sempre que uma nova geraçao do porsche 911 e lançada os alemaes precisam se superar o novo 911 precisa ser melhor que o anterior em todos os aspectos ao mesmo tempo em que se mantem fiel a essencia original com todas as suas qualidades e efeitos e nos ultimos 15 anos pelo menos os fas da porsche ja se acostumaram com miriade variantes o classico carrera o ousado targa o estupido turbo e claro os modelos gt3 e gt2 que representam o que ha de mais extremo incrivelmente eles sempre conseguem se superar elevar a barra e mostrar que por incrivel que pareça o 911 fica mesmo melhor a cada geraçao parte do segredo esta no equilibrio perfeito entre tradiçao e inovaçao e mais ainda saber exatamente quando abandonar uma tradiçao adotar uma inovaçao as duas coisas ou nenhuma delas ter certeza de qual e a direçao certa e esperar a hora certa de segui la e no caso do gt3 a proeza e manter se surpreendentemente tradicional e ainda assim superar seu antecessor em todos os aspectos sem malabarismos ou soluçoes experimentais apenas preservando o essencial e implementando elementos de eficacia comprovada nas pistas em um porsche 911 de rua o resultado e facilmente ilustrado pelo tempo do 911 gt3 em nurburgring 6 59 927 no traçado de 20 8 km com o piloto de testes lars kern ao volante em um shakedown para realizar os acertos finais no carro e a porsche garante que nao foi um golpe de sorte ou uma volta extraordinaria tempos similares foram obtidos por jorg bergmeister varias vezes em sequencia e mais no traçado mais curto de 20 6 km o tempo foi de 6 55 2 segundos superando tranquilamente os 6 56 4 do 911 gt3 rs 991 2 https //www youtube com/watch v=mgf7agzlpmk comparando com o gt3 nao rs da geraçao passada a diferença e cavalar em 2017 o proprio lars kern virou 7 12 7 no traçado de 20 6 km o novo gt3 e cerca de 15 segundos mais rapido uma eternidade neste contexto e ainda nem levamos a comparaçao para outros segmentos o 918 spyder que era um hipercarro hibrido de quase 900 cv virou 6 57 claro estamos falando de um veiculo de quase dez anos com quase 300 kg a mais mas isto so mostra que o gt3 992 e capaz de fazer mais com menos quer comparar com outras marcas otimo ferrari 599xx v12 de de seis litros e 730 cv feita so para a pista tempo 6 58 dodge viper acr x a versao de competiçao do icone americano com 640 cv e novamente feito so para as pistas 7 03 em 2012 a fisica nao mudou em dez anos os compromissos com peso potencia grip e outras variaveis continuam os mesmos e ainda assim o nov gt3 conseguiu aumentar ainda mais o benchmark e ele nem fica no topo da cadeia alimentar dos gt da porsche mas como a potencia embora tenha aumentado nao e o segredo o motor boxer aspirado de quatro litros preserva as qualidades do anterior começando bem pelo fato de ser um boxer aspirado de quatro litros e a tradiçao que mencionamos o motor aspirado faz parte do carater do gt3 e a porsche fez questao de mante lo modificaçoes foram realizadas para adequa lo as normas para emissoes e ainda obter um pouco de força extra 510 cv e 47 9 kgfm a geraçao anterior tinha 500 cv e 46 9 kgfm a potencia maxima aparece as 8 400 rpm e o limite de giro fica em 9 000 rpm cravados a influencia das pistas aparece no sistema de admissao que usa seis corpos de borboleta individuais e nos elementos emprestados do gt3 cup trem de valvulas com comando variavel e sistema de carter seco de serie o motor e ligado a uma caixa pdk de dupla embreagem e sete marchas nao o cambio de oito marchas usado pelos outros 992 mas sim uma transmissao derivada das pistas uma novidade e o sistema de pre seleçao nas reduçoes com ele o piloto pode reduzir marchas normalmente ao frear antes de uma curva por exemplo e o cambio so vai realizar a reduçao quando o motor atingir a faixa de rotaçoes ideal um detalhe que economiza preciosas fraçoes de segundo claro tambem e possivel comprar o novo gt3 com cambio manual de seis marchas com punta tacco eletronico que tambem tem volante bimassa e pesa 17 kg a menos que a caixa pdk a porsche sabe que boa parte dos clientes abre mao do desempenho em troca de uma experiencia mais organica ao volante o cambio de dupla embreagem e ligado as rodas traseiras por um diferencial com autoblocante eletronico enquanto a transmissao manual conta com lsd mecanico falando em desempenho com cambio de dupla embreagem o 911 gt3 vai de zero a 100 km/h em 3 4 segundos e tem velocidade maxima de 318 km/h ja o cambio manual permite que o esportivo va de zero a 100 kmh/h em 3 9 segundos com maxima de 320 km/h o ganho de potencia porem nao valeria muita coisa se nao fosse acompanhado de melhorias em todos os aspectos do carro a reduçao de peso foi uma delas a porsche aumentou mais uma vez a proporçao de fibra de carbono na estrutura e na carroceria em relaçao ao aluminio agora alem da asa traseira o capo tambem utiliza o material algo que antes era privilegio apenas do gt3 rs o teto tambem pode ser de fibra de carbono opcionalmente o carro tambem tem vidros mais leves nas laterais e na traseira alem de economizar alguns quilos o 911 gt3 tambem ficou mais aerodinamico com a nova carroceria muito mais na verdade na traseira a nova asa inspirada pelo 911 rsr com suportes do tipo pescoço de cisne permite um fluxo de ar mais limpo sob a peça mitigando assim a perda de downforce em alta velocidade associada ao novo difusor traseiro com winglets nas laterais a produçao de downforce e ate quatro vezes maior que no gt3 antigo na dianteira ha um novo para choque com tomadas de ar para os freios e spoiler redesenhado assim como tambem foram reprojetados os componentes ativos proximos as rodas o que em conjunto com o assoalho plano na dianteira garante o dobro de downforce na parte da frente em relaçao a geraçao passada ainda sobre reduçao de peso os freios tambem fazem sua parte os discos que vem de serie feitos de uma liga de ferro fundido e aluminio tem 408 mm de diametro na frente 28 mm a mais que os anteriores e 380 mm atras mas pesam 17% menos opcionalmente o 911 gt3 pode receber discos de carbono ceramica alem de serem 50% mais leves que os de metal e eles tambem sao ainda maiores 410 mm na dianteira e 390 mm na traseira em ambos os casos as pinças vermelhas nos discos convencionais e amarelas nos discos de carbono ceramica tem seis pistoes na frente e quatro pistoes na traseira [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 281682 281681 ] para acomodar freios maiores rodas maiores e pela primeira vez no gt3 assimetricas 20 polegadas na frente e 21 polegadas atras calçadas com pneus michelin pilot sport cup 2 de medidas 255/35 e 315/30 respectivamente isto de serie opcionalmente o gt3 pode vir com os michelin pilot sport cup 2 r que sao ainda mais extremos em composto e desenho da banda de rodagem e criados especialmente para pista seca andreas preuninger chefe da divisao gt da porsche acredita que os pneus r sozinhos ajudaram a reduzir o tempo do gt3 em nurburgring em pelo menos cinco segundos os trabalho dos pneus e arrematado pelo arranjo de suspensao o novo gt3 e o primeiro a trocar o sistema macpherson na dianteira por braços triangulares sobrepostos conjunto retirado do 911 rsr quase sem alteraçoes a porsche diz que o sistema foi especialmente projetado para mitigar interferencias das forças laterais no trabalho dos amortecedores o que melhora consideravelmente a estabilidade e a precisao nas curvas alem disso a bitola 4 8 cm maior que no 911 carrera garante maior aderencia lateral atras foi mantido o eixo five link porem com mais balljoints para permitir maior amplitude de ajustes e uma revisao no sistema de esterçamento das rodas traseiras a porsche diz que a altura da suspensao os angulos de cambagem e a rigidez das barras estabilizadoras pode ser alterada independentemente nos dois eixos alem disso foram adotadas molas mais firmes e amortecedores com menor fricçao no mais os sistemas de assistencia pasm vetorizaçao de torque e controles de traçao e estabilidade continuam presentes e podem ser desligados no mais o porsche 911 gt3 segue a cartilha da porsche no que diz respeito a personalizaçao uma serie de equipamentos esta disponivel como fibra de carbono exposta no teto e capas dos retrovisores farois e lanternas em led matrix tres tons de pintura para as rodas com lip vermelho ou azul e o pacote sport chrono no interior e ate mesmo um relogio porsche design feito de titanio e oferecido como brinde aos que comprarem o novo gt3 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 281670 281671 ] no frigir dos ovos apesar de manter se aspirado e puro o novo gt3 consegue se colocar acima do antecessor em todos os aspectos talvez o design seja exceçao mas simplesmente porque beleza e algo subjetivo objetivamente ele e mais rapido mais potente e mais especializado que o gt3 antigo e sua performance esta no mesmo nivel do gt3 rs com isto so conseguimos pensar no que o proximo rs sera capaz de fazer considerando a diferença absurda entre o novo gt3 nao rs e o antigo nao duvidamos que o novo gt3 rs que deve pintar nos proximos meses chegue muito perto do gt2 rs e seus 6 47 25 ou ate o ultrapasse a maior questao porem talvez diga respeito ao futuro do gt3 como um todo em 2018 quando o gt3 991 foi lançado nos perguntamos se ele seria o ultimo gt3 aspirado da historia agora sabemos que nao foi qual sera o proximo passo a porsche so promove revoluçoes em seus carros quando nao ha outra saida e quando ha a certeza de que o resultado sera superior talvez daqui a alguns anos o novo gt3 receba caracois no motor ou mesmo tecnologia hibrida por enquanto porem isto nao aconteceu entao vamos simplesmente celebrar esta nova prova em metal fibra de carbono couro e borracha de que os aspirados estao vivos e muito bem
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