vamos fazer um exercicio de retorica e semantica o que e uma moto se nao uma bicicleta com motor na verdade e uma questao filosofica relacionada aos conceitos de potencia e ato uma bicicleta e uma bicicleta mas ela tambem pode ser algo alem de uma bicicleta se voce der a ela um motor ela se torna outra coisa que nao uma bicicleta essa outra coisa no caso e uma bicicleta motorizada ou uma moto cicleta e a motocicleta e um bom exemplo desta questao de potencia e ato no ambito filosofico a bicicleta motorizada mudou tanto que se tornou outra coisa totalmente diversa de uma bicicleta e como uma arvore que tem potencial de ser palito de fosforo mas divago como diria o mao a questao aqui e que a moto se tornou algo tao diferente da bicicleta que e inadequado chama la de bicicleta motorizada — ainda que seu nome tenha vindo dali nao e por acaso que em ingles um dos sinonimos de motorcycle e motorbike ou so bike a primeira moto surgiu na europa e curiosamente seus criadores tambem estao envolvidos com as origens do automovel isso porque a primeira motocicleta com motor a combustao era uma criaçao de dois caras bem conhecidos pelos entusiastas gottlieb daimler e wilhelm maybach que em 1885 criaram um veiculo para usar como plataforma de testes para seu entao novo motor um monocilindrico quatro tempos de 264 cm³ e 0 5 cv o chamado daimler reitwagen carro de montar em uma traduçao livre nao era uma motocicleta per se ele tinha quadro de madeira e quatro rodas e por isso nao inclinava nas curvas em vez disso usava as rodas menores como estabilizadores — como em uma bicicleta para crianças alem disso nao foi criado para transportar ninguem pois seu objetivo primario era mesmo ter uma forma de testar o novo motor no uso entao apenas um exemplar foi construido por causa disso ha quem diga que a primeira moto e na verdade a hildebrand & wolfmuller de 1894 tambem feita na alemanha esta sim era uma motocicleta propriamente dita como conhecemos hoje com duas rodas e quadro de metal ela se inclinava nas curvas e usava um motor bem maior com dois cilindros 1 5 litro e 2 5 cv a hildebrand & wolfmuller teve cerca de 2 000 exemplares fabricados entre 1894 e 1897 o que e suficiente para que ela seja considerada a primeira motocicleta produzida e vendida no mundo alias de fato ela foi o primeiro veiculo a ser chamado de motocicleta por seu fabricante mas ela ainda era muito parecida com uma bicicleta sem suspensao e com freio dianteiro por fricçao contra o pneu o motor ficava na horizontal sob o quadro e era ligado diretamente a roda traseira de moderno apenas o tanque posicionado entre as pernas do condutor e ainda assim de forma mais parecida com o que se ve em uma scooter do que em uma motocicleta convencional e seguro dizer porem que o projeto da hildebrand & wolfmuller que bem que poderia ter ganho um nome mais curto e sonoro foi o ponto de partida para todas as motocicletas do mundo e a europa tornou se naturalmente o principal polo de pesquisas e inovaçao em motocicletas do planeta ate chegarem os japoneses a alemanha a italia e o reino unido tornaram se casa das principais fabricantes de motos do planeta em pouco tempo nomes como zundapp bsa royal enfield ducati triumph norton e bmw se tornaram sinonimo de moto no mundo todo elas estavam nas ruas e nas pistas eram objetos de desejo e viraram simbolo de liberdade e elas ganharam o mundo nos anos 1950 foram exportadas aos montes para todos os cantos do planeta incluindo os estados unidos e os proprios eua nao demoraram a aprender a arte em 1920 a americana harley davidson ja era a fabricante com maior presença internacional com revendas em 67 paises como aconteceu no brasil o japao levou tempo para se tornar um pais motorizado exatamente igual ao nosso caso os japoneses tiveram um gostinho de gasolina no começo do seculo mas as duas guerras mundiais tornaram as coisas dificeis na epoca da segunda guerra mundial ter um carro ou moto em casa era bastante incomum e so as pessoas mais abastadas tinham acesso a maquinas importadas nos ja contamos essa historia aqui antes sobre como soichiro honda em 1946 começou a projetar sua primeira bicicleta motorizada depois de ganhar um motor de presente clique para ler um pequeno monocilindrico dois tempos de 50 cm³ com valvulas nas laterais reza a a lenda que soichiro teve uma epifania ao ver o propulsor vamos coloca lo em uma bicicleta teria exclamado o fundador da honda meses depois apos muitos testes o sr soichiro chegou ao projeto ideal uma bicicleta motorizada com um pequeno tanque na parte superior do quadro que logo ganharia formato de gota e pedais para quando o combustivel acabasse a corrente de transmissao lidava bem com a força do pequeno motor e assim que os ultimos ajustes ao arranjo foram realizados soichiro encomendou 500 motores a fabricante a mikuni que acabou especializando se em carburadores todas as 500 bicicletas motorizadas foram vendidas em questao de meses mas aquela altura a honda ja estava trabalhando em um motor proprio com valvulas rotativas e um sistema de embreagem operado manualmente que permitia que se conectasse o motor a transmissao usando uma alavanca o motor tinha 1 cv a 5 000 rpm e sendo o primeiro motor honda foi chamado a type as bicicletas que eram vendidas com este motor tambem ficaram conhecidas como a type mas por causa do ronco de seu motor acabaram sendo apelidadas bata bata como era a onomatopeia usada pelos japoneses para descrever o som e importante reforçar que na epoca os japoneses ainda estavam engatinhando no desenvolvimento de motos era como se eles tivessem voltado no tempo e soichiro honda queria sincronizar tudo novamente foi por isso que depois da bata bata a coisa ficou mais seria depois de tentar alguns prototipos com uma versao maior de 89 cm³ do motor monocilindrico a honda apresentou sua primeira motocicleta de verdade sem pedais de bicicleta no final de 1948 seu nome original era d type mas segundo conta a historia oficial da honda um dos funcionarios ficou tao maravilhado no dia da estreia que exclamou ela e um sonho assim que viu a moto e foi assim que a honda d type virou honda dream e ela era mesmo uma beleza ainda que nao totalmente original lembrava bastante as motocicletas europeias em especial as bmw com exceçao da pintura vermelha em vez de preta e do quadro que em vez de tubos usava chapas de aço estampado simplesmente porque no japao nao havia meios de se obter tubos de metal de boa qualidade a honda dream foi a primeira moto da honda e foi um sucesso imediato e o nome dream acabou sendo usado em 1958 para outra motocicleta que se tornaria o veiculo motorizado mais produzido do mundo com 100 milhoes de unidades fabricadas desde entao e faria da honda a maior fabricante de motos do mundo mais do que isso o pioneirismo da honda abriu as portas para que outras fabricantes japoneses ficassem craques em fazer boas motocicletas nao demorou muito para que o japao se tornasse a maior potencia do mundo sobre duas rodas posto que hoje e dividido com a india e evidente que a honda nao pode clamar para si sozinha a responsabilidade por esse feito mas o empurrao de soichiro honda foi crucial para isso afinal a concorrencia começou a se mexer as fabricantes que hoje consideramos as quatro grandes da industria motociclistica japonesa honda yamaha suzuki e kawasaki começaram a ganhar destaque mais ou menos nessa epoca quando o sucesso local de seus produtos começou a fomentar o desejo de exportar motocicletas ato 2 a reinvençao da motocicleta novamente quem começou foi a honda em 1969 apenas 21 anos apos a fundaçao oficial da fabricante em setembro de 1948 foi lançada a cb750 uma moto projetada usando a experiencia da honda em motocicletas de competiçao diferentemente das outras honda vendidas na epoca ela usava um motor de quatro cilindros com comando no cabeçote a principio com apenas uma arvore 736 cm³ e 68 cv ligado ao cambio de cinco marchas o motor tinha força suficiente para garantir uma velocidade maxima de 200 km/h mas a ideia veio um pouco antes mais precisamente em 1967 quando o diretor de manutençao da divisao americana bob hansen viajou ate o japao para bater um papo com o sr soichiro ele queria dizer ao chefe para construir uma moto grande com pelo menos 750 cm³ para fazer frente as harley davidson tanto nas ruas quanto nas corridas e de quebra ainda abocanhar uma fatia do mercado dominada pelas europeias soichiro acatou na epoca a ama american motorcyclist association so permitia que motocicletas produzidas em serie participassem das corridas nada de prototipos e aquela era a oportunidade perfeita para mostrar ao mundo o quanto a tecnologia japonesa de fabricaçao de motos havia evoluido exatamente um ano depois em novembro de 1968 a cb750 foi apresentada no salao de toquio poucos meses depois em abril de 1969 ela foi exibida no salao de brighton no reino unido evento inteiramente dedicado as motos e a honda aproveitou a ocasiao para demonstrar a versao criada especificamente para os estados unidos com um guidao mais largo para permitir uma posiçao de pilotagem mais relaxada o motor de quatro cilindros era uma primazia em uma moto produzida em serie com preço relativamente acessivel algo possibilitado em parte pela modularidade dos componentes mecanicos outra primazia o freio dianteiro a disco mais eficaz e de manutençao muito mais simples que o sistema a tambor outras caracteristicas boas do projeto a posiçao de pilotagem ereta e natural a suspensao simples e eficiente com garfo telescopico na dianteira e duplo amortecedor na traseira e a versatilidade as dimensoes e o desempenho permitiam que os donos usassem a mesma moto para se locomover no dia a dia viajar grandes distancias pelas rodovias e quando quisessem explorar estradinhas cheias de curva em uma conduçao mais animada isso valia ouro as motocicletas ainda nao eram tao segmentadas mas havia uma certa tendencia a especializaçao quem queria viajar comprava uma cruiser quem queria andar na cidaded comprava uma cub e quem so queria um brinquedo de fim de semana montava uma cafe racer a cb750 meio que acabou com isso evidentemente as rivais nao deixariam barato depois da honda foi a vez da kawasaki que em 1972 lançou a z1 um projeto que nasceu na segunda metade dos anos 60 como uma moto polivalente com motor de 750 cm³ exatamente como a cb750 mas depois que a honda foi lançada a kawasaki decidiu que 750 cm³ era pouco e so sossegou quando seus engenheiros conseguiram elevar o deslocamento do motor para 903 cm³ o motor da z1 era mais potente com 82 cv e garantia que a motocicleta passasse dos 200 km/h com certa facilidade chegava aos 212 km/h depois veio a suzuki que apresentou em 1976 a gs750 que foi a primeira suzuki com motor quatro tempos o quatro cilindros tinha comando duplo no cabeçote e rendia 63 cv capazes de levar a moto ate os 180 km/h por fim em 1978 a yamaha apresentou a xs eleven ou xs1100 que era a maior das rivais e a que mais tinha jeito de moto americana com seu tanque inclinado e banco de dois andares ela dispunha de saudaveis 95 cv e era capaz de chegar aos 208 km/h mas o que realmente fazia a diferença era o maior torque em baixas rotaçoes 9 19 kgfm a 6 500 rpm apesar das diferenças nos detalhes as motos eram muito semelhantes entre si tanto no aspecto quanto na proposta faz tudo e foi isso que garantiu a elas o sucesso dentro e fora do japao nos estados unidos a chegadas das motos japonesas na decada de 1970 junto com os carros foi especialmente dramatica e colaborou para derrubar as vendas da harley davidson em quase 80% e o mesmo aconteceu de forma menos dramatica na europa onde as japonesas so nao fizeram mais sucesso porque o apego dos europeus as suas marcas locais ja era maior que nos estados unidos quem era fa das norton bsa triumph moto guzzi e aprilia nao as trocaria por uma honda ou yamaha mas motociclistas jovens e iniciantes abraçaram as niponicas com força foi por folta de 1976 que a imprensa americana cunhou um termo que acabaria pegando universal japanese motorcycle ou so ujm o termo foi usado pela primeira vez na revista cycle hoje cycle world em 1976 em uma nota sobre a kawasaki kz650 que na pratica era uma versao mais leve e acessivel da z1 e nunca mais foi abandonado no dificil mundo do comercio os empreendedores sao imitados e os imitadores sao imitados afinal esta se desenvolvendo uma especie de motocicleta japonesa universal concebidas com semelhança executadas com precisao e produzidas aos milhares as ujm se dividiram em categorias a mesma formula basica porem com deslocamentos que iam dos 125 cm³ aos mais de 1 000 cm³ e as ujm acabaram simples assim virando sinonimo de moto foi so perto dos anos 1990 que o mercado começou a se segmentar de verdade com motocicletas cada vez mais especializadas desde entao nao houve uma grande revoluçao no mercado das motos ao menos nao ate agora mas o presente trouxe duas novidades que sao promissoras — separadamente ou talvez juntas as motos eletricas e as esportivas chinesas leia aqui sera que depois de 50 anos de dominio dos japoneses os chineses tambem começarao a ganhar espaço entre as motos
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