apesar de ter adotado a linha de produçao somente no sexto ano do modelo t henry ford sempre soube que precisava acelerar o tempo de fabricaçao de automoveis para torna los acessiveis e aumentar sua lucratividade foi por isso que todos os modelo a sairam de fabrica com a carroceria vermelha todos os modelo k eram azul royal todos os modelo r eram tambem vermelhos e por isso ele disse que faria modelos t do jeito que os consumidores quisessem desde que fossem pretos em 1909 ele decidiu que deixaria de fabricar todos os outros modelos para se dedicar exclusivamente ao ford t e faria ele somente em uma unica configuraçao com uma unica cor abandonando todas as demais oferecidas ate entao a escolha era logica a tinta preta era a que tinha a secagem mais rapida o que permitia acelerar a produçao de veiculos isso se tornou especialmente necessario a partir de 1913 quando ford adotou a linha de produçao em sua fabrica o que fez o tempo de construçao do modelo t despencar para algumas poucas horas reduzindo tambem seu preço e aumentando os ganhos em escala essa monotonia cromatica contudo começou a mudar nos anos 1920 foi quando a dupont lançou o duco dupont coating uma linha de tintas com base de nitrocelulose que tinha uma secagem extremamente rapida para a epoca a tinta era composta de apenas tres componentes basicos pigmento resina e solvente o pigmento cor e a resina endurecedor/verniz eram misturados ao solvente acetona para ter consistencia e uniformidade na aplicaçao durante a secagem o solvente evapora deixando o pigmento aderido a superficie e a resina endurecida como uma camada protetora e brilhante para o pigmento [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 243239 243240 ] a tinta duco foi amplamente utilizada pela gm que viu na novidade uma forma de oferecer carros coloridos com a agilidade necessaria em uma linha de produçao alem disso a pintura com base de nitrocelulose — ou verniz nitro como se fala popularmente — era facil de polir e de consertar nessa mesma epoca um tecnico de eletronica californiano chamado leo fender e seu socio george fullerton fizeram com as guitarras o que henry ford fez com os carros criaram uma forma rapida de produzi las em escala industrial baixando seu custo a guitarra foi batizada como fender esquire e se tornou um grande sucesso de vendas dando inicio a era das guitarras de corpo solido que se tornaram dominantes no mercado musical como ford fender precisou de uma forma de pintar suas guitarras de forma rapida ele ate fez cores personalizadas no inicio — um tom amarelado conhecido como blonde e uma pintura em degrade conhecida como sunburst que simulava a pintura envelhecida dos antigos violinos europeus — mas logo entendeu que a forma mais rapida de pintar suas guitarras era usando o que a dupont tivesse disponivel em catalogo — o que tambem o ajudaria na hora de definir a paleta de cores usando o catalogo da dupont ele nao precisaria se preocupar com tendencias e com cores da moda a dupont faria isso nos anos 1950 em pleno boom do automovel americano o que a dupont tinha disponivel era a linha duco usada pela industria automobilistica o resultado foi uma linha de guitarras inteiramente em sintonia com a moda dos carros o que ajudou a popularizar seus baixos e guitarras — especialmente entre os mais jovens some isso ao nascimento do rock n roll na metade da decada e voce tem a receita pronta para o sucesso e foi o que aconteceu a fender se tornou a maior fabricante de instrumentos musicais do planeta a ponto de ser vendida a gigante cbs a rede de tv/radio/gravadora em 1964 a cadillac era a favorita da fender do catalogo da marca de luxo da gm vieram sete cores os azuis sonic blue lake placid blue e daphne blue o branco olimpic white o vermelho dakota red o prata firemist silver e o dourado firemist gold da gm vinham o dourado shoreline gold metallic pontiac o lilas burgundy mist metallic oldsmobile o prata inca silver metallic corvette e os verdes foam green buick e surf green chevrolet do catalogo da ford vinham os vermelhos fiesta red thunderbird e candy apple red mustang os azuis blue ice metallic ford e ocean turquoise metallic mercury o cinza charcoal frost metallic lincoln e os verdes teal green metallic lincoln e sherwood green metallic mercury havia ainda o rosa shell pink da desoto o preto solido usado por todas as fabricantes curiosamente este compartilhamento das pinturas entre carros e guitarras so era positivo para as guitarras ja no fim dos anos 1960 as tintas com base de nitrocelulose foram substituidas pelas tintas com base acrilica de poliuretano o famoso pu para os carros isso significou um acabamento mais brilhante mais resistente e mais duradouro nas guitarras esse verniz permitiu uma pintura mais uniforme porem acabou isolando demasiadamente a madeira do corpo impedindo sua ressonancia natural para muitos musicos produtores e colecionadores o acabamento de nitrocelulose e um dos elementos que faz as guitarras e baixos fender pre cbs soarem tao bem e ate hoje os instrumentos feitos a mao pelas custom shops da fender inclusive usam pintura com base nitro por essa razao quanto aos carros e possivel distinguir claramente um survivor desta epoca de um carro restaurado com pintura de poliuretano — ha diferença nas camadas de pintura no tipo de desgaste se houver no brilho e na textura ao se restaurar com pintura poliuretano um carro originalmente pintado com tinta nitro se cria uma distorçao historica uma alteraçao da realidade da epoca e a percepçao que se tem hoje dos carros daquela epoca [caption id= attachment_243246 align= aligncenter width= 1422 ] o aspecto de um survivor jamais restaurado[/caption] como os carros as guitarras tambem tem seus niveis de valorizaçao historica ha muitas nuances mas via de regra a valorizaçao e semelhante a dos carros quanto mais original mais valioso survivors sao mais valiosos que restauraçoes fora dos padroes matching numbers sao mais valorizados que os modelos montados com diversos componentes e por ai vai no fim das contas as semelhanças vao alem da paleta de cores
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