ha decadas a porsche desafia a fisica para transformar uma maquina de motor pendurado na traseira em um devorador de curvas no asfalto mas a historia do 911 nao se resume apenas a sucesso nas ruas e nas pistas porque o esportivo alemao tambem escreveu boa parte de sua historia fora das pistas e das ruas onde o asfalto acaba e o desafio começa os ralis segundo a porsche o 911 e o carro que mais venceu corridas em todos os tempos vencendo mais de 20 mil corridas desde 1963 quando foi lançado ainda que a estatistica nao seja oficial e a porsche nao e a unica a clamar o recorde para si — a bmw diz que o carro que venceu mais corridas na historia e o m3 por exemplo — nao deixa de ser um feito impressionante destas mais de 20 000 vitorias uma parcela corresponde claro aos ralis e nao estamos falando de um bando de equipes privadas que resolveram ousar e levar um esportivo feito para o asfalto para saltar sobre morros de terra e derrapar em estagios no meio do mato estamos falando de uma equipe de fabrica que pegou o que basicamente era um 911 de rua e o transformou um um carro de rali a historia começou logo depois do lançamento do 911 mais exatamente em 1965 quando a porsche o levou para competir no famoso e desafiador rali monte carlo em monaco o boxer de dois litros e seis cilindros recebeu preparaçao leve a suspensao foi retrabalhada e recebeu uma barra estabilizadora na traseira e o carro ganhou um tanque de combustivel de 83 litros foi o bastante para que logo em sua estreia no rali monte carlo o 911 de herbert linge e peter falk chegassem em quinto lugar a primeira vitoria do 911 em monte carlo veio com pauli toivonen sim o pai de henri toivonen e vic elford em 1968 — ja com um carro mais potente de 215 cv — e foi seguida por uma sequencia de duas vitorias com o sueco bjorn waldegård ao volante do 911 s/t com motor de 2 3 litros e 240 cv foi um belo começo e o suficiente para que a porsche continuasse a competir com o 911 no circuito de rali europeu ainda nao era uma competiçao de nivel mundial mas sem duvida a tres vitorias seguidas em monte carlo e o titulo no campeonato internacional de rali em 1970 o precursor do wrc ajudaram a construir uma reputaçao forte contudo ja em 1971 a porsche cancelou seus esforços nos ralis — ao menos para a equipe de fabrica inumeras equipes independentes viram potencial no esportivo de weissach e continuaram correndo com ele ao longo da decada de 1970 com o melhor resultado sendo conquistado pelo finlandes leo kinnunen em casa no rali da finlandia a porsche so voltaria aos ralis em 1978 quando o campeonato mundial de rali da fia o atual wrc ja estava estabelecido o retorno as nao pistas tinha uma boa razao promover seu novo lançamento o porsche 911 sc foi a primeira grande atualizaçao do 911 classico que alem do novo visual com para choques na cor da carroceria e a classica asa traseira ducktail recebeu um novo motor — um flat 6 de tres litros que em essencia era uma versao naturalmente aspirada do motor do porsche 911 turbo ou 930 que havia sido lançada cinco anos antes o novo motor era mais potente e receptivo a preparaçao alimentado por um sistema de injeçao bosch k jetronic entregava originalmente 180 cv — potencia que em 1981 foi aumentada para 204 cv — enquanto a versao de competiçao era preparada para entregar cerca de 250 cv https //youtu be/fauh04reopu o objetivo da porsche contudo nao era conquistar o titulo no wrc e sim vencer o safari rally que era uma das provas mais dificeis do mundial realizado no leste do continente africano desde 1953 dai o nome oficial east african safari rally ou rali safari do leste africano em um percurso que incluia territorios do quenia uganda e a antiga tanganica hoje parte da tanzania o safari rally era uma verdadeira corrida de obstaculos que incluia dunas rochas ladeiras ingremes e estradas em pessimas condiçoes assim mais importantes que as modificaçoes no motor eram as modificaçoes na estrutura e na suspensao amortecedores de curso longo altura elevada eram 28 cm de distancia livre do solo; o atual jeep wrangler por exemplo tem 23 5 cm de vao livre pneus off road e reforços estruturais nos pontos mais criticos alem de tanques de combustivel capazes de comportar 110 litros e diferencial blocante foram preparados dois carros que acabaram rebatizados como 911 sc safari partindo de nairobi no quenia ambos tomaram a liderança em questao de meia hora — o carro #14 de bjorn waldegaarde e hans thorszelius em primeiro e o #5 de vic preston jr e john lyall logo atras acontece que ao cruzar um pequeno riacho lamacento o carro de waldegaarde acabou passando em alta velocidade sobre uma pedra e teve a suspensao traseira danificada o carro ainda foi consertado a tempo de terminar a corrida em quarto lugar mas aquela altura o outro porsche havia perdido a liderança para a dupla de franceses jean pierre nicolas e jean claude lefevbre em um peugeot 504 v6 terminando a corrida na segunda posiçao os carros ainda competiram em outras cinco etapas da temporada de 1978 do wrc e conquistaram pontos suficientes para um quarto lugar na classificaçao geral para a porsche a porsche so voltaria aos ralis com sua equipe oficial em 1984 quando se inscreveu em algumas etapas do wrc e no rali paris dakar embora equipes particulares tivessem continuado a competir com o 911 em algumas etapas do wrc entre 1978 e 1984 no wrc os resultados nao foram nada animadores — e nem poderiam considerando que o porsche 911 nao tinha nada proximo dos supercarros do grupo b ja no rally paris dakar a historia foi bem diferente naquele ano de 1984 a porsche inscreveu tres duplas de navegador/piloto uma dupla francesa formada por rene metge e dominique lemoyne uma dupla belga formada por jacky ickx e claude brasseur e uma dupla alema formada por roland kussmaul e erich lerner todos correram com o porsche 953 que tambem era chamado de 911 sc/rs 4x4 metge e lemoyne venceram a prova superando um range rover v8 e um mitsubishi pajero — sim dois suv nascidos para os ralis ickx e brasseur terminaram em sexto os alemaes contudo amargaram uma distante 26ª posiçao no ano seguinte em 1985 a porsche estreou o novissimo 959 mantendo os belgas e franceses mas com outra dupla alema kussmaul e lerner foram substituidos por jochen mass e ekkerhard kiefer os tres carros abandonaram a equipe daria a volta por cima em 1986 quando voltou ao rali com as tres duplas de 1984 agora com o porsche 959 para uma inedita dobradinha ickx e brasseur venceram o rali com metge e lemoyne em segundo kussmaul e lerner terminaram em um honroso sexto lugar as duas vitorias acenderam o animo da porsche para o wrc mas quando o 959 finalmente se mostrou pronto para o grupo b a categoria foi extinta aquela altura contudo a reputaçao do 911 como off roader ja estava consolidada — e a licença historica para a criaçao de um futuro suv como o cayenne ja estava concedida com a moda dos revivals restomods e recriaçoes do passado os porsche 911 do rally safari e do dakar acabaram revisitados por diversas preparadoras independentes e agora se tornou uma versao oficial do 911 pela primeira vez
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