estamos vivendo um tempo de mudanças mesmo a ford que escreveu um importante capitulo dos esportivos com seus rs nao tem mais um rs escrevendo a proxima pagina a bmw reconhecida por seu design sobrio sem ser entediante agora faz carros ousados como os velhos citroen porem sem o mesmo bom gosto subaru e mitsubishi que dividiram os fas de rali com o wrx e o evo ja encerraram a disputa ha tempos o wrx agora tem cambio cvt e o evo nem existe mais nesse novo mundo que se desenha os eua onde voce sequer precisa saber como operar um pedal de embreagem para dirigir se tornou o ultimo refugio do cambio manual — ao menos entre os carros esportivos e a toyota sempre conservadora e um tanto avessa a esportividade declarada e uma das marcas mais interessantes e comprometidas com o prazer ao volante dos ultimos anos a ruptura com o normal e tamanha que o esportivo mais aguardado dos ultimos anos ao menos no brasil e um corolla e claro que nao e um corolla qualquer mas nem mesmo quando a toyota disputou o wrc com o corolla ela fez algo como este novo gr corolla e e isso o que o tornou tao surpreendente porque ja estavamos conformados com a velha formula de ter o carro legal de verdade aqui ao lado na vizinha argentina e aqui termos um esportivo de adesivo ou qualquer alternativa barata — ainda que a classe media alta do brasil seja maior que a populaçao inteira da argentina eles tiveram por exemplo o peugeot 207 gti e o renault clio williams em vez do del rey eles tiveram o sierra — incluindo o xr4 com o motor 2 3 taubate e quando a toyota anunciou o gr yaris para os argentinos o mais proximo que chegamos desta sigla foi na hilux gr sport e no corolla gr — dois pacotes esteticos basicamente https //flatout com br/o fdptamente insano toyota gr yaris 4x4 torque de golf gti motor recuado para as ruas/ e e por isso que fomos pegos de surpresa quem diria que essa toyota que colocou o yaris gr na argentina traria o gr corolla para o brasil eu ate imagino o porque o gr yaris tem duas portas e o corolla tem quatro portas e para a toyota o quatro portas vai melhor no brasil parece ser o mesmo motivo pelo qual os americanos tambem nao receberam o gr yaris mas agora podem comprar o gr corolla tem a ver com a cultura local e o mix de produtos nos eua a toyota ja vende o gr86 e o supra com cambio manual e duas portas lembre se faz mais sentido vender um gr corolla quatro portas — especialmente porque o golf r e o type r tambem sao modelos de quatro portas no brasil nao temos o supra nem o gr86 mas quatro portas e algo desejavel mesmo em um hot hatch deste calibre https //flatout com br/toyota gr corolla os detalhes tecnicos que fazem dele o carro mais especial do ano/ no inicio do mes a toyota revelou os preços do gr corolla nos eua — ele vai custar de us$ 36 000 a us$ 50 000 — e mais recentemente levou a imprensa internacional para o primeiro contato ao volante do hot hatch com os preços divulgados e com opinioes da imprensa publicadas ja podemos embasar melhor nossas expectativas para quando o gr corolla chegar ao brasil em 2023 sobre os preços ja falamos a respeito no zero a 300 clique e veja mas resumindo o raciocinio que e baseado no preço dos outros modelos importados da toyota/lexus no brasil ele devera custar entre r$ 280 000 e r$ 340 000 dependendo da configuraçao trazida agora vamos ao que importa como ele anda apesar de ser um carro completamente do que estamos acostumados a chamar de corolla no brasil o gr corolla e baseado na versao hatch do corolla vendida nos eua australia e europa — e onde tambem ha uma versao gr sport mais amansada semelhante a vendida por aqui na versao seda os relatos da imprensa americana sobre a qualidade de acabamento do gr corolla dizem que ele usa os mesmos materiais do corolla hatchback — o que era esperado de certa forma as diferenças estao apenas no revestimento dos bancos que sao exclusivos da versao e por isso usam materiais igualmente exclusivos estruturalmente o carro foi extensivamente modificado ha 349 pontos de solta adicionais e quase tres metros de adesivo estrutural acrescentados a carroceria/monobloco do gr corolla para que ele tenha a rigidez esperada de um esportivo como este a versao morizo na verdade usa ainda seis metros adicionais de adesivo estrutural totalizando quase 11 metros em relaçao ao corolla convencional e ainda tem duas barras de amarraçao no lugar do banco traseiro como bem pontuou o site autoblog nao se trata de instalar freios maiores ou um motor maior como aconteceria em uma linha de produçao que faz versoes diferentes de um mesmo carro e realmente um carro especial que por acaso usa o corolla como base a origem humilde alias se manifesta em outros elementos como os pedais de comando que ainda de acordo com o autoblog parecem ter vindo de uma picape toyota o problema e que eles sao demasiadamente espaçados e tem um aspecto barato com pouca impressao de firmeza o site o compara aos pedais do supra abaixo e a diferença e gritante os pedais do supra tem hastes mais parrudas provavelmente com perfil em u sao mais proximos entre si e tem o acelerador pivotado no assoalho o que permite uma superficie mais longa e mais adequada aos punta tacco e isso sera necessario porque apesar de ter o sistema de sincronizaçao de giro o tal punta tacco eletronico ou rev matching o sistema e muito sutil segundo o pessoal da revista road & track — ha uma minima compensaçao das rotaçoes entre as trocas de marcha diz o texto ainda sobre o cambio a road & track elogia o peso da embreagem e os movimentos da alavanca que apesar de pouco precisos sao envolventes entre as marchas a embreagem tem peso adequado e e facil de usar o curso da alavanca e um tanto impreciso no movimento mas ela tem um pouco mais de sensaçao mecanica que seu irmao o gr86 mesmo assim ela nao e tao prazerosa de se manejar quanto a do novo supra a shift light no painel que e hilaria e salta aos olhos com suas variaçoes de cor tambem e legal quem tambem elogiou o peso dos comandos foram os britanicos da revista autocar e os australianos do site drive os britanicos disseram que os comandos tem peso agradavelmente equilibrado entre si e que isso e uma evidencia de que o carro foi desenvolvido por gente que gosta de carro isso ficou muito perceptivel em todos os toyota com proposta mais esportiva desde que akio toyoda assumiu o comando da fabrica em 2009 foi dele o aconselhamento da criaçao do lexus lf a e a proposta de se criar o gt86 hoje gr86 e o novo supra alem de colocar a toyota em le mans ja os australianos disseram que a direçao e leve facil e precisa e que o desempenho dos freios e excelente com modulaçao perfeita graças a precisao do pedal um ponto negativo sobre o carro foi a duvida sobre a real capacidade do gr corolla acelerar do zero aos 100 km/h em 5 segundos como declarado pela fabricante a revista drive diz que esta afirmaçao e ambiciosa e explica o motivo o melhor tempo que conseguimos com o gr yaris ficou na casa dos 5 segundos baixos — e fizemos isso fritando a embreagem considerando o peso extra este deve ser um carro de 5 5 segundos ou algo nessa regiao — o que ainda e muito respeitavel para um hot hatch ja que chegamos a aceleraçao hora de descobrir o que o pessoal achou de um corolla embalado por um motor 1 6 de tres cilindros e 304 cv mas antes as impressoes sobre o ronco do motor começando pela autocar em conduçao normal a valvula para a saida de escape maior centralizada permanece fechada para rodar em silencio mas e colar o acelerador e uma vez passadas as 4 500 rpm ela se abre a cacofonia resultante nao e muito inspiradora mas o ritmo e em outro ponto da avaliaçao eles mencionam o seguinte abra o acelerador apesar do novo escape o 3 cilindros da gazoo ainda ronca como o motor de um aygo barato o que e divertido e ate uma representaçao de como esse carro foi preparado o drive foi mais sucinto limitando se a descrever o ronco como um complemento da descriçao da aceleraçao o tres cilindros turbo soa absolutamente rasgado ja o pessoal do autoblog mencionou que o gr corolla nao tem reforço artificial do ronco mas se esquivou de comentar sobre o ronco porque o reporter estava usando capacete passadas as impressoes iniciais do primeiro contato com o carro o pessoal acelerou na pista o habitat natural deste gr corolla e todos foram unanimes a respeito de como ele se destaca e ate surpreende por ser maior que o gr yaris a autocar elogiou a traçao e a aderencia do carro como acontece com seu irmao menor os niveis de aderencia e traçao e a confiança que eles inspiram no piloto sao fenomenais contudo apesar de impressionar pelo tanto de velocidade voce pode trazer para a curva o gr corolla nao e tao agil ou manejavel como o gr yaris que e 200 kg mais leve isso se deve segundo os engenheiros ao acerto do carro que trocou a agilidade por mais estabilidade queira voce ser rapido e preciso ou favorecer sua fantasia de piloto do wrc com trail braking frenagem com o pe esquerdo apontar quente demais ou aliviar o acelerador no meio da curva ou ate mesmo puxar o freio de mao o que desconecta momentaneamente o eixo traseiro o gr corolla nao apenas aceita como tambem te encoraja a se divertir e abusar o chassi esta sempre ao seu lado o drive fez os mesmos elogios mas de forma mais sucinta ainda que o gr corolla seja mais pesado que o gr yaris ele se mostra muito vivaz contudo o aspecto mais impressionante que voce nota e quanta aderencia esse carro tem ele e ate facil de guiar a road & track atribuiu estas qualidades dinamicas ao sistema de traçao integral quanto mais o dirigi mais dramatico fui com meus comandos forçando a barra para ver se o corolla iria me acompanhar ou me morder ele acompanhou os diferenciais sao intuitivos e espertos mas o carro ainda parece muito analogico o sistema de traçao integral e bem calibrado nao no sentido de corrigir os erros do piloto ou de manter o carro equilibrado para a falta de destreza mas no sentido de responder precisamente aos comandos do piloto o gr corolla e uma maquina extremamente manejavel divertida de se usar na pista comecei com o sistema awd no modo track que mantem a distribuiçao de torque em 50/50 foi bom a entrega foi mais previsivel e consegui tempos de volta mais baixos mas o extase mesmo veio quando usei o modo 30/70 mandar mais torque para a traseira resulta naquelas travessuras hilariantes da traseira com quase nada de sub esterço a rotaçao do carro com o alivio do acelerador e mais facil neste modo porque o carro fica mais arisco mas facilmente controlavel a revista americana contudo foi a unica a mencionar um inconveniente conhecido nos motores downsized a falta de folego a medida em que as rotaçoes aumentam e ate diverge da autocar a respeito das curvas de certa forma veja o gr corolla e rapido mas nao vai atingir velocidades criminosas sem abusar do motor por alguns instantes entre 3 000 rpm e 5 500 rpm o tres cilindros produz 37 6 kgfm a potencia começa a desaparecer ele nao e explosivo; uma vez que o turbo entra ele tem uma faixa de potencia bastante linear — mas e muito mais animado que o novo subaru wrx por exemplo o carro e muito mais voltado a conexao com o piloto do que em relaçao as forças g e isso o que torna o gr divertido e nao apenas rapido ainda sobre o sistema de traçao integral o autoblog declarou o seguinte o padrao e o modo front com distribuiçao 60/40 usamos o carro brevemente neste modo sem nada que o desabone mas como estavamos na pista fomos para o proximo modo o proximo era rear que manda ate 70% do torque para a traseira n e o modo 70/30 mencionado pela road & track desligue todas as babas afunde o acelerador e vai parecer que o carro esta em uma superficie escorregadia e o gr corolla começa a brincar com a traseira nao chega a ser um modo drift e a traseira nao fica tao solta sobre um asfalto mais abrasivo talvez na estrada este modo possa trazer mais diversao ao volante mas confinado ao autodromo o modo rear so pareceu um jeito legal de fazer voltas mais lentas felizmente ele tem o modo track que entrega o que promete embora a distribuiçao de torque varie de acordo com os comandos do piloto o comportamento do carro e das condiçoes de pista este modo se mantem o mais proximo de 50/50 possivel e o gr corolla se mostrou muito mais controlado neste modo o traçado foi mantido com maior precisao e as velocidades foram maiores os diferenciais torsen com deslizamento limitado de serie na versao circuit e na morizo e opcional na core contribuiram sem duvidas para a capacidade de apontar o carro com o acelerador e manter a carga no pedal dentro das curvas o que esperar do gr corolla lembra quando conhecemos o sandero rs que avaliamos pela primeira vez a capacidade da suspensao e do acerto dinamico feito pela renaultsport na frança da mesma forma que eles fizeram para o clio rs e megane rs que o carro estava um nivel acima de qualquer esportivo feito por aqui e mais ou menos isso o que podemos esperar do gr corolla considerando o que vimos ate agora como bem observado pelo autoblog nao se trata apenas de um corolla hatch que foi modificado para ser um corolla hatch mais caro mas um carro que foi reprojetado para ser o melhor esportivo que pode ser apesar das quatro portas e dos 200 kg a mais em relaçao ao gr yaris e claro que o gr yaris seria mais bem recebido pelos entusiastas mas ele certamente nao conseguiria fechar a conta que a toyota fez para trazer o gr corolla ao brasil e essa conta certamente levou em consideraçao as portas traseiras que o civic type r tambem tera e por falar nele e claro que a rivalidade entre as marcas nos demais segmentos sera transferida para esse nicho dos esportivos quando os dois carros estiverem a venda no brasil mas a julgar pelo que foi escrito sobre o gr corolla por quem o dirigiu nas pistas e com toda a capacidade de otimizaçao dinamica que o sistema gr four proporciona — e que falta ao civic type r ainda que este seja 50 kg mais leve nao arrisco nenhuma aposta mas tenho a impressao de que o gr corolla e favorito neste jogo se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem tem acesso ao grupo secreto plano flatouter descontos com empresas parceiras para detailing compras de peças e acessorios acesso exclusivo aos eventos para flatouters [fo form plans]
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