilibrio mecanico mas pode ter algo mistico como yin e yang — ainda que sejam ambos baseados na oposiçao de forças e essa dualidade tambem se aplica ao carro um carro equilibrado e aquele que consegue controlar as forças atuantes sobre si a aceleraçao transfere o peso para a traseira entao um carro equilibrado tem uma carga de suspensao capaz de contrapor esta transferencia para que a dianteira nao empine como o cavalo de francesco baracca ao mesmo tempo um motor precisa de equilibrio para funcionar adequadamente um conjunto rotativo leve demais tera problemas com a conservaçao da energia um conjunto pesado demais ira desperdiçar a energia da combustao um motor frio demais tera sua lubrificaçao e combustao comprometidas enquanto temperatura excessiva pode provocar a quebra dos componentes internos e por isso que o sistema de arrefecimento dos carros se ativa e desativa automaticamente e a funçao da valvula termostatica manter a temperatura ideal e nao simplesmente esfriar o motor quando o motor atinge a temperatura x a valvula se abre e o fluido de arrefecimento vai para o radiador onde e resfriado e volta para o motor com temperatura mais baixa o motor transfere calor para o fluido e assim e resfriado quando o fluido atinge a temperatura y a valvula se fecha e o fluido circula pelo motor sem passar pelo radiador mantendo a temperatura dentro da variaçao ideal https //www youtube com/watch v=tk06uibmd94 o principio e o mesmo com os intercoolers a compressao do ar aumenta sua temperatura e como descobrimos com os baloes o ar quente e menos denso que o ar frio menor densidade significa uma menor massa de ar a ser comprimida pelos pistoes que e a taxa de compressao efetiva para resolver o problema entram em cena os intercoolers eles sao radiadores posicionados entre os compressores e o cabeçote que servem para resfriar o ar aquecido pela compressao dos turbos/compressores de polia resfriado o ar fica mais denso e aumenta a massa ser comprimida pelos pistoes aumentando a expansao e a potencia produzida em preparaçoes extremas contudo ha um outro ponto critico de temperatura na camara de combustao a alta densidade do ar e a taxa de compressao efetiva elevada tendem a aumentar significativamente a temperatura da camara de combustao aumentando a probabilidade de acontecer dois fenomenos indesejaveis para quem nao pretende explodir um motor a pre igniçao e a detonaçao a pre igniçao acontece quando algum ponto de calor excessivo na camara de combustao — uma aresta quente um carvao aceso uma vela aquecida demais — inflama a mistura ar combustivel antes do ponto de igniçao quando o pistao ainda esta comprimindo a mistura isso faz com que a liberaçao da energia da combustao entre em choque com o pistao que esta se movendo no sentido contrario como isso acontece centenas de vezes por minuto em algum momento algo vai quebrar e nao sera a combustao em condiçoes normais a igniçao deve acontecer uns poucos graus apos o ponto morto superior pms quando o pistao ja esta descendo proximo ao ponto de vantagem mecanica parece complicado mas basta imaginar um pedal de bicicleta a posiçao em que voce obtem mais vantagem da pedalada nao e com o pedal no topo mas alguns graus a frente nos motores a combustao a igniçao a pedalada que voce da acontece com o pistao pedal mais a frente do pms quando a pre igniçao acontece e como se a pedalada e feita quando o pedal esta subindo a pre igniçao portanto e aquela escapada do pedal que acaba na sua canela https //www youtube com/watch v=4zysyokeu60 o outro fenomeno indesejado como uma pedalada escapada e a detonaçao ela tem o mesmo efeito da pre igniçao mas sua causa e diferente acontece quando a compressao da mistura ar combustivel e tanta que sua temperatura atinge o ponto de autoigniçao do combustivel assim a mistura se inflama antes da hora causando a mesma pancada que a pre igniçao e por essa razao que motores turbo usam taxas de compressao estatica mais baixas que as dos motores de aspiraçao natural; para evitar a detonaçao pela compressao como acontece nos motores diesel mas estamos falando de preparaçoes extremas lembra turbocompressores com boost elevado taxas de compressao efetivas elevadas aspirados com taxas de compressao estatica elevadas risco de tudo explodir igualmente elevado a nao ser que voce recorra a uma velha tecnica dos aviadores da segunda guerra a injeçao de agua/metanol nos cilindros a finalidade de se injetar agua/metanol no cilindro — junto com o combustivel que fique claro — e reduzir a temperatura da camara de combustao e aumentar a resistencia da mistura a detonaçao isso permite taxas de compressao mais elevadas e compressores com maior pressurizaçao sim mais potencia os principios da injeçao de agua/metanol foram estudados nos anos 1930 e com a chegada da segunda guerra mundial os avioes de guerra logo adotaram esta tecnologia para extrair mais potencia de seus motores reciprocantes sobrealimentados era a chamada potencia de emergencia ou war emergency power um overboost que dava aos avioes uma generosa quantidade de potencia extra por tempo limitado essa limitaçao de tempo era justamente a limitaçao do reservatorio de agua/metanol mas o ganho de potencia era absurdo o focke wulf 190d9 da luftwaffe que normalmente dispunha de 1 776 cv saltava para 2 240 cv — 464 cv ou 26% a mais os aliados tambem adotaram o sistema no p51 mustang que tinha 1 380 cv em condiçoes normais mas chegava aos 2 218 cv com a potencia de emergencia sim um aumento de 61% na potencia https //www youtube com/watch v=qkwnhma45fk o sistema tambem foi adotado apos a guerra pela industria de motores turbo helice e acabou chegando a industria automobilistica nos anos 1960 em dois modelos da gm o chevrolet corvair turbo e o oldsmobile turbo jetfire que foram os dois primeiros carros turbo produzidos em serie na historia com a tecnologia ainda engatinhando na industria automobilistica estes dois carros tinham taxa de compressao estatica elevada o que combinado a induçao forçada resultava em detonaçao para prevenir esse efeito a oldsmobile e a chevrolet desenvolveram um sistema de injeçao de agua/metanol no oldsmobile essa mistura tinha ate uma marca propria o turbo rocket fluid — algo como fluido turbo foguete um dos nomes mais legais ja criados para um alcool hidratado [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 264791 264792 264793 264794 ] e claro que esse sistema era ridiculamente inconveniente alem de exigir a constante reposiçao do fluido quando ele acabava havia uma valvula que acionava uma borboleta secundaria entre a borboleta principal e o tubo para limitar a pressao do turbo a complexidade trazia problemas e muitos proprietarios simplesmente retiravam o sistema do turbo e colocavam um quadrijet convencional no lugar rejeitados pelo publico os modelos turbo deixaram de ser produzidos tao rapidamente quanto davam problemas a ideia foi abandonada mas nao esquecida em 1977 a saab colocou o turbo nas garagens suburbanas com seu 99 turbo e oferecia como opcional um sistema de injeçao de agua que ajudava a produzir mais potencia e a arrefecer o motor nos anos 1980 ferrari mclaren e renault adotaram um sistema de injeçao de agua em seus motores v6 turbo da formula 1 e logo foram seguidas por todas as outras equipes ate pouco antes do fim dos motores turbo aquela altura contudo ja estava mais que provado que o sistema era eficiente — e combinado ao gerenciamento eletronico que começou a se popularizar nos anos 1980 os carros de corrida especialmente os carros de rali e arrancada passaram a usar o sistema mais recentemente ja nos anos 1990 e 2000 eles se tornaram populares nas preparaçoes turbo dos eua e europa e ate mesmo a bmw lançou em 2015 seu m4 gts com um sistema de injeçao de agua que lhe rendeu 50 cv extras a ciencia do negocio agora que voce ja conhece a historia da injeçao de agua/metanol vamos a ciencia por tras dela usando o sistema de arrefecimento do corpo humano o suor quando voce sua a valvula termostatica do seu corpo libera agua pelos poros para resfriar seu organismo nao e a temperatura do suor que resfria o corpo afinal o suor estava dentro do nosso corpo a mesma temperatura dele o resfriamento do corpo acontece devido a vaporizaçao do suor sempre que muda de estado fisico a materia absorve energia — essa energia absorvida e chamada calor latente entao ao evaporar o suor retira o calor do corpo com o motor acontece o mesmo a agua e injetada no coletor de admissao em estado liquido mas muda de estado fisico ao encontrar este ambiente mais quente ela começa a vaporizar e no processo retira calor coletor/camara de combustao com a temperatura mais baixa o risco de detonaçao diminui drasticamente permitindo nao apenas a adoçao de uma pressao de trabalho maior mas tambem o avanço do ponto de igniçao para mais proximo do valor ideal o que tambem contribui para aumento de potencia e reduçao do consumo de combustivel https //youtu be/hh670pwbai8 so que a agua pura nao e exatamente eficiente para esse processo pois tem um calor latente muito alto e precisa de muita energia para evaporar sem a mudança do estado fisico nao ha a retirada de energia e o resfriamento nao sera suficiente — e voce nao quer agua liquida na camara de combustao pois a agua e um fluido incompressivel ou seja nao pode ser comprimido a soluçao e misturar a agua a um alcool — normalmente etanol ou metanol como o alcool tem um calor latente quase tres vezes menor uma mistura de agua e etanol em partes iguais 50/50 reduz drasticamente o calor latente facilitando a vaporizaçao e tornando o resfriamento mais eficiente o sistema de injeçao de agua/metanol e relativamente simples e normalmente composto por quatro peças principais reservatorio de agua/metanol bomba eletrica injetor e unidade de controle ecu o reservatorio e instalado no porta malas onde a temperatura e mais baixa e os injetores sao instalados no coletor de admissao apos o turbocompressor alem da unidade de controle de injeçao de agua/metanol e preciso refazer o mapa de injeçao/igniçao do motor porque o vapor de agua/metanol ocupa o espaço de parte do ar da admissao o que exigira o recalculo da razao estequiometrica normalmente ele nao atua em toda a faixa de rotaçoes mas somente nos momentos em que a carga termica e mais elevada — em picos de pressao do compressor ou em altas rotaçoes por exemplo onde a temperatura se torna critica mesmo em carros de aspiraçao natural porem com taxas de compressao elevadas https //www youtube com/watch v=vv2iwfoo85y por essas razoes o sistema de injeçao de agua/metanol e usado de forma suplementar quando o motor ja usa um intercooler e por questoes de espaço ou acomodaçao dos componentes nao se pode usar um radiador maior
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