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Car Culture

Como o GR Corolla se sai na pista?

Estamos vivendo um tempo de mudanças mesmo. A Ford, que escreveu um importante capítulo dos esportivos com seus "RS", não tem mais um RS escrevendo a próxima página. A BMW, reconhecida por seu design sóbrio, sem ser entediante, agora faz carros ousados como os velhos Citroën, porém sem o mesmo bom-gosto. Subaru e Mitsubishi, que dividiram os fãs de rali com o WRX e o Evo, já encerraram a disputa há tempos. O WRX agora tem câmbio CVT e o Evo nem existe mais. Nesse novo mundo que se desenha, os EUA, onde você sequer precisa saber como operar um pedal de embreagem para dirigir, se tornou o último refúgio do câmbio manual — ao menos entre os carros esportivos. E a Toyota, sempre conservadora e um tanto avessa à esportividade declarada, é uma das marcas mais interessantes e comprometidas com o prazer ao volante dos últimos anos. A ruptura com o "normal" é tamanha que o esportivo mais aguardado dos últimos anos (ao menos no Brasil) é um Corolla. É claro que não é um Corolla qualquer